DSpace/Manakin Repository

Os processos de ensino da cultura popular: estudo de caso da ação da Associação Cultural Maria Bonita na cidade de Umari-CE.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Kássia Mota de.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/0194297219413716 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes SOUSA, K. M.; pt_BR
dc.contributor.referee1 JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.referee2 BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.description.resumo Esta pesquisa aborda como ocorre o processo de ensino da Cultura Popular na cidade de Umari/CE, bem como sua importância na formação dos sujeitos que a constituem. Nessa direção esta pesquisa tem como objetivo geral: apreender as contribuições do ensino da Cultura Popular, através das danças folclóricas, no processo de ensino de crianças do Ensino Fundamental, Aos Iniciais, na cidade de Umari/CE. Especifamente o trabalho visa abordar os conceitos de Cultura e Cultura Popular; discutir sobre a formação do professor no ensino da Arte e apontar as dificuldades encontradas pelos educadores/as da Associação Cultural Maria Bonita quanto a utilização das ferramentas digitais no processo de ensino das danças folclóricos em tempos de Ensino Remoto na cidade de Umari/CE. Desta forma, construímos o referencial teórico tendo como base obras de autores que abordagem os estudos sobre a Cultura Popular e a formação dos educadores para atuar nesse eixo. Para tanto, a base teórica é composta pelos seguintes autores: HALL (2003), SILVA (2019), BRASILEIRO (2010), SEVERINO (2006) e etc. Seguimos a metodologia da pesquisa que se caracteriza de natureza básica e explicativa na qual teve como objetivo de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada seguindo todos os procedimentos éticos. Como resultados desta pesquisa obtivemos reflexões relevantes acerca do ensino da Cultura Popular bem como sobre a formação necessária para o educador popular atuar em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Os processos de ensino da cultura popular: estudo de caso da ação da Associação Cultural Maria Bonita na cidade de Umari-CE. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-25
dc.description.abstract This research addresses how the teaching process of Popular Culture occurs in the city of Umari/CE, as well as its importance in the formation of the subjects that constitute it. In this direction, this research has the general objective: to apprehend the contributions of the teaching of Popular Culture, through folk dances, in the process of teaching elementary school children, Aos Iniciais, in the city of Umari/CE. Specifically, the work aims to approach the concepts of Culture and Popular Culture; discuss about teacher training in the teaching of Art and point out the difficulties encountered by educators from the Maria Bonita Cultural Association regarding the use of digital tools in the process of teaching folk dances in times of Remote Teaching in the city of Umari/CE. In this way, we built the theoretical framework based on works by authors who approach studies on Popular Culture and the training of educators to act in this axis. Therefore, the theoretical basis is composed by the following authors: HALL (2003), SILVA (2019), BRASILEIRO (2010), SEVERINO (2006) and etc. We followed the research methodology, which is characterized by a basic and explanatory nature, in which the objective of data collection was a semi-structured interview following all ethical procedures. As a result of this research, we obtained relevant reflections on the teaching of Popular Culture as well as on the training necessary for the popular educator to act in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26161
dc.date.accessioned 2022-07-04T14:14:13Z
dc.date.available 2022-07-04
dc.date.available 2022-07-04T14:14:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cultura popular pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Arte pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Popular culture pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Art pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Romário Elias dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching processes of popular culture: case study of the action of the Maria Bonita Cultural Association in the city of Umari-CE. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Romário Elias dos. Os processos de ensino da cultura popular: estudo de caso da ação da Associação Cultura Maria Bonita na cidade de Umari-CE. 2022. 21f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta