DSpace/Manakin Repository

Cursos de pedagogia a distância: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos da região Nordeste.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/9543585725922880 pt_BR
dc.creator.Lattes SILVA, N. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes GUIDOTTI, Viviane. pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumo As tecnologias digitais atualmente contribuem de forma a facilitar a vida cotidiana das pessoas, considerando também os investimento para o desenvolvimento de novas TD´s, a partir do acesso e expansão da Internet, a Educação a Distância (EaD) se expande cada vez mais como uma opção de modalidade de estudo para muitos brasileiros. Este trabalho tem como objeto de pesquisa a oferta de Cursos de Pedagogia na modalidade a Educação a Distância,como objetivo geral de : Compreender os Projeto Pedagógico de Cursos (PPC´s) de Pedagogia ofertados na modalidade a distância na região Nordeste, nas universidades federais. E os objetivos específicos foram: Mapear os Cursos de Pedagogia ofertados na modalidade a distância , nas universidades federais da região Nordeste; Pesquisar nos sites das universidades os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia ofertados na modalidade a distância, nas universidades federais da cregião Nordeste; Analisar nos Projetos Pedagógico dos Cursos a organização das propostas curriculares e didáticas, atuação docente e perfil discente dos Cursos de Pedagogia ofertados na modalidade a distância, nas universidades universidades federais da região Nordeste; Refletir a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos os Cursos de Pedagogia ofertados na modalidade a distância, nas universidades federais na região Nordeste. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, documental ( LUDKE; ANDRÉ, 1986), por meio de um levantamento dos PPCs dos cursos de pedagogias ofertados na ,modalidade a distância, nas Universidades Federais da região Nordeste do Brasil, e após foi realizada uma análise deses documentos. A partir do levantamento, que foi realizado nos sites de cada uma das universidades Federais da região Nordeste, que segundo dados do Ministério Público essa região possui dezoito Universidades Públicas Federais, detectamos que das dezoito universidades, dezesseis universidades do Nordeste ofertam o curso de Pedagogia, quinze ofertam o curso de Pedagogia na modalidade presencial, somente uma, não oferta o curso na modalidade presencial e na modalidade a distância, somente nove ofertam o curso. Das nove universidades que ofertam o curso de o Pedagogia a Distância foram analisados os PPCs de sete universidades, já que somente sete PPC´s estavam disponíveis nos sites dessas instituições. Finalizo destacando que essa pesquisa foi importante para minha formação como pedagoga, ao me possibilitar um novo olhar ( crítico e reflexivo) para a oferta de cursos na modalidade a distância, ao compreender toda a complexidade que exige a elaboração e organização da estrutura de um curso ao exigir este formato de ensino em EaD, inovador em sua organização estrutural dos cursos a distância, através das Tecnologias Digitais a fim de chegar á formar um profissional de qualidade, que seja crítico-reflexivo no processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Cursos de pedagogia a distância: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos da região Nordeste. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-31
dc.description.abstract Digital technologies currently contribute in order to facilitate people's daily lives, also considering the investments for the development of new TD's, from the access and expansion of the Internet, Distance Education (DE) is increasingly expanding as an option of study modality for many Brazilians. This work has as object of research the offer of Pedagogy Courses in the Distance Education modality, with the general objective of: Understanding the Pedagogical Project of Pedagogy Courses (PPC's) offered in the distance modality in the Northeast region, in federal universities . And the specific objectives were: To map the Pedagogy Courses offered in the distance modality, in the federal universities of the Northeast region; Search on the universities' websites the Pedagogical Projects of the Pedagogy Courses offered in the distance modality, in the federal universities of the Northeast cregion; To analyze in the Pedagogical Projects of the Courses the organization of the curricular and didactic proposals, teaching performance and student profile of the Pedagogy Courses offered in the distance modality, in the federal universities of the Northeast region; To reflect from the Pedagogical Projects of the Courses the Pedagogy Courses offered in the distance modality, in the federal universities in the Northeast region. The research was developed from a qualitative, documentary approach (LUDKE; ANDRÉ, 1986), by means of a survey of the PPCs of pedagogy courses offered in the distance modality, in the Federal Universities of the Northeast region of Brazil, and after an analysis of these documents was carried out. From the survey, which was carried out on the websites of each of the Federal Universities in the Northeast region, which according to data from the Public Ministry, this region has eighteen Federal Public Universities, we detected that of the eighteen universities, sixteen universities in the Northeast offer the Pedagogy course, fifteen offer the Pedagogy course in the face-to-face modality, only one does not offer the course in the face-to-face modality and in the distance modality, only nine offer the course. Of the nine universities that offer the Distance Pedagogy course, the PPCs of seven universities were analyzed, since only seven PPCs were available on the websites of these institutions. I conclude by emphasizing that this research was important for my training as a pedagogue, as it enabled me to have a new (critical and reflective) look at the offer of courses in the distance modality, by understanding all the complexity that requires the elaboration and organization of the structure of a course. by demanding this teaching format in distance education, innovative in its structural organization of distance courses, through Digital Technologies in order to train a quality professional, who is critical-reflective in the teaching and learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26112
dc.date.accessioned 2022-07-01T12:23:38Z
dc.date.available 2022-07-01
dc.date.available 2022-07-01T12:23:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.subject Educação superior pt_BR
dc.subject Pedagogy pt_BR
dc.subject Distance education pt_BR
dc.subject College education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Natália Pereira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Distance pedagogy courses: an analysis of the pedagogical projects of courses in the Northeast region. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Natália Pereira da. Cursos de pedagogia a distância: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos da região Nordeste. 2022. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta