dc.creator.ID |
MEDEIROS, K. S. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3662189771560090 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SODRÉ NETO, Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SODRÉ NETO, L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
AZEVEDO, Thamara de Medeiros. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
AZEVEDO, T. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5444316046389593 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Paulo Sergio Gomes da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, PAULO S. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9463069127508798 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Thayana Priscila Domingos da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, T. P. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6488089479660102 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Livro Didático (LD) é um material de apoio formulado com intuito de fornecer suporte aos
processos pedagógicos, ajudando e norteando o professor dentro de sala de aula. No contexto
escolar, o processo de ensino-aprendizagem deve procurar evitar a mera repetição de ideias e
promover a capacidade dos estudantes em criticar e reconhecer a aplicação dos conhecimentos
científicos. Para contribuir com esta meta, é fundamental que a abordagem Ciência Tecnologia e
Sociedade (CTS) aliada a interdisciplinaridade e contextualização estejam inseridas nos livros.
Dentro do ramo das Ciências Biológicas, a microbiologia consiste em um dos temas que permite
inúmeras possibilidades de relação com o cotidiano do estudante, pois grande parte dos
microrganismos desempenha inúmeros papeis benéficos para a vida. Apesar disso, ainda há uma
tendência entre os estudantes em adotar uma visão negativa quanto a estes seres, em especial, ao
associá-los essencialmente a doenças. Nesse sentido, considerando o fato da importância do livro
como principal recurso didático usado na Educação Básica e a predominância de concepções
negativas ou ainda equivocadas entre estudantes acerca de microrganismos, o objetivo da
presente pesquisa consistiu em analisar a forma como este conteúdo é contemplado em livros de
Ciências e Biologia, a fim de identificar, sobretudo, se as obras didáticas contemplam os
conceitos de microbiologia em uma perspectiva que permita a contextualização, aplicação e
abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade.. A pesquisa foi desenvolvida seguindo três etapas
consecutivas: primeiramente foram selecionados os livros de Ciências e Biologia usados em
escolas municipais, estaduais e privadas dos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba; em
seguida, foram estabelecidos os critérios para análise qualitativa da microbiologia nas obras; e,
por último, foi atribuída uma pontuação para cada um dos critérios analisados. A partir dos
resultados obtidos notou-se que, os quesitos recursos visuais e uso de textos complementares
associados a microbiologia foram categorizados com uma inclusão satisfatória na maioria das
obras analisadas. Por outro lado, os critérios de saúde humana, importância e aproximação de
práticas ligadas ao cotidiano em microbiologia foram classificados com uma abordagem
moderada na maioria dos livros, indicando assim uma imersão não totalmente significativa destes
quesitos. O resultado mais preocupante entre os critérios avaliados consistiu na proposição de
questões experimentais, no qual a grande maioria das obras não fez qualquer proposição de
práticas em microbiologia, apesar de incluírem essa área de conhecimento descritivamente ao
longo dos livros. Os dados descritos no presente estudo ressaltam que, a microbiologia não está
sendo abordada de maneira completamente fundamentada e significativa em grande parte dos
livros utilizados na Educação Básica. Sendo assim, os resultados além de sugerirem aos
professores de Ciências e Biologia mais cautela e atenção ao mediarem os conhecimentos
microbiológicos com base apenas no livro em sala de aula, também servem como incentivo para
futuras pesquisas e melhoramento sobre a temática em livros didáticos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Microbiologia |
pt_BR |
dc.title |
Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: Abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The Didactic Book (LD) is a support material formulated with the purpose of providing support
to the pedagogical processes, helping and guiding the teacher within the classroom. In the school
context, the teaching-learning process should seek to avoid mere repetition of ideas and to
promote students' ability to criticize and recognize the application of scientific knowledge. In
order to contribute to this goal, it is fundamental that the Science Technology and Society (CTS)
approach coupled with interdisciplinarity and contextualization be inserted in the books. Within
the field of Biological Sciences, microbiology consists of one of the themes that allows numerous
possibilities of relation with the daily life of the student, since a great part of the microorganisms
plays many beneficial roles for life. Despite this, there is still a tendency among students to adopt
a negative view of these beings, in particular, by associating them essentially with diseases. In
this sense, considering the importance of the book as the main didactic resource used in Basic
Education and the predominance of negative or even misconceptions among students about
microorganisms, the objective of this research was to analyze how this content is contemplated
in LD of Science and Biology, in order to identify, above all, whether the didactic works
contemplate the concepts of microbiology in a perspective that allows CTS contextualization,
application and approach. The research was developed following three consecutive stages: first,
the LD of Sciences and Biology used in municipal, state and private schools of the states of Rio
Grande do Norte and Paraíba were selected; then the criteria for the qualitative analysis of
microbiology in the works were established; and, finally, a score was assigned for each of the
analyzed criteria. From the results obtained, it was observed that the items visual resources and
use of complementary texts associated to microbiology were categorized with a satisfactory
inclusion in the majority of works analyzed. On the other hand, the criteria of human health,
importance and approximation of daily practices in microbiology were classified with a moderate
approach in most LD, indicating a non-significant immersion of these requirements. The most
disturbing result among the evaluated criteria consisted in the proposition of experimental
questions, in which the great majority of works did not make any proposals of practices in
microbiology, although they included this area of knowledge descriptively throughout the books.
The data described in the present study emphasize that microbiology is not being addressed in a
completely substantiated and significant way in most of the LD used in Basic Education. Thus,
the results, besides suggesting to Science and Biology teachers, more caution and attention in
mediating microbiological knowledge based on the book in the classroom, also serve as an
incentive for future research and improvement on the subject in textbooks. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25898 |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-22T14:01:42Z |
|
dc.date.available |
2022-06-22 |
|
dc.date.available |
2022-06-22T14:01:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de microbiologia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências e biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiology teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching science and biology |
pt_BR |
dc.subject |
Science education |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la microbiología |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la ciencia y biología |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de las ciencias |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Karla Samantha Cavalcanti de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Microbiology in science and biology textbooks: CTS approach and knowledge applicability. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Microbiología en los libros de texto de ciencia y biología: Enfoque CTS y aplicabilidad del conocimiento. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Karla Samantha Cavalcanti de. Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia:
Abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento. 2018. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El Libro Didáctico (LD) es un material de apoyo formulado con el objetivo de brindar apoyo a los
procesos pedagógicos, ayudando y guiando al docente dentro del aula. en el contexto
escuela, el proceso de enseñanza-aprendizaje debe procurar evitar la mera repetición de ideas y
promover la capacidad de los estudiantes para criticar y reconocer la aplicación del conocimiento
científico. Para contribuir a este objetivo, es fundamental que la Ciencia, la Tecnología y la
La sociedad (CTS) combinada con la interdisciplinariedad y la contextualización se incluyen en los libros.
Dentro del campo de las Ciencias Biológicas, la microbiología es una de las materias que permite
innumerables posibilidades de relación con la vida cotidiana del estudiante, ya que la mayoría de
Los microorganismos juegan numerosos papeles beneficiosos para la vida. A pesar de esto, todavía hay una
tendencia entre los estudiantes a adoptar una visión negativa de estos seres, especialmente el
vincularlos esencialmente a las enfermedades. En este sentido, considerando el hecho de la importancia del libro
como principal recurso didáctico utilizado en la Educación Básica y el predominio de las concepciones
negativa o incluso equivocada entre los estudiantes acerca de los microorganismos, el objetivo de
La presente investigación consistió en analizar la forma en que se contempla este contenido en los libros de
Ciencias y Biología, con el fin de identificar, sobre todo, si las obras didácticas contemplan la
conceptos de microbiología en una perspectiva que permita la contextualización, aplicación y
enfoque Ciencia, Tecnología y Sociedad.La investigación se desarrolló siguiendo tres etapas
consecutivos: primero, los libros de Ciencias y Biología usados en
escuelas municipales, estatales y privadas de los estados de Rio Grande do Norte y Paraíba; en
luego, se establecieron los criterios para el análisis cualitativo de la microbiología en los trabajos; y,
finalmente, se asignó una puntuación a cada uno de los criterios analizados. Empezando desde
resultados obtenidos, se observó que los recursos visuales y el uso de textos complementarios
asociados con la microbiología se categorizaron con inclusión satisfactoria en la mayoría
obras analizadas. Por otro lado, los criterios de salud humana, importancia y aproximación de
prácticas vinculadas a la vida cotidiana en microbiología se clasificaron con un enfoque
moderado en la mayoría de los libros, lo que indica una inmersión no del todo significativa en estos
preguntas. El resultado más preocupante entre los criterios evaluados fue la proposición de
cuestiones experimentales, en las que la gran mayoría de los trabajos no hacían ninguna proposición de prácticas en microbiología, a pesar de incluir esta área del conocimiento de manera descriptiva al
a lo largo de los libros. Los datos descritos en el presente estudio enfatizan que la microbiología no es
ser abordado de una manera completamente razonada y significativa en la mayoría de los
libros utilizados en la Educación Básica. Por lo tanto, los resultados, además de sugerir a los
Docentes de Ciencias y Biología más cautela y atención a la hora de mediar conocimientos
pruebas microbiológicas basadas únicamente en el libro de texto en el aula, también sirven como un incentivo para
futuras investigaciones y mejoras sobre el tema en los libros de texto. |
pt_BR |