dc.creator.ID |
NÓBREGA, T. E. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6107891454462285 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Marco Antônio Dias da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M. A. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2805878339345106 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Andresa Costa. |
|
dc.contributor.referee2 |
COSTA, Camila Helena Machado da. |
|
dc.description.resumo |
A incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode auxiliar no
processo de ensino, por permitir, aos alunos e professores, maior interatividade e favorecer
o autoaprendizado. O presente estudo teve três objetivos principais: verificar o uso de sites
como material complementar de ensino junto às disciplinas dos cursos de odontologia do
Brasil; investigar se o conteúdo encontrado em buscas online por anatomia de cabeça e
pescoço, utilizando o Google®, está vinculado às páginas oficiais dos cursos de
odontologia do Brasil; e avaliar a presença e utilização das TIC como ferramenta de
ensino da histologia nos cursos de odontologia das regiões Centro-Oeste (CO), Nordeste
(NE), Sul (S) e Sudeste (SE) do Brasil. Utilizando os endereços cadastrados na base de
dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais os sites dos cursos de
odontologia do Brasil foram acessados e analisados para avaliação do uso das TIC no
ensino. Em seguida utilizando-se das palavras-chave: “anatomia cabeça e pescoço”,
“anatomia facial”, “anatomia odontológica”, “anatomia odontologia” foram realizadas
sucessivas buscas via Google® das quais foram considerados os vinte primeiros resultados
de cada busca. Concomitantemente um questionário online, sobre o uso das TIC no
ensino, foi enviado para os docentes responsáveis pela disciplina de histologia nas regiões
CO, NE, S e SE do Brasil. Observou-se que das 226 IES de odontologia, 202
apresentaram site de odontologia, entretanto, apenas 21 possuíam site de disciplinas
abertos para qualquer usuário. Verificou-se que a maioria dos sites pertencia às disciplinas
categorizadas como Ciências Odontológicas (56%), seguidos pelas Ciências Biológicas e
da Saúde (29%) e Ciências Humanas e Sociais (15%). Constatou-se um maior número de
sites na região sudeste e que os cursos de instituições públicas produziram repositórios, ao
contrário dos particulares onde o referatório é o modelo de site mais presente (p<0,01).
Foram localizados três sites de disciplinas de anatomia, porém, quando realizada a busca
aberta pelo Google®, nenhum destes sites foi localizado. Para a disciplina de histologia
foram encontrados 18 sites: apresentando TIC como figuras (30,3%), e-mail do professor
(30,3%), textos (9,3%), questionários (7,0%), hipertextos (4,6%), aulas (4,6%), vídeos
(4,6%) e outras ferramentas (9,3%). Quanto aos questionários enviados aos professores de
histologia, apenas 8,8% foram respondidos, destes um único professor possuía um site de
ambiente aberto e cinco professores disseram possuir site de ambiente restrito apenas aos
seus alunos. Os 12 professores restantes, apesar de não possuírem sites da disciplina,
afirmaram considerar as TIC como importantes ferramentas didáticas de apoio didático.
Conclui-se que os cursos de odontologia do Brasil têm subtilizado as TIC como material
complementar de ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Odontologia |
pt_BR |
dc.title |
O uso das TIC como ferramenta de ensino nos cursos de Odontologia no Brasil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-10-04 |
|
dc.description.abstract |
The incorporation of Information and Communication Technologies (ICT) may help
improve the teaching process by to allowing students and professors to have more
interaction and encourage independent learning. This study had three main objectives: to
verify the use of websites as a complementary teaching tool in dental schools courses
within Brazil; to investigate whether the content found in online searches for head and
neck anatomy, using the Google®, is linked to the official webpages of dental schools in
Brazil; and to evaluate the presence and use of ICT as a histology teaching tool in dental
schools in the Midwest (MW), Northeast (NE), South (S) and Southeast (SE) regions of
Brazil. Using the registered addresses in the database of National Institute of Educational
Studies and Research the websites of dental schools in Brazil were accessed and analyzed
to evaluate the use of ICT in teaching. Then using the keywords: "head and neck
anatomy", "facial anatomy," "dental anatomy", "dentistry anatomy" were performed
successive searches via Google® of which the first twenty results for each search were
considered. Simultaneously an online questionnaire, about the use of ICT in education, it
was sent to the responsible professors for the histology discipline in MW, NE, S and SE
regions of Brazil. It was observed that of the 226 dental schools, 202 had dental website,
however, only 21 had open website courses for any user. It was verified that most of the
websites belonged to the courses categorized as Dental Sciences (56%), then Biological
Sciences and Health (29%) and Social and Human Sciences (15%). It was found a higher
number of websites in the Southeast region and that the public schools produced
repositories, unlike the private ones where reference is the most common template of
website (p <0.01). Three websites of anatomy courses were found, but, when an open
search was conducted by Google®, none of these websites was located. For the histology
course were found 18 websites: presenting ICT as figures (30.3%), professor‟s e-mail
(30.3%), texts (9.3%), questionnaires (7.0%), hypertext (4.6%), lesson (4.6%), videos
(4.6%) and other tools (9.3%). It regards to the questionnaires that were sent to the
histology professors, only 8.8% were answered, of these, only one professor had an open
website and five professors have ensured restricted website only to their students. The
other 12 professors, despite of do not have a course website, they considered ICT as
important teaching tools for educational support. It was concluded that the dental schools
in Brazil have underused ICT as complementary teaching material. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25976 |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-27T20:51:59Z |
|
dc.date.available |
2022-06-27 |
|
dc.date.available |
2022-06-27T20:51:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Odontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da informação e comunicação - ensino de Odontologia |
pt_BR |
dc.subject |
TICs - Tecnologias da informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Anatomia - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Histologia - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching of Dentistry |
pt_BR |
dc.subject |
Information and communication technologies - teaching dentistry |
pt_BR |
dc.subject |
ICTs - Information and Communication Technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Anatomy - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Histology - teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NÓBREGA, Thaynan Escarião da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of ICT as a teaching tool in Dentistry courses in Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NÓBREGA, Thaynan Escarião da. O uso das TIC como ferramenta de ensino nos cursos de Odontologia no Brasil. 2016. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25976 |
pt_BR |