DSpace/Manakin Repository

O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5243641218974103 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, W. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 pt_BR
dc.contributor.referee1 BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.referee2 FARIA, Evangelina Maria Brito de.
dc.description.resumo O objetivo do presente trabalho é contribuir para a construção de uma metodologia de ensino do seminário na escola através da aplicação de uma intervenção didática sobre a ação dos alunos e posterior avaliação dos resultados obtidos. Trata-se de uma pesquisaação associada à abordagem qualitativa. Os dados estão constituídos de transcrições de 04 seminários realizados por uma turma do primeiro ano do Ensino Médio e de alguns textos escritos usados pelos alunos expositores durante o evento. A análise revela a pouca familiaridade dos alunos com algumas práticas de letramento envolvidas no planejamento e realização do seminário e a necessidade de ensino continuado para a aquisição das mesmas. Mostra também a origem dos saberes que os alunos mobilizam para a produção dos vários gêneros textuais que constituem o seminário e os padrões interacionais instaurados durante o evento. O estudo sugere a possibilidade de um trabalho interdisciplinar para o ensino do seminário. Ao mesmo tempo, sugere que o seminário constitui uma oportunidade favorável para o ensino de algumas práticas letradas importantes tanto para a vida acadêmica dos alunos como para o exercício da cidadania numa sociedade cada vez mais complexa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras
dc.title O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário. pt_BR
dc.date.issued 2007
dc.description.abstract This study aims at interfering on the literacy practices involved in planning and carrying out school seminars. By analyzing the didactic intervention results we intended to confirm or not some expectations in order to offer some insights for the development of a school seminar teaching methodology. This study is based on a qualitative approach known as action research. The transcription of four school seminars and some written texts used by students during these events constitute the data for analysis. The seminars were held by students from High School in History classes. Findings show students low familiarity in some literacy practices involved in the school seminar production and the need for more teaching on them. The analysis also shows where the information and knowledge used by students in seminars come from and the interactional standards established during the event. This study suggests the possibility for a interdisciplinary teaching of school seminars. At the same time, it suggests that the seminar offers a good opportunity for teaching some important dominant literacy practices required for students‟ academic life and for their active participation in a more and more complex society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2588
dc.date.accessioned 2019-01-24T15:53:19Z
dc.date.available 2019-01-24
dc.date.available 2019-01-24T15:53:19Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Seminário
dc.subject Práticas de letramento
dc.subject Ensino
dc.subject School seminar
dc.subject Lliteracy practices
dc.subject Teaching
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Marcelo Clemente.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School literacy: description of a teaching proposal of the seminar. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Marcelo Clemente. O letramento escolar: descrição de uma proposta de ensino do seminário. 152f. 2007.(Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2588 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta