DSpace/Manakin Repository

Da imaginação às páginas, do livro à sala de aula: Cinderela em Narizinho Arrebitado e em Cara de Coruja.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MELO, R. J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2175681469929483 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Márcia Tavares.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1904168802083424 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Antônio de Pádua Dias da.
dc.contributor.referee2 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.description.resumo Nossa pesquisa tem como objetivo mostrar uma análise da intertextualidade de Cinderela nas obras Narizinho Arrebitado (1931) e Cara de Coruja (1931), de Monteiro Lobato; bem como relatar, a partir de experiências de leituras em sala de aula, a recepção do intertexto, que, pode favorecer a atividade de leitura do texto literário através da mediação do professor. Primeiramente, neste trabalho, fizemos uma reflexão teórica das narrativas, considerando a paráfrase e a estilização como recursos intertextuais, empregados pelo autor, Lobato, no processo de construção da intertextualidade da protagonista do conto de Perrault e do conto dos irmãos Grimm nas duas histórias. Depois, apresentamos uma atividade de leitura que desenvolvemos em sala de aula, com a narrativa Cara de Coruja (1931), em duas séries: a terceira série do Ensino Fundamental I e a sexta série do Ensino Fundamental II, em escolas da rede pública de ensino no município de Campina Grande - PB, para observarmos a recepção da obra (intertexto) pelos alunos. Coletamos os dados através de gravadores e questionários, posteriormente, relatamos como foram as aulas e transcrevemos as falas dos participantes, analisando-as sob a perspectiva da Estética da Recepção, segundo os princípios teóricos de Jauss (1994) e Iser (1996), e do Método Recepcionai, conforme Aguiar e Bordini (1993). Obtivemos no final da pesquisa a conclusão de que, dentre outros, o intertexto pode atualizar o conhecimento intelectual e imaginativo do leitor-aluno, ampliar seus conhecimentos e prender sua atenção. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras
dc.title Da imaginação às páginas, do livro à sala de aula: Cinderela em Narizinho Arrebitado e em Cara de Coruja. pt_BR
dc.date.issued 2007
dc.description.abstract The aim of the research described here was to do an analysis Cinderella's intertextuality in the works Narizinho Arrebitado (1931) and Cara de Coruja (1931), by Monteiro Lobato; as well as to relate the intertext's reception that can facilitate the reading of literary text through teacher's mediation. Firstly, we did a theoretical study about the narratives, we allow for the paraphrase and stylization like categories used by the writer in the process of reconstruction Perrault and brothers Grimm's Cinderella in his two stories. Afterwards we carried out an activity of reading in fourth and sixth grade classrooms (Campina Grande's public schools) for observing like students interpreted and received Cara de Coruja. We collect the results with tape recorders and questionnaires. After this we related how was the classes, it is analysing to according Reception Theory guidelines, Jauss (1994) and Iser (1996) and Receptive Method, Aguiar and Bordini (1993). In the end of this research we've concluded that intertext can actualize the intellectual and imaginative knowledge of the reader-student. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2594
dc.date.accessioned 2019-01-24T16:35:28Z
dc.date.available 2019-01-24
dc.date.available 2019-01-24T16:35:28Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Monteiro Lobato
dc.subject Intertextualidade
dc.subject Leitor
dc.subject Recepção
dc.subject intertextuality
dc.subject Reader
dc.subject Reception
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Rafael José de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From the imagination to the pages, from the book to the classroom: cinderella on nose upturned and on face of owl. pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Rafael José. Da imaginação às páginas, do livro à sala de aula: Cinderela em Narizinho Arrebitado e em Cara de Coruja. 2007.161f.(Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2594 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta