DSpace/Manakin Repository

O ensino odontológico em Libras: a importância da criação de sinais específicos da Odontologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8921697415584241 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Andresa Costa.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, A. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4984560166050512 pt_BR
dc.contributor.advisor2 LEAL, Jéssica Girlaine Guimarães.
dc.contributor.advisor2ID LEAL, J. G. G. pt_BR
dc.contributor.referee1 RAMALHO JUNIOR, Gerson.
dc.contributor.referee1ID RAMALHO JUNIOR, G. pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Marco Antônio Dias da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, M. A. D. pt_BR
dc.description.resumo Diversas iniciativas governamentais têm sido realizadas para promover a inclusão de pessoas surdas ao ensino superior. Entretanto, atualmente, o ingresso de um aluno surdo na Odontologia é de extrema complexidade, devido a vários motivos, dentre eles a carência de termos odontológicos em Libras. O objetivo deste trabalho foi criar sinais odontológicos específicos em Libras e disponibilizá-los em um site desenvolvido para esse fim. O trabalho foi realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por uma discente, uma professora do Curso de Odontologia, uma tradutora/intérprete e um professor de Libras Surdo. Após a busca dos sinais já existentes na literatura, constatou-se a ausência de trabalhos publicados neste sentido. Assim, foram determinados os primeiros termos a serem criados, os quais tiveram seus conceitos e explicações técnicas demonstrados para o professor surdo. Em seguida, o professor criava o sinal, que era registrado por vídeos e fotografias. Os dados técnicos da sinalização foram descritos detalhadamente e em seguida publicados junto às fotos e vídeos no site “Odontologia em Libras”. Conclui-se que a criação do site e a disponibilização dos termos odontológicos específicos em Libras caracteriza o início de um processo de inclusão e permanência de pessoas surdas no Curso de Odontologia. A continuidade desse trabalho permitirá que os sinais sejam constantemente criados e adicionados ao glossário, a fim de auxiliar o ensino às pessoas surdas e a melhor atuação do tradutor/interprete de Libras. Portanto, este trabalho contribui de forma pioneira para a formação de futuros cirurgiões dentistas surdos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Odontologia pt_BR
dc.title O ensino odontológico em Libras: a importância da criação de sinais específicos da Odontologia. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-15
dc.description.abstract Several governmental initiatives have been undertaken to include deaf people in higher education. However, the admission of a deaf student in the School of Dentistry has several difficulties, including the lack of dental signs in Brazilian sign language (Libras). The aim of this work was to create specific dental signs in Libras and post them on a website created for this purpose. This study was carried out by a multidisciplinary team, composed of a student, a professor of the Dentistry course, a Libras translator/interpreter and a deaf Libras professor. After the search for the dental signs in the literature, it was observed that there is no publication concerning Libras issue. Therefore, the first terms to be produced were selected, and their technical concepts were explained to the deaf professor. Thereafter, the deaf professor created the sign, which was recorded by video and photographs. The signalization specific information was described and published with the photos and videos on the website “Odontologia em Libras”. It was concluded that the website production and availability of the specific terms in dentistry characterizes the beginning of the inclusion and permanence of deaf students in a Dentistry Course. This work must be continued to permit the constant signs creation and addition to the glossary, which will support the deaf people education and a better performance of Libras translator/interpreter. Then, this paper contributes in a pioneering way to graduate future deaf dentists. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25930
dc.date.accessioned 2022-06-22T21:32:59Z
dc.date.available 2022-06-22
dc.date.available 2022-06-22T21:32:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Libras e Odontologia pt_BR
dc.subject Odontologia e Libras pt_BR
dc.subject Língua Brasileira de Sinais pt_BR
dc.subject Ensino de Odontologia em LIBRAS pt_BR
dc.subject Inclusão educacional pt_BR
dc.subject Educação inclusiva - Odontologia pt_BR
dc.subject Pessoas surdas e ensino de Odontologia pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Libras and Dentistry pt_BR
dc.subject Dentistry and Libras pt_BR
dc.subject Brazilian Sign Language pt_BR
dc.subject Teaching Dentistry in LIBRAS pt_BR
dc.subject Educational inclusion pt_BR
dc.subject Inclusive education - Dentistry pt_BR
dc.subject Deaf people and teaching dentistry pt_BR
dc.subject Deaf pt_BR
dc.subject Deaf education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Lorena de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Dental education in Libras: the importance of creating specific dentistry signs. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Lorena de Sousa. O ensino odontológico em Libras: a importância da criação de sinais específicos da Odontologia. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25930 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta