dc.creator.ID |
FARIAS, F. R. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4949838919628811 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ROCHA, Renata Andrea Salvitti de Sá. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ROCHA, R. A. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5438860678419405 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PENHA, Elizandra Silva da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PENHA, E. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FONSECA, Fátima Roneiva Alves. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FONSECA, F. R. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
INTRODUÇÃO: A deficiência auditiva (DA) é a ausência, perda ou diminuição
considerável do sentido da audição. A perda auditiva é um déficit sensorial
muito comum e causa grande desvantagem de comunicação. O atendimento
odontológico depende da comunicação, que garanta de fato o sucesso do
procedimento. Pacientes com DA requerem um tratamento odontológico
diferenciado devido às limitações impostas por sua deficiência. OBJETIVO:
Descrever estratégias de manejo do comportamento para o atendimento
odontológico de pacientes com deficiência auditiva por meio de uma revisão
sistemática da literatura. METODOLOGIA: As bases de dados consultadas
foram Pubmed, Medline, LILACS, SCIELO, Google Acadêmico e o Periódicos
CAPES, com as palavras-chave “Cuidados odontológicos” “deficiência
auditiva”, “hearing loss”, “behavior” “hearing-impaired”, “deaf”. Foram incluídos
os artigos em Português e Inglês, dos últimos 10 anos aos quais houvesse
acesso integral do artigo. RESULTADOS: Foram encontrados 526 artigos,
sendo 488 no Google Acadêmico, 13 no PubMed, 18 no MedLine, 2 no LILACS
e 5 no Periódicos CAPES. Retiradas as referências cruzadas redundantes,
constantes em mais de uma base, foram selecionados 5 artigos (4 do Google
Acadêmico e 1 do LILACS). Com base na metodologia empregada, foi possível
selecionar 5 trabalhos relacionados ao tema de estudo, e as estratégias de
manejo do comportamento encontradas foram: exploração dos sentidos do
tato, visão e paladar, capacitação aos cirurgiões-dentistas para utilização da
Língua de Sinais ou presença de intérpretes, utilização de viseiras
transparentes para facilitar a leitura labial, uso de material pictórico; utilização
de brinquedo feito manualmente, inclusão dos responsáveis nas orientações,
realização de consultas rápidas; diminuição de sons no ambiente; não
realização de movimentos bruscos, remoção do aparelho auditivo quando
houver a utilização de motores que produzem alto ruído, e em caso de nãocolaboração:
uso de medicamentos ou estabilização dos pacientes, uso e
dispositivos para abertura bucal, e anestesia geral. CONCLUSÃO: Existem
poucas recomendações na literatura quanto ao manejo do comportamento no
atendimento odontológico de pacientes com DA. Há necessidade, portanto, da
realização de pesquisas em condições cuidadosamente controladas, para
prover evidências científicas que apoiem as recomendações clínicas
existentes, além da necessidade de desenvolver programas de ensino de
estratégias de manejo do comportamento do paciente com DA para promover
novas habilidades para estudantes e dentistas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Odontologia |
pt_BR |
dc.title |
Revisão sistemática sobre manejo do comportamento para o atendimento odontológico de pacientes com deficiência auditiva. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-10-19 |
|
dc.description.abstract |
INTRODUCTION: hearing (DA) is the absence, loss or substantial reduction of
the sense of hearing. Hearing loss is a very common sensory deficit and cause
great disadvantage. The dental care depends on communication, ensuring the
success of the procedure. The patients require a differentiated dental treatment
due to the limitations imposed by their disabilities. AIM: to describe behavior
management strategies for the dental care for patients with hearing loss through
a systematic review of the literature. METHODOLOGY: the databases
consulted were Medline, Pubmed, LILACS, SCIELO, Google Scholar and the
CAPES Journals, with the keywords "Dental Care" "hearing", "hearing loss",
"behavior" "hearing-impaired", "deaf". We have included articles in Portuguese
and English, of the last 10 years for which there was full access article.
RESULTS: 526 articles were found, being 488 in Google Scholar, 13 in
PubMed, MedLine, 18 2 in LILACS and 5 in CAPES Journals. Removed
redundant cross-references, appearing in more than one base, 5 were selected
articles (Google Scholar 1 and 4 of the LILACS). Based on the methodology, it
was possible to select 5 papers related to the topic of study, and behavior
management strategies found were: exploration of the senses of touch, sight
and taste, training to surgeons for use of or presence of sign language
interpreters, use of transparent visors to facilitate lip reading, use of pictorial
material; use of handmade toy, inclusion of the guidelines, quick consultations;
decrease of sounds in the environment; not performing sudden movements,
removing the hearing aid when using burs which produce high noise, and in
case of non cooperation: use of medicine or stabilization of patients, and use
devices for oral opening, and general anesthesia. CONCLUSION: there are few
recommendations in literature regarding behavior management in the dental
care of patients. There is a need, therefore, to carry out research in carefully
controlled conditions, to provide scientific evidence to support the
recommendations of existing clinics, in addition to the need to develop teaching
programs of management strategies of patient behavior to provide new skills for
students and dentists. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26023 |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-28T21:22:28Z |
|
dc.date.available |
2022-06-28 |
|
dc.date.available |
2022-06-28T21:22:28Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiência auditiva - atendimento odontológico |
pt_BR |
dc.subject |
Surdez |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos - atendimento odontológico |
pt_BR |
dc.subject |
Revisão sistemática de literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Bases de dados |
pt_BR |
dc.subject |
Odontologia Especial |
pt_BR |
dc.subject |
Hearing impairment - dental care |
pt_BR |
dc.subject |
Deafness |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf - dental care |
pt_BR |
dc.subject |
Systematic literature review |
pt_BR |
dc.subject |
Data base |
pt_BR |
dc.subject |
Special Dentistry |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, Flavia Riccelli Lima de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Systematic review on behavior management for the dental care of patients with hearing loss. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FARIAS, Flavia Riccelli Lima de. Revisão sistemática sobre manejo do comportamento para o atendimento odontológico de pacientes com deficiência auditiva. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26023 |
pt_BR |