DSpace/Manakin Repository

Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BEZERRA, D. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1624561411963700 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Kássia Mota de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, K. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0194297219413716 pt_BR
dc.contributor.referee1 JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.referee2 COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves.
dc.description.resumo Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa sobre literatura infantil com afrodescendentes protagonistas dos personagens, compreendendo suas possíveis contribuições para o fortalecimento e construção indenizatória de afrodescendentes meninas no ensino fundamental Escola, voltando-se para a discussão de questões relacionadas à construção da identidade negra na infância e no espaço, e mapeando obras literárias infantis que abordam o tema identidade negra. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa exploratória. abordagem, tendo como ponto de partida a revisão de literatura na área da educação e étnico-racial relações, bem como obras de literatura infantil que abordam o tema da étnico-racial questões. Nessa perspectiva, para um estudo mais detalhado, os textos da foram analisados ​​os seguintes autores: Gomes (2002, 2003, 2008) Martins (2004); Lima (2005), Moura (2005); Kamei; (2014); Carvalho (2015); Melo (2016); França (2017); Brasil (2018); Campos (2019); Ipiranga (2019) e algumas obras infantis como Rampazo (2018); Machado (1986); Brito (2019) e Ganchos (2018). Este trabalho entende que a literatura infantil traz consigo o dinamismo das culturas existentes, permitindo que as crianças desenvolvam a imaginação, conheçam diferentes culturas, entrem em contato com conceitos e valores que implicam positivamente na construção de suas ideias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras. pt_BR
dc.date.issued 2022-04-06
dc.description.abstract This course conclusion work presents a research about children's literature with Afrodescendant characters protagonists, understanding their possible contributions to the strengthening and indemnity construction of Afrodescendant girls in Elementary School, turning to the discussion of issues related to the construction of black identity in childhood and in space, and mapping children's literary works that address the theme of black identity. This is a bibliographical research, with an exploratory qualitative approach, having as a starting point the literature review in the area of education and ethnicracial relations, as well as works of children's literature that address the theme of ethnicracial issues. In this perspective, for a more detailed study, the texts of the following authors were analyzed: Gomes (2002, 2003, 2008) Martins (2004); Lima (2005), Moura (2005); Kamei; (2014); Carvalho (2015); Melo (2016); France (2017); Brazil (2018); Fields (2019); Ipiranga (2019) and some children's works such as Rampazo (2018); Machado (1986); Brito (2019) and Hooks (2018). This work understands that children's literature brings with it the dynamism of existing cultures, allowing children to develop imagination, get to know different cultures, get in touch with concepts and values that positively imply the construction of their ideas. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26126
dc.date.accessioned 2022-07-01T18:31:03Z
dc.date.available 2022-07-01
dc.date.available 2022-07-01T18:31:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Identidade negra pt_BR
dc.subject Meninas negras pt_BR
dc.subject Protagonistas afrodescendentes pt_BR
dc.subject Children's literature pt_BR
dc.subject black identity pt_BR
dc.subject black girls pt_BR
dc.subject Afro-descendant protagonists pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Daniele Vieira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literature and identity: construction and empowerment of black girls. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Daniele Vieira. Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras. 2022. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta