dc.creator.ID |
MELO, R. J. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2175681469929483 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Márcia Tavares. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1904168802083424 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Antônio de Pádua Dias da. |
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dc.contributor.referee2 |
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
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dc.description.resumo |
Nossa pesquisa tem como objetivo mostrar uma análise da intertextualidade de Cinderela
nas obras Narizinho Arrebitado (1931) e Cara de Coruja (1931), de Monteiro Lobato; bem
como relatar, a partir de experiências de leituras em sala de aula, a recepção do intertexto, que, pode favorecer a atividade de leitura do texto literário através da mediação do professor. Primeiramente, neste trabalho, fizemos uma reflexão teórica das narrativas, considerando a paráfrase e a estilização como recursos intertextuais, empregados pelo
autor, Lobato, no processo de construção da intertextualidade da protagonista do conto de Perrault e do conto dos irmãos Grimm nas duas histórias. Depois, apresentamos uma
atividade de leitura que desenvolvemos em sala de aula, com a narrativa Cara de Coruja
(1931), em duas séries: a terceira série do Ensino Fundamental I e a sexta série do Ensino Fundamental II, em escolas da rede pública de ensino no município de Campina Grande - PB, para observarmos a recepção da obra (intertexto) pelos alunos. Coletamos os dados através de gravadores e questionários, posteriormente, relatamos como foram as aulas e transcrevemos as falas dos participantes, analisando-as sob a perspectiva da Estética da Recepção, segundo os princípios teóricos de Jauss (1994) e Iser (1996), e do Método Recepcionai, conforme Aguiar e Bordini (1993). Obtivemos no final da pesquisa a conclusão de que, dentre outros, o intertexto pode atualizar o conhecimento intelectual e imaginativo do leitor-aluno, ampliar seus conhecimentos e prender sua atenção. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
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dc.title |
Da imaginação às páginas, do livro à sala de aula: Cinderela em Narizinho Arrebitado e em Cara de Coruja. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007 |
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dc.description.abstract |
The aim of the research described here was to do an analysis Cinderella's intertextuality in
the works Narizinho Arrebitado (1931) and Cara de Coruja (1931), by Monteiro Lobato; as
well as to relate the intertext's reception that can facilitate the reading of literary text through
teacher's mediation. Firstly, we did a theoretical study about the narratives, we allow for the
paraphrase and stylization like categories used by the writer in the process of reconstruction
Perrault and brothers Grimm's Cinderella in his two stories. Afterwards we carried out an
activity of reading in fourth and sixth grade classrooms (Campina Grande's public schools)
for observing like students interpreted and received Cara de Coruja. We collect the results
with tape recorders and questionnaires. After this we related how was the classes, it is
analysing to according Reception Theory guidelines, Jauss (1994) and Iser (1996) and
Receptive Method, Aguiar and Bordini (1993). In the end of this research we've concluded
that intertext can actualize the intellectual and imaginative knowledge of the reader-student. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2594 |
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dc.date.accessioned |
2019-01-24T16:35:28Z |
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dc.date.available |
2019-01-24 |
|
dc.date.available |
2019-01-24T16:35:28Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Monteiro Lobato |
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dc.subject |
Intertextualidade |
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dc.subject |
Leitor |
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dc.subject |
Recepção |
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dc.subject |
intertextuality |
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dc.subject |
Reader |
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dc.subject |
Reception |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MELO, Rafael José de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From the imagination to the pages, from the book to the classroom: cinderella on nose upturned and on face of owl. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MELO, Rafael José. Da imaginação às páginas, do livro à sala de aula: Cinderela em Narizinho Arrebitado e em Cara de Coruja. 2007.161f.(Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2594 |
pt_BR |