dc.creator.ID |
MEDEIROS, A. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6094540875944524 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SODRÉ NETO, Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SODRÉ NETO, L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ATAÍDE, J. S. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI PEREIRA |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
PEREIRA DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Givanilson Brito de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, G.B |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4438490047829028 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O ENEM (exame nacional do ensino médio) é uma avaliação nacional criada em 1998 com a
finalidade de avaliar o aluno no fim da educação básica, para possíveis melhorias e ajustes no
âmbito educacional. Em 2009 o exame passou por uma reformulação, servindo como forma
de ingresso ao ensino superior. Desde então, o ENEM veio ao longo dos anos substituindo os
antigos vestibulares, por apresentar princípios norteados com questões interdisciplinares e
contextualizadas, estimulando o desenvolvimento das práticas de ensino-aprendizagem
voltadas para a resolução de situações-problema. Nesta perspectiva, este trabalho objetivou
fazer uma revisão da literatura, a fim de verificar o possível efeito indutor do exame na
reformulação do ensino-aprendizagem de microbiologia, bem como analisar as questões que
se referem à microbiologia nas provas do ENEM entre 2009 e 2015, com o intuito de saber se
a interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos estão de fato presentes no exame.
Para a realização deste trabalho foram utilizados artigos pesquisados em periódicos de
circulação nacional e internacional destacados no Qualis da Capes 2015, além dos
documentos oficiais educacionais brasileiros para a discussão sobre a interferência do ENEM
no processo de ensino-aprendizagem. As questões de microbiologia, presentes na área de
Ciências da Natureza e suas tecnologias, foram lidas e analisadas a partir de um quadro que
identificava aspectos de: linguagem; contextualização; conhecimentos abordados e exigidos
para resolução da questão. A partir dos resultados observou-se que os princípios aplicados no
exame estão aos poucos interferindo significativamente na prática do professor em sala de
aula e consequentemente na aprendizagem dos estudantes. Apesar do tradicionalismo presente
no ensino de microbiologia, muitas são as metodologias que podem aproximar o aluno de seu
cotidiano e promover a aprendizagem dos mesmos. Nas questões analisadas, a
contextualização e a interdisciplinaridade estiveram presentes na maior parte das mesmas e a
microbiologia se apresentou articulada com muitas subáreas da biologia como: Fisiologia
humana, botânica, biotecnologia, saúde humana, entre outras. Sugere-se, portanto que o
ENEM está cumprindo com seus objetivos possibilitando uma maior chance de modificações
no processo de ensino-aprendizagem de microbiologia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O novo ENEM: análise de questões com ênfase na microbiologia e revisão sobre a importância na reformulação do currículo escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
The ENEM (National High School Exam) is a national assessment created in 1998 with the
purpose of evaluating the student at the end of basic education, for possible improvements and adjustments in the
educational scope. In 2009, the exam underwent a reformulation, serving as a
admission to higher education. Since then, the ENEM came over the years replacing the
old college entrance exams, for presenting principles guided by interdisciplinary questions and
contextualized, stimulating the development of teaching-learning practices
aimed at solving problem situations. In this perspective, this work aimed to
review the literature in order to verify the possible inducing effect of the test on the
reformulation of microbiology teaching and learning, as well as analyzing the issues that
refer to microbiology in ENEM tests between 2009 and 2015, in order to know if
the interdisciplinarity and contextualization of the contents are in fact present in the exam.
For the accomplishment of this work, articles researched in journals of
national and international circulation highlighted in Qualis da Capes 2015, in addition to the
official Brazilian educational documents for the discussion about the interference of ENEM
in the teaching-learning process. The microbiology issues, present in the area of
Natural Sciences and its technologies, were read and analyzed from a framework that
identified aspects of: language; contextualization; knowledge covered and required
to resolve the issue. From the results it was observed that the principles applied in the
exam are gradually interfering significantly in the teacher's practice in the classroom.
class and consequently in student learning. Despite the present traditionalism
In the teaching of microbiology, there are many methodologies that can bring the student closer to his
everyday life and promote their learning. In the analyzed questions, the
contextualization and interdisciplinarity were present in most of them and the
microbiology was articulated with many subareas of biology such as: Physiology
human health, botany, biotechnology, human health, among others. It is therefore suggested that the
ENEM is fulfilling its objectives, allowing a greater chance of changes
in the microbiology teaching-learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25895 |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-22T13:35:43Z |
|
dc.date.available |
2022-06-22 |
|
dc.date.available |
2022-06-22T13:35:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
AND EITHER |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualización |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinariedad |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza-aprendizaje |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Ariane Dantas de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The new ENEM: analysis of issues with emphasis on microbiology and review on the importance of reformulating of the school curriculum. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El nuevo ENEM: análisis de temas con énfasis en microbiología y revisión sobre la importancia de reformular del currículo escolar. 2017. 57 fl. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
Medeiros, Ariane Dantas de.O novo ENEM: análise de questões com ênfase na
microbiologia e revisão sobre a importância na reformulação do currículo escolar.(Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El ENEM (Examen Nacional de Bachillerato) es una evaluación nacional creada en 1998 con el
propósito de evaluar al estudiante al término de la educación básica, para posibles mejoras y ajustes en la
ámbito educativo. En 2009, el examen sufrió una reformulación, sirviendo como
admisión a la educación superior. Desde entonces, el ENEM vino reemplazando a lo largo de los años al
antiguos exámenes de ingreso, para presentar principios guiados por preguntas interdisciplinarias y
contextualizados, estimulando el desarrollo de prácticas de enseñanza-aprendizaje
orientado a la solución de situaciones problema. En esta perspectiva, este trabajo tuvo como objetivo
revisar la literatura con el fin de verificar el posible efecto inductor de la prueba sobre la
reformulación de la enseñanza y el aprendizaje de la microbiología, así como el análisis de las cuestiones que
referirse a la microbiología en las pruebas ENEM entre 2009 y 2015, con el fin de saber si
la interdisciplinariedad y la contextualización de los contenidos están de hecho presentes en el examen.
Para la realización de este trabajo, se investigaron artículos en revistas de
circulación nacional e internacional destacada en Qualis da Capes 2015, además de la
documentos educativos oficiales brasileños para la discusión sobre la injerencia del ENEM
en el proceso de enseanza-aprendizaje. Las cuestiones de microbiología, presentes en el área de
Ciencias Naturales y sus tecnologías, fueron leídos y analizados desde un marco que
aspectos identificados de: lenguaje; contextualización; conocimiento cubierto y requerido
para resolver el problema. De los resultados se observó que los principios aplicados en el
paulatinamente están interfiriendo significativamente en la práctica del docente en el aula.
clase y consecuentemente en el aprendizaje de los estudiantes. A pesar del tradicionalismo actual
En la enseñanza de la microbiología existen muchas metodologías que pueden acercar al alumno a su
vida cotidiana y promover su aprendizaje. En las preguntas analizadas, el
la contextualización y la interdisciplinariedad estuvieron presentes en la mayoría de ellos y la
la microbiología se articuló con muchas subáreas de la biología tales como: Fisiología
salud humana, botánica, biotecnología, salud humana, entre otros. Por lo tanto, se sugiere que el
ENEM está cumpliendo sus objetivos, permitiendo una mayor posibilidad de cambios
en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la microbiología. |
pt_BR |