dc.creator.ID |
PEREIRA, P. R. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6349705374050450 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Denise Lino de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
Lino de Araújo, Denise. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5542241458634614 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIRA, André Augusto Diniz. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIRA, A. A. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8891017471432810 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, W. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa, situada no âmbito da Linguística Aplicada, foi desenvolvida durante a
fase inicial da pandemia de COVID-19, que instaurou um cenário de crises nas várias
esferas sociais. Na educacional, uma das medidas implementadas para conter a
propagação do vírus e manter o funcionamento das escolas foi o ensino remoto.
Entendemos que a transição das aulas presenciais às remotas on-line impactou nas
condições materiais, físicas e psicológicas dos profissionais, assim como nas
representações sobre si, a profissão e o currículo. Mediante a esse entendimento, esta
dissertação de mestrado busca responder ao seguinte questionamento: Que
representações sobre currículo são produzidas por professores atuantes na condição
de ensino remoto durante o período de transição das aulas presenciais às remotas?
Para respondê-lo, delimitamos como objetivo geral: analisar representações
profissionais sobre currículo apresentadas por professores atuantes no ensino remoto,
durante o período de transição das aulas, no contexto pandêmico. Em função deste, os
objetivos específicos são: a) Identificar representações profissionais sobre currículo
subjacentes às reflexões de professores em atuação no ensino remoto no contexto
pandêmico; b) Caracterizar o processo de ancoragem e de objetivação de
representações profissionais sobre currículo apresentadas por professores atuantes no
ensino remoto no contexto pandêmico. Teoricamente, partimos de autores que
estudam sobre representações sociais, representações profissionais e currículo, dentre
os quais, destacamos as contribuições de Blin (1997), Jodelet (2001), Moscovici
(2007), Sacristán (2000), Silva (2001), entre outros. Metodologicamente, esta
investigação se insere no quadro analítico do paradigma qualitativo descritivo-
interpretativista, realizando uma pesquisa netnográfica, que se utilizou de um grupo
de reflexão on-line como técnica de geração de dados. A análise está organizada em
duas etapas. Na primeira, os dados são processados pelo software IRaMuTeQ, na
segunda, são lidos em profundidade pelo pesquisador. Esse duplo processamento
revela que os colaboradores entendem o currículo como um artefato prescritivo e
ideológico, que aparentemente regula e legitima a rotina escolar, mas que é também
uma prática emergencial no cenário de transição das aulas. Quando o grupo docente é
solicitado a definir o currículo, os colaboradores o definem como histórico
escolar/profissional, objeto orientador ou eixo articulatório da instituição escolar;
quando convidado a refletir sobre esse artefato durante as sessões, os docentes
descrevem as práticas que realizam no ensino remoto como uma forma de o
compreenderem; quanto à percepção, os colaboradores referem-se a um
(não)currículo ao indiciar a ausência de documentos para o contexto de ensino
focalizado. Esses dados nos levam a desvelar a existência de uma representação
profissional sobre currículo, designado como uma prática conascente ao ensino
remoto. O processo dessa representação pode ser caracterizado pela figura de um
“andaime”, posto que aparenta sustentar-se no conhecimento prévio dos
colaboradores sobre currículo na dinâmica do ensino presencial, alinhado aos
discursos reconhecidos por instituições de formação e de trabalho, o qual parece ser
rearranjado em função do ensino remoto, com foco nas práticas exequíveis pelos
docentes. Essa representação desvela um currículo que tende a priorizar laços de
pertencimento entre atores educacionais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Currículo |
pt_BR |
dc.title |
Representações de professores sobre currículo no período de transição das aulas presenciais ao ensino remoto em contexto de pandemia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-02-10 |
|
dc.description.abstract |
This research, located in the scope of Applied Linguistics, was developed during the
initial phase of the COVID-19 pandemic, which established a crisis scenario in the
various social spheres. In education, one of the measures implemented to contain the
spread of the virus and maintain the functioning of schools was remote teaching. We
understand that the transition from face-to-face to remote online classes has impacted
on the material, physical and psychological conditions of professionals, as well as on
representations about themselves, the profession and the curriculum. Through this
understanding, this master's thesis seeks to answer the following question: What
representations about curriculum are produced by teachers working in the condition
of remote teaching during the transition period from classroom to remote classes? To
answer this, we delimited as a general objective: to analyze professional
representations about curriculum presented by teachers acting in remote teaching,
during the transition period of the classes, in the pandemic context. Due to this, the
specific objectives are: a) To identify professional representations about the
curriculum underlying the reflections of teachers working in remote teaching in the
pandemic context; b) To characterize the process of anchoring and objectification of
professional representations about curriculum presented by teachers acting in remote
teaching in the pandemic context. Theoretically, we start from authors who study
about social representations, professional representations and curriculum, among
which we highlight the contributions of Blin (1997), Jodelet (2001), Moscovici (2007),
Sacristán (2000), Silva (2001), among others. Methodologically, this investigation is
part of the analytical framework of the descriptive-interpretative qualitative paradigm,
performing a netnographic research, which used an online reflection group as a data
generation technique. The analysis is organized in two steps. In the first, the data are
processed by the IRaMuTeQ software, in the second, they are read in depth by the
researcher. This double processing reveals that the collaborators understand the
curriculum as a prescriptive and ideological artifact, which apparently regulates and
legitimizes the school routine, but that it is also an emergency practice in the scenario
of transition of classes. When the teaching group is asked to define the curriculum, the
collaborators define it as school/professional history, guiding object or articulatory
axis of the school institution; when invited to reflect on this artifact during the
sessions, the teachers describe the practices they perform in remote teaching as a way
to understand it; regarding perception, collaborators refer to a (non)curriculum when
indicted for the absence of documents for the context of focused teaching. These data
lead us to see the existence of a professional representation about curriculum,
designated as a co-nascent practice to remote teaching. The process of this
representation can be characterized by the figure of a "scaffold", since it seems to be
based on the previous knowledge of the collaborators about the curriculum in the
dynamics of face-to-face teaching, aligned with the discourses recognized by training
and work institutions, which seems to be rearranged according to remote teaching,
focusing on the practices feasible by teachers. This representation unveils a
curriculum that tends to prioritize ties of belonging between educational actors. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26140 |
|
dc.date.accessioned |
2022-07-04T11:42:27Z |
|
dc.date.available |
2022-07-04 |
|
dc.date.available |
2022-07-04T11:42:27Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Representações profissionais |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Professional representations |
pt_BR |
dc.subject |
Resume |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Paulo Ricardo Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teacher representations about curriculum in the transition period from face-to-face classes to remote teaching in the context of a pandemic. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Paulo Ricardo Ferreira. Representações de professores sobre currículo no período de transição das aulas presenciais ao ensino remoto em contexto de pandemia. 2022. 161 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26140 |
pt_BR |