DSpace/Manakin Repository

Percepção de docentes do cursos de pedagogia sobre a formação do pedagogo e a sua atuação no campo empresarial.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes FERNANDES, Dorgival Gonçalves; pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.description.resumo Apresentamos neste trabalho reflexões sobre a Pedagogia Empresarial ou Organizacional, tendo como tema central as percepções de docentes do Curso de Pedagogia sobre a formação do pedagogo e sua atuação no campo empresarial. Partimos do pressuposto de que o Curso de Licenciatura em Pedagogia prepara o profissional pedagogo para atuar no âmbito da escola, porém, como o campo de Pedagogia Empresarial é relativamente novo, não se tem um curso de formação especifica, neste caso, o profissional que atua na Pedagogia Empresarial é formado no Curso de Pedagogia que prepara, de modo mais específico, para atuar na escola. Nosso objetivo é compreender as percepções de docentes do Curso de Pedagogia acerca da formação do pedagogo tendo em vista a atuação deste profissional no campo empresarial. Neste sentido estabelecemos como questão de pesquisa a seguinte indagação: considerando-se que o pedagogo empresarial não tem uma formação especifica, a partir da sua formação no Curso de Pedagogia, quais são os saberes e serem reconstruídos, construídos e mobilizar por este profissional para atuar enquanto pedagogo, no campo empresarial? Teoricamente nos fundamentos em autores como Almeida (2006); Libânio e Pimenta (1999); Franco, Libânio e Pimenta (2011); Paim (2012); Ribeiro (2010) e Severo (2012), entre outros. Enquanto caminho metodológico, adotamos a pesquisa de caráter qualitativo, configurada como uma pesquisa de campo que utilizará como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com pedagogos que estudam, pensam e pesquisam sobre a pedagogia em espaços não escolares. A análise dos dados coletados deu-se a partir da análise das falas dos entrevistadores sobre suas percepções acerca da formação. das atribuições e dos saberes necessários para a atuação do pedagogo empresarial. Diante da pesquisa realizada, os resultados encontrados possibilitaram compreender compreender que o pedagogo, mesmo tendo formação inicial voltada para a docência na escola, é imprescindível dentro de uma empresa ou organização, pois este profissional atua, principalmente, como formador e líder em projetos de aprendizagem, tendo o intuito de contribuir tanto para o desenvolvimento dos indivíduos como para a produtividade das empresas ou organizações, uma vez que possui conhecimentos em didática, planejamento, avaliação, conteúdos gerais e específicos que compõem a base formativa oferecida nos cursos de licenciatura em pedagogia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Percepção de docentes do cursos de pedagogia sobre a formação do pedagogo e a sua atuação no campo empresarial. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-25
dc.description.abstract In this work, we present reflections on Business or Organizational Pedagogy, having as a central theme the perceptions of teachers of the Pedagogy Course on the formation of the pedagogue and its performance in the business field. We assume that the Degree in Pedagogy prepares the professional pedagogue to work within the school, however, as the field of Business Pedagogy is relatively new, there is no specific training course, in this case, the professional who works in Business Pedagogy is graduated in the Pedagogy Course that prepares, in a more specific way, to work at school. Our objective is to understand the perceptions of teachers of the Pedagogy Course about the formation of the pedagogue in view of the performance of this professional in the business field. In this sense, we established as a research question the following question: considering that the business pedagogue does not have a specific training, based on their training in the Pedagogy Course, what are the knowledges to be reconstructed, constructed and mobilized by this professional to act as a pedagogue, in the business field? Theoretically based on authors such as Almeida (2006); Libânio and Pimenta (1999); Franco, Libânio and Pimenta (2011); Paim (2012); Ribeiro (2010) and Severo (2012), among others. As a methodological approach, we adopted a qualitative research, configured as a field research that will use as a data collection instrument the semi-structured interview with pedagogues who study, think and research about pedagogy in non-school spaces. The analysis of the data collected was based on the analysis of the interviewers' statements about their perceptions about training. of the attributions and knowledge necessary for the performance of the business pedagogue. In view of the research carried out, the results found made it possible to understand that the pedagogue, even having initial training aimed at teaching at school, is essential within a company or organization, as this professional acts mainly as a trainer and leader in learning projects. , with the aim of contributing both to the development of individuals and to the productivity of companies or organizations, since it has knowledge in didactics, planning, evaluation, general and specific contents that make up the training base offered in the degree courses in pedagogy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26142
dc.date.accessioned 2022-07-04T12:03:47Z
dc.date.available 2022-07-04
dc.date.available 2022-07-04T12:03:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogia empresarial pt_BR
dc.subject Pedagogia Organizacional pt_BR
dc.subject Saberes pedagógicos pt_BR
dc.subject Pedagogo pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Business pedagogy pt_BR
dc.subject Organizational Pedagogy pt_BR
dc.subject Pedagogical knowledge pt_BR
dc.subject Pedagogue pt_BR
dc.subject Training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Renata Lins da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Perception of teachers of pedagogy courses on the formation of the pedagogue and its performance in the business field. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Renata Lins da. Percepção de docentes do curso de pedagogia sobre a formação do pedagogo e a sua atuação no campo empresarial. 2022. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta