dc.creator.ID |
SILVA, D. P. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8796140532777219 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As Coleções Zoológicas (CZ‟s) são compostas de materiais biológicos mantidos em
bom estado a partir de técnicas, contidos em um acervo. A curadoria destas coleções é
primeiramente papel do curador, que trabalha com a intenção de manter esse patrimônio
preservado com seus cuidados específicos. Partindo do conhecimento das mesmas, ao
saber das importâncias e dos usos é que se podem gerar estímulos para que cada vez
mais o público que faz uso interaja com os cuidados designados para manter esse
material em bom estado de conservação. E ao conhecer a coleção e saber como
preservar já se tem um bom alicerce para garantir a extensão da duração da mesma. Esse
estudo teve como objetivo levantar dado dos exemplares de Laboratório de Zoologia do
campus da UFCG/CES e apontar os métodos de conservação utilizados na mesma.
Trata-se de uma pesquisa de carácter exploratório e descritivo, desenvolvida no Centro
de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
campus Cuité-PB, com o acervo contido em três laboratórios da instituição. Com os
resultados mostrando a atual situação da Coleção Zoológica da UFCG/CES pode-se
averiguar que as coleções precisam de mais visibilidade no campus onde ocorreu a
pesquisa, para que suas aplicações sejam aproveitadas e sua conservação mantida.
Conclui-se assim que é necessária mais divulgação do acervo do CES através de
trabalhos desenvolvidos com ele e conscientização do público que o usa, através de
práticas educativas nessa mesma universidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Zoologia |
pt_BR |
dc.title |
Coleções zoológicas: curadoria, métodos e conservação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
The Zoological Collections are composed of biological materials kept in good condition
from techniques contained in a collection. The curatorship of the zoological collections
is primarily the role of the curator who works with the intention of keeping the
patrimony preserved with specific care. Using this knowledge as a starting point,
knowing its importance and uses can generate incentives so that increasingly, the public
which makes use of it, interact with the care designed to keep this material in good
condition. Knowing the collection and how to preserve it, it's already a good start to
increase the duration of the said. The objective of this study was to collect data from the
Laboratory of Zoology of the campus of the UFCG / CES and to point out the methods
of conservation used in it. This is a descriptive research with presentation of qualitative
analyzes, developed at the Centro de Educação e Saúde (CES) of the Federal University
of Campina Grande (UFCG) with the collection contained in three laboratories of the
institution. With the results obtained it can be verified that the collections need more
visibility in the campus where the research occurred, so that their applications are taken
advantage of and their preservation maintained. It is concluded that further
dissemination of the CES‟s collection through work developed with it and awareness of
the public using it through educational practices in the referred university necessary. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25915 |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-22T17:33:51Z |
|
dc.date.available |
2022-06-22 |
|
dc.date.available |
2022-06-22T17:33:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Preservação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Preservación |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de las ciencias |
pt_BR |
dc.subject |
Science teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Preservation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Dayane Pereira de Medeiros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Zoological collections: curation, methods and conservation. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Colecciones zoológicas: curación, métodos y conservación. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
Silva, Dayane Pereira de Medeiros. Coleções zoológicas: curadoria, métodos e conservação. 2017. 38 fl.(Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25915 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Las colecciones zoológicas (CZ's) están compuestas de materiales biológicos mantenidos en
buen estado de las técnicas, contenida en una colección. La curaduría de estas colecciones es
principalmente el papel del curador, que trabaja con la intención de mantener este patrimonio
conservado con su cuidado específico. Con base en su conocimiento,
sabiendo la importancia y los usos se pueden generar estímulos para que cada vez
más el público que hace uso interactúa con el cuidado diseñado para mantener este
materia en buen estado. Y conociendo la colección y sabiendo cómo
preservarlo ya tiene una buena base para garantizar la extensión de su duración. Que
Este estudio tuvo como objetivo recopilar datos de especímenes del Laboratorio de Zoología de la
campus de la UFCG/CES y señalar los métodos de conservación utilizados en el mismo.
Esta es una investigación exploratoria y descriptiva, desarrollada en el Centro
de Educación y Salud (CES) de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG)
campus Cuité-PB, con la colección contenida en tres laboratorios de la institución. Con los
resultados que muestran la situación actual de la Colección Zoológica de la UFCG/CES pueden ser
para descubrir que las colecciones necesitan más visibilidad en el campus donde el
investigación, para que se puedan utilizar sus aplicaciones y mantener su conservación.
Por lo tanto, se concluye que es necesaria una mayor difusión del acervo de CES a través de
trabajos desarrollados con ella y la concienciación del público que la utiliza, a través de
prácticas educativas en la misma universidad. |
pt_BR |