dc.creator.ID |
BEZERRA, D. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1624561411963700 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Kássia Mota de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, K. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0194297219413716 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
JOCA, Alexandre Martins. |
|
dc.contributor.referee2 |
COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa sobre literatura infantil com afrodescendentes
protagonistas dos personagens, compreendendo suas possíveis contribuições para o
fortalecimento e construção indenizatória de afrodescendentes
meninas no ensino fundamental
Escola, voltando-se para a discussão de questões relacionadas à construção da identidade negra na
infância e no espaço, e mapeando obras literárias infantis que abordam o tema
identidade negra. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa exploratória.
abordagem, tendo como ponto de partida a revisão de literatura na área da educação e
étnico-racial
relações, bem como obras de literatura infantil que abordam o tema da
étnico-racial
questões. Nessa perspectiva, para um estudo mais detalhado, os textos da
foram analisados os seguintes autores: Gomes (2002, 2003, 2008) Martins (2004); Lima
(2005), Moura (2005); Kamei; (2014); Carvalho (2015); Melo (2016); França (2017);
Brasil (2018); Campos (2019); Ipiranga (2019) e algumas obras infantis como
Rampazo (2018); Machado (1986); Brito (2019) e Ganchos (2018). Este trabalho
entende que a literatura infantil traz consigo o dinamismo das culturas existentes,
permitindo que as crianças desenvolvam a imaginação, conheçam diferentes culturas, entrem em contato
com conceitos e valores que implicam positivamente na construção de suas ideias. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-04-06 |
|
dc.description.abstract |
This course conclusion work presents a research about children's literature with Afrodescendant
characters protagonists, understanding their possible contributions to the
strengthening and indemnity construction of Afrodescendant
girls in Elementary
School, turning to the discussion of issues related to the construction of black identity in
childhood and in space, and mapping children's literary works that address the theme of
black identity. This is a bibliographical research, with an exploratory qualitative
approach, having as a starting point the literature review in the area of education and
ethnicracial
relations, as well as works of children's literature that address the theme of
ethnicracial
issues. In this perspective, for a more detailed study, the texts of the
following authors were analyzed: Gomes (2002, 2003, 2008) Martins (2004); Lima
(2005), Moura (2005); Kamei; (2014); Carvalho (2015); Melo (2016); France (2017);
Brazil (2018); Fields (2019); Ipiranga (2019) and some children's works such as
Rampazo (2018); Machado (1986); Brito (2019) and Hooks (2018). This work
understands that children's literature brings with it the dynamism of existing cultures,
allowing children to develop imagination, get to know different cultures, get in touch
with concepts and values that positively imply the construction of their ideas. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26126 |
|
dc.date.accessioned |
2022-07-01T18:31:03Z |
|
dc.date.available |
2022-07-01 |
|
dc.date.available |
2022-07-01T18:31:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade negra |
pt_BR |
dc.subject |
Meninas negras |
pt_BR |
dc.subject |
Protagonistas afrodescendentes |
pt_BR |
dc.subject |
Children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
black identity |
pt_BR |
dc.subject |
black girls |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-descendant protagonists |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Daniele Vieira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literature and identity: construction and empowerment of black girls. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Daniele Vieira. Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras. 2022. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
pt_BR |