dc.creator.ID |
SILVA, M. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5243641218974103 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, W. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
|
dc.contributor.referee2 |
FARIA, Evangelina Maria Brito de. |
|
dc.description.resumo |
O objetivo do presente trabalho é contribuir para a construção de uma metodologia de
ensino do seminário na escola através da aplicação de uma intervenção didática sobre a
ação dos alunos e posterior avaliação dos resultados obtidos. Trata-se de uma pesquisaação associada à abordagem qualitativa. Os dados estão constituídos de transcrições de 04 seminários realizados por uma turma do primeiro ano do Ensino Médio e de alguns textos escritos usados pelos alunos expositores durante o evento. A análise revela a pouca familiaridade dos alunos com algumas práticas de letramento envolvidas no planejamento e realização do seminário e a necessidade de ensino continuado para a
aquisição das mesmas. Mostra também a origem dos saberes que os alunos mobilizam
para a produção dos vários gêneros textuais que constituem o seminário e os padrões
interacionais instaurados durante o evento. O estudo sugere a possibilidade de um
trabalho interdisciplinar para o ensino do seminário. Ao mesmo tempo, sugere que o
seminário constitui uma oportunidade favorável para o ensino de algumas práticas letradas importantes tanto para a vida acadêmica dos alunos como para o exercício da
cidadania numa sociedade cada vez mais complexa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
|
dc.title |
O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.description.abstract |
This study aims at interfering on the literacy practices involved in planning and carrying
out school seminars. By analyzing the didactic intervention results we intended to confirm
or not some expectations in order to offer some insights for the development of a school
seminar teaching methodology. This study is based on a qualitative approach known as
action research. The transcription of four school seminars and some written texts used by
students during these events constitute the data for analysis. The seminars were held by
students from High School in History classes. Findings show students low familiarity in
some literacy practices involved in the school seminar production and the need for more
teaching on them. The analysis also shows where the information and knowledge used by
students in seminars come from and the interactional standards established during the
event. This study suggests the possibility for a interdisciplinary teaching of school
seminars. At the same time, it suggests that the seminar offers a good opportunity for
teaching some important dominant literacy practices required for students‟ academic life
and for their active participation in a more and more complex society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2588 |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-24T15:53:19Z |
|
dc.date.available |
2019-01-24 |
|
dc.date.available |
2019-01-24T15:53:19Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Seminário |
|
dc.subject |
Práticas de letramento |
|
dc.subject |
Ensino |
|
dc.subject |
School seminar |
|
dc.subject |
Lliteracy practices |
|
dc.subject |
Teaching |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Marcelo Clemente. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School literacy: description of a teaching proposal of the seminar. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Marcelo Clemente. O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário. 152f. 2007.(Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2588 |
pt_BR |