DSpace Repository

Ironia em crônicas de Carlos Heitor Cony: uma proposta de ensino.

Show simple item record

dc.creator.ID PINTO, M. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5971682622551739 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee1 ASSIS, Cássia Lobão.
dc.contributor.referee2 SILVA, Márcia Tavares.
dc.description.resumo Estudamos, nesta dissertação, a perspectiva irônica em crônicas de Carlos Heitor Cony. O percurso analítico seguido é o seguinte: O primeiro capítulo aborda as características da crônica tanto a partir da Teoria Literária e do seu grau de literariedade, quanto da visão do Jornalismo e, portanto, do seu referencial jornalístico. O segundo capítulo contempla a ironia a partir da origem socrática, que a vê como atitude, e da visão retórica, que a compreende como uma figura de linguagem. No terceiro capítulo, sobre Carlos Heitor Cony, apresentamos o autor e analisamos quatro de suas crônicas. No quarto capítulo, observamos o conceito de ironia presente em cinco títulos de livros didáticos de Português para o ensino médio que foram avaliados e recomendados pelo Ministério da Educação, através do Catálogo do Programa Nacional do Livro do Ensino Médio PNLEM / 2006. Observamos que a abordagem da ironia nos livros didáticos analisados é limitada e, a partir disso, apresentamos sugestões metodológicas para trabalhar com a ironia, como atitude, através das crônicas de Cony. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras
dc.title Ironia em crônicas de Carlos Heitor Cony: uma proposta de ensino. pt_BR
dc.date.issued 2006-09
dc.description.abstract In this dissertation we studied the ironic perspective in Carlos Heitor Cony's chronicles. The analytical path was led as follows: the first chapter approaches the characteristics of chronicles, not only concerning Literary Theory and its degree of literariness, but also the view of Journalism and, consequently its journalistic referential. The second chapter remarks the irony from its Socratic origin which considers it as an attitude -as well as the rhetorical perspective that considers it as a figure of speech. In the third chapter, I introduce the author and analyze four of his chronicles. In the fourth chapter, I observe the concept of irony inherent in five different Portuguese textbooks, applied in Brazilian high schools, evaluated and recommended by the Ministry of Education in accordance with the analysis of the catalogue of the national program of textbooks in high school (PNLEM/2006) From this analysis , I present methodological suggestions to work with Irony , as an attitude, through Cony's chronicles . pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2590
dc.date.accessioned 2019-01-24T16:06:29Z
dc.date.available 2019-01-24
dc.date.available 2019-01-24T16:06:29Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Crônica
dc.subject Literatura
dc.subject Ironia
dc.subject Cony, Carlos Heitor
dc.subject Livro Didático
dc.subject Chronicle
dc.subject Literature
dc.subject Irony
dc.subject Book Didactic
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PINTO, Márcia de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Irony in chronicles by Carlos Heitor Cony: a teaching proposal. pt_BR
dc.identifier.citation PINTO, Márcia de Oliveira. Ironia em crônicas de Carlos Heitor Cony: uma proposta de ensino. 113f. 2006 (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2590 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account