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Jogos e brincadeiras: atividades lúdicas como recurso metodológico para a educação infantil.

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dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.description.resumo O trabalho de conclusão de curso intitulado de "Jogos e brincadeiras: atividades lúdicas como recurso metodológico para a Educação Infantil" tem como objetivo geral compreender as contribuições das atividades lúdicas para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais de crianças da Educação Infantil, fazendo-se entender que quando o jogo e a brincadeira passam a fazer parte do cotidiano da criança no ambiente escolar aumentam as possibilidades dela se desenvolver de maneira mais rápida e eficiente, ampliando suas capacidades e habilidades. Entendendo que os jogos e a brincadeira utilizadas de forma educativa e intencional mostram a relevância da ludicidade para a Educação Infantil na busca do desenvolvimento da criança temos como objetivos específicos descrever a relevância da ludicidade para o processo de ensino e aprendizagem das crianças; analisar de que forma os jogos e brincadeiras promovem um melhor desenvolvimento na criança da Educação Infantil e discutir, a partir das falas dos sujeitos da pesquisa e teóricos estudados, melhores formas e desenvolver atividades que despertem na criança o interesse pela aprendizagem e socialização. Este trabalho baliza-se teoricamente nos estudos de Antunes (2014) , Barros (20090, Dallabona e Mendes (2004), Friedmann (2003), Oliveira (2011), Kishimoto (1994,2010), Massa (2015), e Vygotsky (1991), bem como nos documentos oficiais que asseguram a brincadeira e a ludicidade como parte fundamental na vida e desenvolvimento da criança e que defendem a importância da ludicidade como metodologia eficaz para o desenvolvimento de novas habilidades e competências da criança. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa. Utilizamos a entrevista com duas professoras da Educação Infantil a fim de coletar dados que contribuíssem para questões pertinentes a este trabalho. Ao analisar os dados coletados compreendemos que a ludicidade é parte integrante do cotidiano na Educação Infantil e os jogos e brincadeiras contribuem de forma efetiva para o ensino e aprendizagem em sala de aula permitindo que as crianças se desenvolvam de forma eficaz. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Jogos e brincadeiras: atividades lúdicas como recurso metodológico para a educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-24
dc.description.abstract The course conclusion work entitled "Games and games: recreational activities as a methodological resource for Early Childhood Education" has the general objective of understanding the contributions of recreational activities to the development of cognitive, motor and social skills of children in Early Childhood Education, making It is understood that when the game and play become part of the child's daily life in the school environment, they increase their possibilities to develop more quickly and efficiently, expanding their abilities and skills. Understanding that games and play used in an educational and intentional way show the relevance of playfulness for Early Childhood Education in the pursuit of child development, we have as specific objectives to describe the relevance of playfulness to the teaching and learning process of children; to analyze how games and games promote better development in children in Early Childhood Education and discuss, based on the speeches of the research subjects and theorists studied, better ways to develop activities that arouse interest in learning and socialization in the child. This work is theoretically based on studies by Antunes (2014), Barros (20090, Dallabona and Mendes (2004), Friedmann (2003), Oliveira (2011), Kishimoto (1994, 2010), Massa (2015), and Vygotsky ( 1991), as well as in official documents that ensure play and playfulness as a fundamental part of the child's life and development and that defend the importance of playfulness as an effective methodology for the development of new skills and competences in children. We used an interview with two teachers from Early Childhood Education in order to collect data that could contribute to issues relevant to this work. By analyzing the data collected, we understand that playfulness is an integral part of everyday life in Early Childhood Education and games and games contribute in a way effective for teaching and learning in the classroom allowing children to develop effectively. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26059
dc.date.accessioned 2022-06-30T13:14:03Z
dc.date.available 2022-06-30
dc.date.available 2022-06-30T13:14:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Atividades lúdicas pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Games pt_BR
dc.subject Jokes pt_BR
dc.subject Ludic pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.subject Recreational activities pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria da Conceição Honorato da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Games and games: recreational activities as a methodological resource for early childhood education. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria da Conceição Honorato da. Jogos e brincadeiras: atividades lúdicas como recurso metodológico para a educação infantil. 2022. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


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