DSpace/Manakin Repository

Formação docente a as contribuições nas práticas avaliativas.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.referee1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.referee2 ARAUJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo O referido trabalho intitulado por Formação docente e as contribuições nas práticas avaliativas, busca em linhares gerais discutir sobre os múltiplos desafios da profissão docente,para densevolvimento de um trabalho eficaz, que contemple a formação integral do aluno, além de apresentar o contexto em que a avaliação se faz presente no ambiente de sala de aula. Para tanto, tem como objetivo geral, investigar as implicações do processo formativo dos professores com as práticas avaliativas realizar em sala de aula. Enquanto os específicos destinam-se em problematizar as diferentes concepções de avaliação, discutir como a formação profissional interfere na construção de práticas avaliativas voltadas ao contexto escolar, e, investigar as diferentes práticas avaliativas utilizados em sala de aula. Deste modo,o trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, caracterizando-se quanto aos objetivos como descritiva e explicativa. Por se tratar de uma pesquisa de campo, o recurso utilizado para a coleta de dados aconteceu por meio de um questionário aplicado a 3 professores de 1º a 3º ano, que lecionam o Ensino Fundamental na cidade de Carrapateira. O foco da pesquisa se apresenta na idade de buscar compreender sobre a importância da formação docente para o desenvolvimento de práticas mediadoras, que valorizem o protagonismo do aluno, além de buscar compreender como a avaliação vem sendo utilizada no ambiente escolar. Portanto, é importante destacar que, a pesquisa representou um grande êxito, pois foi possível perceber que os docentes envolvidos são altamente capacitados e apresentam domínio para exercer a função docente. Quanto as suas práticas, estas por sua vez aparentam- se satisfatórias, uma vez que utilizam de métodos diferenciados quanto a avaliação, pois consideram que ato de avaliar se caracteriza como uma prática relevante ao processo de ensino- aprendizagem, e como tal precisa ocorrer de modo qualitativo, estado assim a favor da aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação docente a as contribuições nas práticas avaliativas. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-23
dc.description.abstract The aforementioned work, entitled Teacher training and contributions to assessment practices, seeks to discuss the multiple challenges of the teaching profession in general, for the development of effective work, which includes the integral formation of the student, in addition to presenting the context in which the assessment is present in the classroom environment. Therefore, its general objective is to investigate the implications of the teachers' training process with the evaluative practices carried out in the classroom. While the specific ones are intended to problematize the different conceptions of evaluation, to discuss how professional training interferes in the construction of evaluation practices aimed at the school context, and to investigate the different evaluation practices used in the classroom. In this way, the work presents a qualitative approach, being characterized in terms of objectives as descriptive and explanatory. As it is a field research, the resource used for data collection took place through a questionnaire applied to 3 teachers from 1st to 3rd year, who teach Elementary School in the city of Carrapateira. The focus of the research is on the age of seeking to understand the importance of teacher training for the development of mediating practices, which value the student's protagonism, in addition to seeking to understand how assessment has been used in the school environment. Therefore, it is important to highlight that the research was a great success, as it was possible to perceive that the teachers involved are highly qualified and have mastery to exercise the teaching function. As for their practices, these in turn appear satisfactory, since they use different methods for evaluation, as they consider that the act of evaluating is characterized as a relevant practice to the teaching-learning process, and as such it needs to occur in a different way. qualitative way, thus state in favor of learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26152
dc.date.accessioned 2022-07-04T13:29:59Z
dc.date.available 2022-07-04
dc.date.available 2022-07-04T13:29:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Práticas avaliativas pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Evaluative practices pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.subject Evaluation pt_BR
dc.subject Classroom pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MENEZES, Ricélia Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teacher training and contributions to assessment practices. pt_BR
dc.identifier.citation MENEZES, Ricélia Pereira de. Formação docente a as contribuições nas práticas avaliativas. 2022. 32f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta