dc.creator.ID |
PRAXEDES, M. F. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7688924003760475 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Márcia Tavares. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1904168802083424 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES, Lílian de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho teve como objetivo analisar a recepção de contos de suspense de Lygia
Fagundes Telles por parte de um grupo de colaboradores, alunos do I o ano do ensino
médio de uma escola pública de Catolé do Rocha-PB. A metodologia adotada para a
leitura do corpus foi a descritivo-analítica. O suporte teórico que respalda a relação do
leitor com os textos selecionados teve nos autores Jauss, Zilberman, Iser e Lima seus
principais referentes. Nosso trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro,
analisamos três contos da autora paulista. No conto "As formigas", as protagonistas se
veem diante de um caso estranho e insólito em que pequenas formigas surgem na calada
da noite para restituir um esqueleto de anão, o mistério se instaura para conferir uma
atmosfera fantástica dentro da narrativa, o espaço sombrio e as simbologias corroboram
para esse procedimento. Em "A caçada", a personagem masculina se vê diante de uma
crise de identidade, por isso retorna ao passado para tentar reverter sua crise, mas,
surpreendentemente, acaba sendo vítima de uma caçada, esse acontecimento inusitado
legitima uma intenção surreal no conto. No conto "Venha ver o pôr-do-sol", as
personagens vivem um drama trivial de uma relação amorosa que culmina em tragédia.
Os discursos ambíguos e, por vezes, alegóricos mascaram uma verdade aparente. No
segundo capítulo, apresentamos dados da experiência de leitura desses três contos com
o grupo de colaboradores, com destaque para a receptividade e os impactos de leitura
dessas narrativas de suspense pelos/nos sujeitos pesquisados. No terceiro capítulo,
analisamos as produções textuais dos colaboradores sobre o final do conto "Venha ver o
pôr-do-sol" observando os procedimentos adotados pelo grupo para sugerirem o final da
história. Parte do grupo seguiu um viés fantasmagórico e outros preferiram adotar um
viés romântico para o encontro das personagens em um cemitério abandonado. Os
resultados obtidos nesta dissertação indicam que é possível despertar o gosto pela
leitura literária, mesmo se tratando de textos como esses. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
|
dc.title |
Cemitério, Formigas e Caçada: leitura com suspense em Lygia Fagundes Telles. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-02 |
|
dc.description.abstract |
This work aimed at analysing the receptiveness of first year high school students of a
public school in Catolé do Rocha - PB to suspense stories written by Lygia Fagundes
Telles. The analytical-descriptive methodology was adopted for reading the corpus.
Jauss, Zilberman, Iser e Lima were the main authors researched to base the theories
which account for the relationship between the readers and the selected texts. Our work
is divided into three chapters. In the first one, three short stories written by the author
native of Sao Paulo were analysed. In the short story "As formigas" - The ants - the
protagonists are faced with a strange and rare case in which small ants appear in the
middle of the night to reconstitute the skeleton of a dwarf, the mystery is set in an
atmosphere of fantasy within the narrative, the dark setting and the symbols are the
main means of this procedure. In "A caçada" - The hunt - the male character is
suffering from an identity crisis, because of that he travels to the past to solve his crisis,
but, unfortunately, he ends up being the victim of a hunt, this unexpected event
legitimises the surreal intention in the story. In the story "Venha ver o pôr-do-sol" -
Come and see the sunset - the characters live a trivial romantic relationship drama
which ends in tragedy. The ambiguous, and sometimes, allegorical dialogues unveil the
actual truth. In the second chapter, we present data collected from the students reading
experience, highlighting the receptiveness and the impact which was caused in the
readers by the suspense of the narratives. In the third chapter, we analysed the students'
written production about the end of the story "Venha ver o pôr-do-sol" observing the
procedures adopted by the group when suggesting a closing to the story. Some of the
participants followed a ghostly pattern while others chose to trace a romantic route for
the characters encounter in an abandoned cemetery. The results achieved in this
dissertation demonstrate that it is possible to arouse students interests by literature, even
when dealing with texts like the ones we chose. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2593 |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-24T16:19:33Z |
|
dc.date.available |
2019-01-24 |
|
dc.date.available |
2019-01-24T16:19:33Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Contos de Suspense |
|
dc.subject |
Lygia Fagundes Telles |
|
dc.subject |
Leitura |
|
dc.subject |
Recepção |
|
dc.subject |
Ensino Médio |
|
dc.subject |
Suspense Stories |
|
dc.subject |
Reading |
|
dc.subject |
Receptiveness |
|
dc.subject |
High School |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PRAXEDES, Maria Fernandes de Andrade. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cemetery, ants and hunting: reading with suspense in Lygia Fagundes Telles. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PRAXEDES, Maria Fernandes de Andrade. Cemitério, Formigas e Caçada: leitura com suspense em Lygia Fagundes Telles.2010. 214f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2593 |
pt_BR |