dc.creator.ID |
ALVES, L. S. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4321358217462370 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SARMENTO, Tássia Cristina de Almeida Pinto. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SARMENTO, T. C. A. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8780072808231578 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ROSENDO, Rosana Araújo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ROSENDO, R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4265443266983718 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
GOMINHO, Luciana Ferraz. |
|
dc.contributor.referee2ID |
GOMINHO, L. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8660529374346962 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O objetivo do trabalho foi reconhecer o nível de conhecimento dos professores do ensino
fundamental da rede particular na cidade de Patos-PB sobre o atendimento imediato às vítimas
de traumatismo dentário. Trata-se de um estudo transversal, com 138 professores, em 36 escolas
cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A
coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário estruturado acerca da
conduta imediata à criança após traumatismo dental aos professores do Ensino Fundamental I.
Os dados obtidos foram analisados a partir da estatística descritiva e inferencial bivariada (teste
Qui-quadrado). A idade dos educadores variou de 19 a 60 anos e a maioria pertencia ao sexo
feminino (96,4%). Questionados sobre a experiência com primeiros socorros à vítima de trauma
dental, apenas 16,7% responderam que já haviam obtido algum tipo de experiência. Destes,
43,5% tiveram-na através do atendimento à vítima. A maioria dos entrevistados (85,1%)
concordam que em todos os casos de trauma, o cirurgião-dentista precisa ser consultado,
entretanto 36,9% da amostra acredita que apenas o trauma com deslocamento total do dente do
alvéolo traz repercussões desfavoráveis. Frente à avulsão, 44,2% dos professores escovariam o
dente e posteriormente procurariam o cirurgião-dentista e 77,5% dos participantes acreditam
que o tempo para o atendimento ao paciente vítima de avulsão deve ser o mais rápido possível.
Os resultados sugerem que a maioria dos professores entrevistados não possuem conhecimento
suficiente sobre como proceder em casos de trauma dentário, por não terem recebido este
treinamento ou por terem recebido pouca informação sobre o assunto. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Odontologia |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação do conhecimento de professores do ensino fundamental da rede particular sobre atendimento imediato à vítima de traumatismo dental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-05-08 |
|
dc.description.abstract |
The objective was to recognize the elementary school teachers' knowledge level of the
particular network in the city of Patos-PB on the immediate assistance to victims of dental
trauma. This is a cross-sectional study with 138 teachers in 36 schools registered with the
National Institute of Educational Studies Teixeira. Data collection was performed by applying
a structured questionnaire about the immediate conduct the child after dental trauma. Data were
analyzed using descriptive statistics and bivariate inferential (chi-square test). The age of
teachers ranged from 19 to 60 years and the majority were females (96.4%). Asked about the
experience with first aid dental trauma victim, only 16.7% said they had already obtained some
experience. Of these, 43.5% had it by attending to the victim. Most respondents (85.1%) agree
that in all cases of trauma the dentist needs to be consulted, but only 36.9% of the sample
believes that only the trauma with full alveolar tooth displacement brings unfavorable
repercussions. Front avulsion, 44.2% of teachers would brush the tooth and then seek the dentist
and 77.5% of respondents believe that the time for patient care victim of avulsion should be as
fast as possible. The results suggest that most of the interviewed teachers do not have enough
knowledge on how to proceed in cases of dental trauma, having not received this training or
have received little information about it. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26049 |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-29T18:31:08Z |
|
dc.date.available |
2022-06-29 |
|
dc.date.available |
2022-06-29T18:31:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge of teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Traumatismo dental |
pt_BR |
dc.subject |
Dental trauma |
pt_BR |
dc.subject |
Avulsão dentária |
pt_BR |
dc.subject |
Tooth avulsion |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Traumatologia |
pt_BR |
dc.subject |
Traumatology |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo transversal |
pt_BR |
dc.subject |
Cross-sectional study |
pt_BR |
dc.subject |
Odontopediatria |
pt_BR |
dc.subject |
Pediatric dentistry |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Layanne Soyara Bidô. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teachers of elementary education on the private network service knowledge assessment immediately to victims of dental trauma. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Layanne Soyara Bidô. Avaliação do conhecimento de professores do ensino fundamental da rede particular sobre atendimento imediato à vítima de traumatismo dental. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26049 |
pt_BR |