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Avaliação do conhecimento de professores do ensino fundamental da rede particular sobre atendimento imediato à vítima de traumatismo dental.

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dc.creator.ID ALVES, L. S. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4321358217462370 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SARMENTO, Tássia Cristina de Almeida Pinto.
dc.contributor.advisor1ID SARMENTO, T. C. A. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8780072808231578 pt_BR
dc.contributor.referee1 ROSENDO, Rosana Araújo.
dc.contributor.referee1ID ROSENDO, R. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4265443266983718 pt_BR
dc.contributor.referee2 GOMINHO, Luciana Ferraz.
dc.contributor.referee2ID GOMINHO, L. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8660529374346962 pt_BR
dc.description.resumo O objetivo do trabalho foi reconhecer o nível de conhecimento dos professores do ensino fundamental da rede particular na cidade de Patos-PB sobre o atendimento imediato às vítimas de traumatismo dentário. Trata-se de um estudo transversal, com 138 professores, em 36 escolas cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário estruturado acerca da conduta imediata à criança após traumatismo dental aos professores do Ensino Fundamental I. Os dados obtidos foram analisados a partir da estatística descritiva e inferencial bivariada (teste Qui-quadrado). A idade dos educadores variou de 19 a 60 anos e a maioria pertencia ao sexo feminino (96,4%). Questionados sobre a experiência com primeiros socorros à vítima de trauma dental, apenas 16,7% responderam que já haviam obtido algum tipo de experiência. Destes, 43,5% tiveram-na através do atendimento à vítima. A maioria dos entrevistados (85,1%) concordam que em todos os casos de trauma, o cirurgião-dentista precisa ser consultado, entretanto 36,9% da amostra acredita que apenas o trauma com deslocamento total do dente do alvéolo traz repercussões desfavoráveis. Frente à avulsão, 44,2% dos professores escovariam o dente e posteriormente procurariam o cirurgião-dentista e 77,5% dos participantes acreditam que o tempo para o atendimento ao paciente vítima de avulsão deve ser o mais rápido possível. Os resultados sugerem que a maioria dos professores entrevistados não possuem conhecimento suficiente sobre como proceder em casos de trauma dentário, por não terem recebido este treinamento ou por terem recebido pouca informação sobre o assunto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Odontologia pt_BR
dc.title Avaliação do conhecimento de professores do ensino fundamental da rede particular sobre atendimento imediato à vítima de traumatismo dental. pt_BR
dc.date.issued 2014-05-08
dc.description.abstract The objective was to recognize the elementary school teachers' knowledge level of the particular network in the city of Patos-PB on the immediate assistance to victims of dental trauma. This is a cross-sectional study with 138 teachers in 36 schools registered with the National Institute of Educational Studies Teixeira. Data collection was performed by applying a structured questionnaire about the immediate conduct the child after dental trauma. Data were analyzed using descriptive statistics and bivariate inferential (chi-square test). The age of teachers ranged from 19 to 60 years and the majority were females (96.4%). Asked about the experience with first aid dental trauma victim, only 16.7% said they had already obtained some experience. Of these, 43.5% had it by attending to the victim. Most respondents (85.1%) agree that in all cases of trauma the dentist needs to be consulted, but only 36.9% of the sample believes that only the trauma with full alveolar tooth displacement brings unfavorable repercussions. Front avulsion, 44.2% of teachers would brush the tooth and then seek the dentist and 77.5% of respondents believe that the time for patient care victim of avulsion should be as fast as possible. The results suggest that most of the interviewed teachers do not have enough knowledge on how to proceed in cases of dental trauma, having not received this training or have received little information about it. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26049
dc.date.accessioned 2022-06-29T18:31:08Z
dc.date.available 2022-06-29
dc.date.available 2022-06-29T18:31:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Conhecimento de professores pt_BR
dc.subject Knowledge of teachers pt_BR
dc.subject Traumatismo dental pt_BR
dc.subject Dental trauma pt_BR
dc.subject Avulsão dentária pt_BR
dc.subject Tooth avulsion pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Traumatologia pt_BR
dc.subject Traumatology pt_BR
dc.subject Estudo transversal pt_BR
dc.subject Cross-sectional study pt_BR
dc.subject Odontopediatria pt_BR
dc.subject Pediatric dentistry pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Layanne Soyara Bidô.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teachers of elementary education on the private network service knowledge assessment immediately to victims of dental trauma. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Layanne Soyara Bidô. Avaliação do conhecimento de professores do ensino fundamental da rede particular sobre atendimento imediato à vítima de traumatismo dental. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26049 pt_BR


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