DSpace/Manakin Repository

Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, C. F. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3913152898439489 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Marco Antônio Dias da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M. A. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2805878339345106 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Andresa Costa.
dc.contributor.referee1ID PEREIRA, A. C. pt_BR
dc.contributor.referee2 MARIANO, Erich de Freiras.
dc.contributor.referee2ID MARIANO, E. F. pt_BR
dc.description.resumo O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino x aprendizagem tem sido estimulado internacionalmente, contudo, estudos mostram que vem sendo subutilizadas para oferecer conteúdo instrucional complementar em cursos de superiores no Brasil. Uma das formas de apresentação de conteúdo mais utilizadas é o uso de vídeos, que podem ser elaborados como material único ou em série, caracterizando os podcasts. O objetivo do presente estudo foi avaliar a disponibilização de conteúdo sob a forma de vídeos nos sites dos cursos da área da saúde da região Nordeste do Brasil e comparar as diferenças de uso entre vídeos instrucionais longos e curtos, disponibilizados livremente no <youtube.com>. Para tanto foi utilizado o cadastro oficial do Ministério da Educação para acessar e avaliar todos os sites dos 789 cursos de saúde da região Nordeste. Em seguida foram criados e publicados vídeos, curtos e longos, de histologia básica para avaliação dos padrões de visualização após um período de 21 meses. Foi observado que a maioria dos cursos não disponibilizava vídeos em seus sites e que os que o faziam utilizavam referatórios. Observou-se também que os vídeos longos obtiveram o maior número de acessos enquanto os vídeos curtos apresentaram melhores índices de retenção dos usuários durante a visualização. Concluí-se que os vídeos são ferramentas de ensino interessantes, pois são muito procurados pelos alunos, que o conteúdo disponibilizado em vídeos curtos é visualizado de forma mais completa e que ainda são minimamente utilizados pelos cursos de saúde do Nordeste do Brasil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Odontologia pt_BR
dc.title Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-11
dc.description.abstract The use of Information and Communication Technologies has been stimulated by UNESCO, however concerning to the offering of content in Brazilian Higher education it still remains underused. The use of video is widespread and well accepted and they can be presented as single video or series of videos, characterizing the podcasts. The aim of this study was to evaluate the offering of video content by the health courses of the Brazilian Northeast and understand how short and long videos, concerning basic histology, offered freely on <youtube.com> are used by the users. It was used the list of courses obtained along the Minister of Education website to access and evaluate of the 789 health courses of the region. After, videos created and published. 21 months later, the patterns of use were observed using the YouTube analytics tool. It was observed that the majority of the courses did not offer instructional videos on its website and that when offered, videos were done via referatory. In addition, it was observed that long videos were viewed preferentially; and also that short videos were capable to better retain users attention. It was possible to conclude that videos are interesting teaching tools, since there is a significant search for it, that short videos are visualized more completely, and also their utilization on Brazilian Northeast health courses is still minimal. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26031
dc.date.accessioned 2022-06-28T22:00:44Z
dc.date.available 2022-06-28
dc.date.available 2022-06-28T22:00:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Odontologia pt_BR
dc.subject Vídeo - recurso didático pt_BR
dc.subject Recurso didático - vídeo pt_BR
dc.subject Tecnologia da informação e comunicação - vídeos pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Teaching of Dentistry pt_BR
dc.subject Video - teaching resource pt_BR
dc.subject Didactic resource - video pt_BR
dc.subject Information and communication technology - videos pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Cyntia Franciele Leite.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation of the use of video as a complementary teaching tool. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Cyntia Franciele Leite. Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26031 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta