dc.creator.ID |
SILVA, L. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8921697415584241 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Andresa Costa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, A. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4984560166050512 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
LEAL, Jéssica Girlaine Guimarães. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
LEAL, J. G. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAMALHO JUNIOR, Gerson. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RAMALHO JUNIOR, G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Marco Antônio Dias da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, M. A. D. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Diversas iniciativas governamentais têm sido realizadas para promover a
inclusão de pessoas surdas ao ensino superior. Entretanto, atualmente, o
ingresso de um aluno surdo na Odontologia é de extrema complexidade,
devido a vários motivos, dentre eles a carência de termos odontológicos em
Libras. O objetivo deste trabalho foi criar sinais odontológicos específicos em
Libras e disponibilizá-los em um site desenvolvido para esse fim. O trabalho foi
realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por uma discente, uma
professora do Curso de Odontologia, uma tradutora/intérprete e um professor
de Libras Surdo. Após a busca dos sinais já existentes na literatura, constatou-se
a ausência de trabalhos publicados neste sentido. Assim, foram
determinados os primeiros termos a serem criados, os quais tiveram seus
conceitos e explicações técnicas demonstrados para o professor surdo. Em
seguida, o professor criava o sinal, que era registrado por vídeos e fotografias.
Os dados técnicos da sinalização foram descritos detalhadamente e em
seguida publicados junto às fotos e vídeos no site “Odontologia em Libras”.
Conclui-se que a criação do site e a disponibilização dos termos odontológicos
específicos em Libras caracteriza o início de um processo de inclusão e
permanência de pessoas surdas no Curso de Odontologia. A continuidade
desse trabalho permitirá que os sinais sejam constantemente criados e
adicionados ao glossário, a fim de auxiliar o ensino às pessoas surdas e a
melhor atuação do tradutor/interprete de Libras. Portanto, este trabalho
contribui de forma pioneira para a formação de futuros cirurgiões dentistas
surdos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Odontologia |
pt_BR |
dc.title |
O ensino odontológico em Libras: a importância da criação de sinais específicos da Odontologia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-08-15 |
|
dc.description.abstract |
Several governmental initiatives have been undertaken to include deaf people
in higher education. However, the admission of a deaf student in the School of
Dentistry has several difficulties, including the lack of dental signs in Brazilian
sign language (Libras). The aim of this work was to create specific dental signs
in Libras and post them on a website created for this purpose. This study was
carried out by a multidisciplinary team, composed of a student, a professor of
the Dentistry course, a Libras translator/interpreter and a deaf Libras professor.
After the search for the dental signs in the literature, it was observed that there
is no publication concerning Libras issue. Therefore, the first terms to be
produced were selected, and their technical concepts were explained to the
deaf professor. Thereafter, the deaf professor created the sign, which was
recorded by video and photographs. The signalization specific information was
described and published with the photos and videos on the website
“Odontologia em Libras”. It was concluded that the website production and
availability of the specific terms in dentistry characterizes the beginning of the
inclusion and permanence of deaf students in a Dentistry Course. This work
must be continued to permit the constant signs creation and addition to the
glossary, which will support the deaf people education and a better performance
of Libras translator/interpreter. Then, this paper contributes in a pioneering way
to graduate future deaf dentists. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25930 |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-22T21:32:59Z |
|
dc.date.available |
2022-06-22 |
|
dc.date.available |
2022-06-22T21:32:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Libras e Odontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Odontologia e Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Brasileira de Sinais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Odontologia em LIBRAS |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva - Odontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoas surdas e ensino de Odontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Libras and Dentistry |
pt_BR |
dc.subject |
Dentistry and Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian Sign Language |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Dentistry in LIBRAS |
pt_BR |
dc.subject |
Educational inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education - Dentistry |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf people and teaching dentistry |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Lorena de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Dental education in Libras: the importance of creating specific dentistry signs. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Lorena de Sousa. O ensino odontológico em Libras: a importância da criação de sinais específicos da Odontologia. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25930 |
pt_BR |