Repositorio Dspace/Manakin

Interligando temas em genética por meio de mapa conceitual.

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dc.creator.ID SILVA, J. M. pt_BR
dc.creator.ID MOREIRA DA SILVA, JAKELINE pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7884741057259883 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Magnólia de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Campos, Magnólia A. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, MAGNÓLIA ARAÚJO pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0904596179326111 pt_BR
dc.contributor.referee1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.referee1ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.contributor.referee2 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.referee2ID LOPES, Marcus J.C. pt_BR
dc.contributor.referee2ID ;LOPES, MARCUS JOSÉ pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 pt_BR
dc.description.resumo A genética é a base para a compreensão da vida quanto a caracterização da biodiversidade do planeta, funcionamento dos seres vivos, transferência das características herdáveis, além de ser a base para a geração de produtos biotecnológicos e para a bioeconomia. Entretanto, o ensino e a compreensão de temas relacionados à genética ainda é um desafio para docentes e discentes do Ensino Médio. Uma ferramenta didática relevante é a construção de mapas conceituais como facilitador do Ensino-Aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho foi interligar os conteúdos de genética aplicáveis ao Ensino Médio, por meio de mapa conceitual. A estratégia de execução envolveu a seleção de temas tradicionais e atuais envolvendo genética; a análise do conhecimento de alunos de terceiro ano do ensino médio de três escolas da educação básica sobre os assuntos selecionados, envolvendo genética e o uso de mapas conceituais; e a elaboração de mapas conceituais a partir dos assuntos selecionados. As concepções prévias dos discentes sobre assuntos de Genética foram limitadas a temas tradicionais envolvendo DNA e RNA, tendo interligado em torno de 10 temas dos 26 abordados. O grande ganho deste trabalho foi à disponibilização de dois mapas conceituais envolvendo temas tradicionais e atuais sobre as moléculas da informação genética. Os mapas interligam as características das moléculas da informação genética, onde elas são encontradas e suas funções quanto a manifestação da informação armazenada e a transferência para novas células ou novos organismos. Além disso, conecta o impacto da genética na vida, na geração de produtos biotecnológicos, contextualizando as alterações, doenças, evolução, especiação e biodiversidade. Os mapas poderão ser aplicados para discentes e docentes do Ensino Médio bem como para o Ensino Superior. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Interligando temas em genética por meio de mapa conceitual. pt_BR
dc.date.issued 2017-03-23
dc.description.abstract Genetics is the basis for understanding life in terms of the characterization of the planet's biodiversity, the functioning of living beings, the transfer of inheritable characteristics, as well as being the basis for the generation of biotechnological products and for the bio-economy. However, teaching and understanding genetics issues is still a challenge for teachers and high school students. A relevant didactic tool is the construction of conceptual maps as a facilitator of Teaching-Learning. The general objective of this work was to interconnect the genetic contents applicable to High School, through a conceptual map. The execution strategy involved the selection of traditional and current issues involving genetics; The analysis of the knowledge of third year high school students of three basic education schools on selected subjects, involving genetics and the use of conceptual maps; And the elaboration of conceptual maps from the selected subjects. The students' previous conceptions about Genetics subjects were limited to traditional themes involving DNA and RNA, having interconnected around 10 themes of the 26 studied. The great gain of this work was the availability of two conceptual maps involving traditional and current topics on the molecules of genetic information. The maps interconnect the characteristics of the molecules of the genetic information, where they are found and their functions as the manifestation of the stored information and the transference to new cells or new organisms. In addition, it connects the impact of genetics on life, on the generation of biotechnological products, contextualizing the changes, diseases, evolution, speciation and biodiversity. The maps can be applied to students and teachers of High School as well as to Higher Education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25924
dc.date.accessioned 2022-06-22T18:40:12Z
dc.date.available 2022-06-22
dc.date.available 2022-06-22T18:40:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Genética pt_BR
dc.subject Ferramenta didática pt_BR
dc.subject Ação pedagógica pt_BR
dc.subject Ensino de Genética pt_BR
dc.subject Genética - mapas conceituais pt_BR
dc.subject Genética - estudantes - ensino médio pt_BR
dc.subject Genetics pt_BR
dc.subject Teaching tool pt_BR
dc.subject Pedagogical action pt_BR
dc.subject Genetics Teaching pt_BR
dc.subject Genetics - concept maps pt_BR
dc.subject Genetics - students - high school pt_BR
dc.subject Herramienta de enseñanza pt_BR
dc.subject Acción pedagógica pt_BR
dc.subject Enseñanza de la genética pt_BR
dc.subject Genética - mapas conceptuales pt_BR
dc.subject Genética - estudiantes - bachillerato pt_BR
dc.subject Mapa conceitual pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Jakeline Moreira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Connecting themes in genetics through a conceptual map. pt_BR
dc.title.alternative Interconexión de temas en genética a través de un mapa conceptual. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Jakeline Moreira da. Interligando temas em genética por meio de mapa conceitual. 2017. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25924 pt_BR
dc.description.resumen La genética es la base para la comprensión de la vida en cuanto a la caracterización de la biodiversidad del planeta, el funcionamiento de los seres vivos, la transferencia de características hereditarias, además de ser la base para la generación de productos biotecnológicos y para la bioeconomía. Sin embargo, la enseñanza y comprensión de temas relacionados con la genética sigue siendo un desafío para los docentes y estudiantes de secundaria. Una herramienta didáctica relevante es la construcción de mapas conceptuales como facilitador de la Enseñanza-Aprendizaje. El objetivo general de este trabajo fue vincular los contenidos de genética aplicables a la Educación Secundaria, a través de un mapa conceptual. La estrategia de ejecución implicó la selección de temas tradicionales y actuales relacionados con la genética; el análisis del conocimiento de estudiantes de tercer año de secundaria de tres escuelas de educación básica sobre los temas seleccionados, involucrando la genética y el uso de mapas conceptuales; y la elaboración de mapas conceptuales a partir de los temas seleccionados. Las concepciones previas de los estudiantes sobre los temas de Genética se limitaban a los temas tradicionales que involucran el ADN y el ARN, habiéndose interconectado alrededor de 10 temas de los 26 abordados. La gran ganancia de este trabajo fue la disponibilidad de dos mapas conceptuales que involucran temas tradicionales y actuales sobre las moléculas de información genética. Los mapas vinculan las características de las moléculas de información genética, dónde se encuentran y sus funciones en la manifestación de la información almacenada y la transferencia a nuevas células o nuevos organismos. Además, conecta el impacto de la genética en la vida, en la generación de productos biotecnológicos, contextualizando cambios, enfermedades, evolución, especiación y biodiversidad. Los mapas se pueden aplicar a estudiantes y profesores de secundaria, así como a la educación superior. pt_BR


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