dc.creator.ID |
SOUZA, C. F. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3913152898439489 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Marco Antônio Dias da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M. A. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2805878339345106 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Andresa Costa. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PEREIRA, A. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MARIANO, Erich de Freiras. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MARIANO, E. F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino x
aprendizagem tem sido estimulado internacionalmente, contudo, estudos mostram
que vem sendo subutilizadas para oferecer conteúdo instrucional complementar em
cursos de superiores no Brasil. Uma das formas de apresentação de conteúdo mais
utilizadas é o uso de vídeos, que podem ser elaborados como material único ou em
série, caracterizando os podcasts. O objetivo do presente estudo foi avaliar a
disponibilização de conteúdo sob a forma de vídeos nos sites dos cursos da área da
saúde da região Nordeste do Brasil e comparar as diferenças de uso entre vídeos
instrucionais longos e curtos, disponibilizados livremente no <youtube.com>. Para
tanto foi utilizado o cadastro oficial do Ministério da Educação para acessar e avaliar
todos os sites dos 789 cursos de saúde da região Nordeste. Em seguida foram
criados e publicados vídeos, curtos e longos, de histologia básica para avaliação dos
padrões de visualização após um período de 21 meses. Foi observado que a maioria
dos cursos não disponibilizava vídeos em seus sites e que os que o faziam
utilizavam referatórios. Observou-se também que os vídeos longos obtiveram o
maior número de acessos enquanto os vídeos curtos apresentaram melhores
índices de retenção dos usuários durante a visualização. Concluí-se que os vídeos
são ferramentas de ensino interessantes, pois são muito procurados pelos alunos,
que o conteúdo disponibilizado em vídeos curtos é visualizado de forma mais
completa e que ainda são minimamente utilizados pelos cursos de saúde do
Nordeste do Brasil. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Odontologia |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-10-11 |
|
dc.description.abstract |
The use of Information and Communication Technologies has been stimulated by
UNESCO, however concerning to the offering of content in Brazilian Higher
education it still remains underused. The use of video is widespread and well
accepted and they can be presented as single video or series of videos,
characterizing the podcasts. The aim of this study was to evaluate the offering of
video content by the health courses of the Brazilian Northeast and understand how
short and long videos, concerning basic histology, offered freely on <youtube.com>
are used by the users. It was used the list of courses obtained along the Minister of
Education website to access and evaluate of the 789 health courses of the region.
After, videos created and published. 21 months later, the patterns of use were
observed using the YouTube analytics tool. It was observed that the majority of the
courses did not offer instructional videos on its website and that when offered, videos
were done via referatory. In addition, it was observed that long videos were viewed
preferentially; and also that short videos were capable to better retain users attention.
It was possible to conclude that videos are interesting teaching tools, since there is a
significant search for it, that short videos are visualized more completely, and also
their utilization on Brazilian Northeast health courses is still minimal. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26031 |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-28T22:00:44Z |
|
dc.date.available |
2022-06-28 |
|
dc.date.available |
2022-06-28T22:00:44Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Odontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Vídeo - recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático - vídeo |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia da informação e comunicação - vídeos |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching of Dentistry |
pt_BR |
dc.subject |
Video - teaching resource |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic resource - video |
pt_BR |
dc.subject |
Information and communication technology - videos |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Cyntia Franciele Leite. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluation of the use of video as a complementary teaching tool. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Cyntia Franciele Leite. Avaliação do uso do vídeo como ferramenta complementar de ensino. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26031 |
pt_BR |