dc.creator.ID |
FARIAS, R. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9515738402447009 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMORIM JÚNIOR, Wanderley Ferreira de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
AMORIM JÚNIOR, W. F |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8131607733881361 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GRILO, Marcelo Bezerra. |
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dc.contributor.referee2 |
DINIZ, Júlio Mannuel Tavares. |
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dc.description.resumo |
Este estudo teve por objetivo verificar a possibilidade de detecção de falhas decorrentes
de lubrificação inadequada em redutor de velocidade do tipo rosca sem fim, a partir de
condições controladas em laboratório aplicadas em bancada experimental, por meio da
técnica de termografia infravermelha. A motivação surgiu do estudo sobre
termotribologia, no qual se constatou a importância de compreender a influência das
falhas derivadas do contato entre as peças que resultam na alteração da temperatura das
máquinas e equipamentos. Metodologicamente, esta pesquisa, com abordagem
quantitativa, classifica-se como aplicada, explicativa, experimental e bibliográfica. Para
coleta dos dados experimentais, foram realizados ensaios termográficos em redutor
mecânico de engrenagem rosca sem fim, onde aferiu-se os valores de temperatura a partir de sua face para seguintes condições de funcionamento: sem carga, variando os níveis de lubrificante e, com carga, variando os níveis de lubrificante em um ambiente fechado com rígido controle de temperatura ambiente e umidade do ar. Como resultados,
apresentaram-se valores de temperatura que iniciam em 23 °C e chegam até 45 ºC para
condições sem carga e temperaturas que iniciam em 23°C e chegam até 59 °C para
condições com carga. Estes valores demonstraram que o redutor não apresentou variação significativa de temperatura devido à falha, deficiência de lubrificação, mesmo quando trabalhando com carga extra. Somando a isso, foram concebidas equações de
aquecimento do redutor para verificação do seu funcionamento. Então, conclui-se que
não é possível distinguir, via termografia, a deficiência de lubrificante num redutor do
tipo LILO ERV-042-n2. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Mecânica |
pt_BR |
dc.title |
Estudo da viabilidade da termografia para a detecção de falha por lubrificação inadequada em redutor de rosca sem fim. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-02-23 |
|
dc.description.abstract |
The objective of this study is to evaluate the possibility of detecting failures in a worm
gear reducer system due to inadequate lubrication, using the infrared thermography
technique, in a laboratory with controlled conditions. The motivation of this study arose
from the study on thermotribology, in which was found that there is lack of understanding
the relation between the contact failures between moving parts and the change of
temperature in these parts in machines and equipments. Methodologically, this research,
as a quantitative approach, is classified as applied, explanatory, experimental and
bibliographical. To collect the experimental data, thermographic tests were carried out in
a mechanical worm gear reducer, where the temperature values were measured from its
surface for the following operating conditions: no load, varying the lubricant levels, and
with load, varying lubricant levels, in a closed environment with strict control of ambient
temperature and air humidity. As a result, temperature values that start at 23 °C and reach
up to 45 °C for unloaded conditions and temperatures that start at 23 °C and reach up to
59 °C for loaded conditions were presented. These results reveal that the gearbox did not
present a significant temperature change due to lack of lubrication, even when working
with extra load. The results also present equations that relates the heating of the gearbox
with its operation. Hence this paper shows that it is not possible to distinguish, via
thermography, the lubricant deficiency in a LILO ERV-042-n2 gearbox. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26055 |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-30T12:19:09Z |
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dc.date.available |
2022-06-30 |
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dc.date.available |
2022-06-30T12:19:09Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Termografia infravermelha |
pt_BR |
dc.subject |
Redutor de rosca sem fim |
pt_BR |
dc.subject |
Temperatura |
pt_BR |
dc.subject |
Termotribologia |
pt_BR |
dc.subject |
Infrared thermography |
pt_BR |
dc.subject |
Worm-gear reducer |
pt_BR |
dc.subject |
Temperature |
pt_BR |
dc.subject |
Thermotribology |
pt_BR |
dc.subject |
Termografía infrarroja |
pt_BR |
dc.subject |
Reductor de tornillo sin fin |
pt_BR |
dc.subject |
La temperatura |
pt_BR |
dc.subject |
Termotribología |
pt_BR |
dc.subject |
Thermographie infrarouge |
pt_BR |
dc.subject |
Réducteur à vis sans fin |
pt_BR |
dc.subject |
Température |
pt_BR |
dc.subject |
Thermotribologie |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, Rodolfo Aquino de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study of the feasibility of thermography for the detection of failure due to inadequate lubrication in worm gearboxes. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FARIAS, R. A. de. Estudo da viabilidade da termografia para a detecção de falha por lubrificação inadequada em redutor de rosca sem fim. 2022. 142f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26055 |
pt_BR |