dc.creator.ID |
SILVA, F. B. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1449412957818560 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SODRÉ NETO, Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SODRÉ NETO, L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
AZEVEDO, Thamara de Medeiros. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
AZEVEDO, T. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5444316046389593 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ATAÍDE, J. S. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Thayana Priscila Domingos da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, T. P. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6488089479660102 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A formação docente para o Ensino de Ciências é imprescindível também pelos constantes
avanços nesta área, que devem ser acompanhados pelos professores em formação e em
atividade. Para isto, a formação docente pode ser vista como um processo que começa com
uma formação inicial e posteriormente com uma formação permanente. Essa proposta visa,
sobretudo romper com as práticas tradicionais e buscar aperfeiçoar a prática educativa, a fim
de melhorar o trabalho docente e, consequentemente, o ensino e aprendizagem. Em sua
formação e atuação o docente mobiliza e incorpora diferentes saberes que são complexos e
diversos. Levando em conta as alterações e avanços pelas quais a Ciência passa
constantemente surgem dúvidas de o que deve ser ensinado e de que maneira, para isto torna-
se necessário que o professor entenda a importância de estratégias adequadas para atender
todas as especificidades do ensino de ciências. Neste âmbito, objetivou-se investigar as
concepções dos professores sobre as formações inicial e continuada quanto à influência na sua
atividade docente, bem como analisar a estrutura cognitiva de professores do ensino
fundamental quanto a conceitos básicos, relacionados à Microbiologia e buscar conceitos e
interações entre estes e avaliar a aplicação dos contextos em conceitos. Para isto, foi realizada
uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas estruturadas com professores do Ensino
Fundamental II e um Teste de Associação de Palavras, baseando-se no estudo feito por
Atabek-Yigit, Yilmazlar e Cetin (2016), respectivamente. Os resultados demonstraram uma
ideia de segregação entre as formações inicial e continuada, e uma limitação na estrutura
cognitiva quanto as associações de conteúdos da Microbiologia. Sugere-se, portanto, que a
formação de professores seja vista como um processo permanente, em que se complementem
conhecimentos atribuídos às formações inicial e continuada. Esta Formação Permanente,
sugerida pelos autores, não só engloba as referidas formações, mas também as torna
interdependentes, logo, indissociadas. Além disso, percebe-se a necessidade de se buscar
contextualização para qualquer trabalho em sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Análise de concepções sobre formação docente e da estrutura cognitiva de professores de ciências de escolas públicas da Paraíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
Teacher education for Science Teaching is also essential for the constant advances in this
area, which must be accompanied by the teachers in training and in activity. For this, the
teacher training can be seen as a process that begins with an initial formation and later with a
permanent formation. This proposal aims, above all, to break with traditional practices and
seek to improve the educational practice in order to improve teaching work and, consequently,
teaching and learning. In its formation and performance the teacher mobilizes and
incorporates different knowledges that are complex and diverse. Taking into account the
changes and advances in which science passes constantly, there are doubts as to what should
be taught and in what way, it is necessary for the teacher to understand the importance of
adequate strategies to meet all the specificities of science teaching . In this context, the
objective was to investigate the teachers' conceptions about the initial and continued
formations regarding the influence on their teaching activity, as well as to analyze the
cognitive structure of elementary school teachers regarding basic concepts related to
Microbiology and to search for concepts and interactions between and to evaluate the
application of contexts in concepts. For this, a qualitative research was conducted through
structured interviews with teachers of Elementary School II and a Test of Association of
Words, based on the study done by Atabek-Yigit, Yilmazlar and Cetin (2016), respectively.
The results showed an idea of segregation between the initial and continued formations, and a
limitation in the cognitive structure regarding the associations of contents of Microbiology. It
is suggested, therefore, that teacher training be seen as a permanent process, complementing
the knowledge attributed to initial and continuing training. This Permanent Formation,
suggested by the authors, not only encompasses the aforementioned formations, but also
makes them interdependent, and thus indissociated. In addition, one realizes the need to seek
contextualization for any work in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25887 |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-22T12:14:28Z |
|
dc.date.available |
2022-06-22 |
|
dc.date.available |
2022-06-22T12:14:28Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação permanente |
pt_BR |
dc.subject |
Estrutura cognitiva |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Ongoing training |
pt_BR |
dc.subject |
Cognitive structure |
pt_BR |
dc.subject |
Science teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Entrenamiento en curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estructura cognitiva |
pt_BR |
dc.subject |
Profesores de ciencias |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Flávia Beatriz de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of conceptions about teacher training and cognitive structure of school science teachers public in Paraíba. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Análisis de las concepciones sobre la formación docente y estructura cognitiva de los profesores de ciencias de la escuela público en Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Flávia Beatriz de Oliveira. Análise de concepções sobre formação docente e da estrutura cognitiva
de professores de ciências de escolas públicas da Paraíba. 2018. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25887 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La formación del profesorado para la Enseñanza de las Ciencias también es fundamental por la constante
avances en esta área, que deben ser acompañados por docentes en formación y en
actividad. Para ello, la formación docente puede ser vista como un proceso que comienza con
formación inicial y luego con la formación permanente. Esta propuesta pretende,
sobre todo, romper con las prácticas tradicionales y buscar mejorar la práctica educativa, con el fin de
para mejorar el trabajo docente y, en consecuencia, la enseñanza y el aprendizaje. En su
formación y desempeño, el docente moviliza e incorpora diferentes saberes que son complejos y
varios. Teniendo en cuenta los cambios y avances que atraviesa la Ciencia
Constantemente surgen dudas sobre qué se debe enseñar y de qué manera, para hacerlo.
necesario que el docente comprenda la importancia de estrategias adecuadas para atender
todas las particularidades de la enseñanza de las ciencias. En este contexto, el objetivo fue investigar la
concepciones de los docentes sobre la educación inicial y continua en cuanto a la influencia en su
la actividad docente, así como el análisis de la estructura cognitiva de los docentes escolares
fundamental en cuanto a conceptos básicos, relacionados con la Microbiología y buscar conceptos y
interacciones entre ellos y evaluar la aplicación de contextos en conceptos. Para ello, se realizó
una investigación cualitativa a través de entrevistas estructuradas con docentes de la
Elemental II y un Test de Asociación de Palabras, basado en el estudio realizado por
Atabek-Yigit, Yilmazlar y Cetin (2016), respectivamente. Los resultados demostraron una
idea de segregación entre educación inicial y continua, y una limitación en la estructura
cognitivas, así como las asociaciones de contenido de Microbiología. Por lo tanto, se sugiere que el
la formación docente es vista como un proceso permanente, en el que se complementan
conocimientos atribuidos a la formación inicial y continua. Esta Formación Permanente,
sugerido por los autores, no sólo engloba estas formaciones, sino que también las
interdependientes, por lo tanto, inseparables. Además, es necesario buscar
contextualización para cualquier trabajo de aula. |
pt_BR |