DSpace/Manakin Repository

Gestão escolar: o uso das tecnologias digitais no ensino remoto.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FÉLIX, B. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7523482504112932 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.advisor1ID GUIDOTTI, Viviane. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2 ROLIM, Nozangela Maria.
dc.description.resumo O uso das tecnologias digitais faz parte da vida das pessoas, pois facilitam e auxiliam em tarefas do cotidiano, seja no trabalho, na vida social e cultural, como também na rotina diária de afazeres domésticos, desta forma, não poderia estar de “fora” do ambiente escolar. Pensando no uso das tecnologias digitais na escola, este trabalho tem como problema de pesquisa: como foi desenvolvido o trabalho da gestão escolar no período de aulas remotas, em três escolas da rede publica do município de Triunfo-PB? O objetivo geral desta pesquisa foi de: compreender como foi organizado e planejado o trabalho da gestão escolar no período de aulas remotas, para os anos iniciais do ensino fundamental. E os objetivos específicos foram: Analisar como foi o trabalho da gestão escolar para o período remoto, para os anos iniciais do ensino fundamental; Mapear os principais desafios e dificuldades da gestão, na organização e no planejamento do ensino para anos iniciais do ensino fundamental; Refletir sobre o trabalho da gestão escolar em colaboração e cooperação com os professores, alunos e famílias da escola, para o uso das tecnologias digitais, para os anos iniciais do ensino fundamental. Os principais autores lidos pálidos para a produção da fundamentação teórica foram: Freire (1996), parágrafos específicos da Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (1996), Luck (2009), Brizol (2018), Vasconcelos e Araújo (2020). A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma natureza básica, organizada por um estudo de abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRE, 1986) como instrumento de coleta de dados, foi elaborado no Google forms um questionário, que foi aplicado com duas gestoras escolares da rede municipal de ensino da cidade de Triunfo-PB. A partir da analise dos dados é possível destacar que as Tecnologias Digitais foram um grande suporte para o trabalho da gestão escolar durante a pandemia. No entanto ocasionaram alguns obstáculos tendo em vista as dificuldades do domínio das ferramentas tecnológicas e falta de formação para o uso das ferramentas e recursos tecnológicos. Palavras-chave: Tecnologias Digitais; Ensino Remoto; Gestão Escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Gestão escolar: o uso das tecnologias digitais no ensino remoto. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-31
dc.description.abstract The use of digital technologies is part of people's lives, as they facilitate and help in everyday tasks, whether at work, in social and cultural life, as well as in the daily routine of household chores, in this way, it could not be "outside". of the school environment. Thinking about the use of digital technologies in school, this work has the research problem: how was the work of school management developed in the period of remote classes, in three schools of the public network in the municipality of Triunfo-PB? The general objective of this research was to: understand how the work of school management was organized and planned in the period of remote classes, for the initial years of elementary school. And the specific objectives were: To analyze how was the work of school management for the remote period, for the initial years of elementary school; Map the main challenges and difficulties of management, organization and planning of teaching for the early years of elementary school; Reflect on the work of school management in collaboration and cooperation with teachers, students and school families, for the use of digital technologies, for the early years of elementary school. The main authors read pale for the production of the theoretical foundation were: Freire (1996), specific paragraphs of the Law of Guidelines and Bases of National Education (1996), Luck (2009), Brizol (2018), Vasconcelos and Araújo (2020). The research was developed from a basic nature, organized by a study with a qualitative approach (LUDKE; ANDRE, 1986) as a data collection instrument, a questionnaire was prepared in Google forms, which was applied with two school administrators from the municipal network. of education in the city of Triunfo-PB. From the analysis of the data, it is possible to highlight that Digital Technologies were a great support for the work of school management during the pandemic. However, they caused some obstacles in view of the difficulties in mastering technological tools and lack of training for the use of technological tools and resources. Keywords: Digital Technologies; Remote Teaching; School management. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26122
dc.date.accessioned 2022-07-01T17:51:44Z
dc.date.available 2022-07-01
dc.date.available 2022-07-01T17:51:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Administração pt_BR
dc.subject Digital technologies pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Management pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FÉLIX, Beatriz Dias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School management: the use of digital technologies in remote teaching. pt_BR
dc.identifier.citation FÉLIX, Beatriz Dias. Gestão escolar: o uso das tecnologias digitais no ensino remoto. 2022. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta