DSpace/Manakin Repository

“Encontros na península”, do Milton Hatoum — um reencontro com textos de Machado de Assis em sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ATAÍDE, M. B. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5853879361321173 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMORIM, José Edilson de.
dc.contributor.advisor1ID AMORIM, J. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6524195105007515 pt_BR
dc.contributor.referee1 WANDERLEY, Naelza de Araújo.
dc.contributor.referee1ID WANDERLEY, N. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3611928212835405 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.referee2ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.description.resumo Nesta dissertação, analisamos os contos “Encontros na Península”, de Milton Hatoum, “A causa secreta” e “Missa do galo”, de Machado de Assis. Escolhemos estas narrativas como objeto de estudo do nosso trabalho e realizamos uma ação de leitura com a turma do 2o ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Professora Maria Cecília de Castro, em Alcantil - PB. Nossa vivência com a leitura literária aconteceu na modalidade remota emergencial, devido ao contexto do período pandêmico, que resultou em inúmeras questões e dificuldades para nossa atuação em sala de aula como professores pesquisadores. Além da ação de leitura, atentamos para uma revisão bibliográfica e construímos uma leitura reflexiva dos contos supracitados, a fim de desenvolvermos, metodologicamente, os seguintes questionamentos: 1) Que marcas dos textos de Machado de Assis podemos verificar no conto “Encontros na Península”, de Milton Hatoum? Com quais textos de Machado de Assis o conto supracitado mais dialoga? A partir destas interrogações, obtivemos por objetivo geral: Investigar a recepção dos alunos do 2o ano através de leituras comparativas entre os textos “Encontros na Península”, de Hatoum, “A causa secreta” e “Missa do galo”, de Machado de Assis. No que diz respeito aos objetivos específicos: a) Identificar no conto “Encontros na Península”, de Hatoum outros textos de Machado de Assis; b) Conhecer e analisar os textos de Machado de Assis presentes no de Hatoum; c) Analisar e compreender o conto de Milton Hatoum a partir das relações intertextuais que ele incorpora dos textos machadianos. Quanto à metodologia utilizada seguimos as orientações de Rildo Cosson (2016) com a sequência expandida. Por ser uma pesquisa bibliográfica utilizamos os teóricos relacionados aos objetivos do estudo proposto, tais como: Bakhtin (2016) sobre diálogo, dialogismo; Carvalhal (2004) acerca da Literatura Comparada; Aguiar e Bordini (1988) a respeito do método recepcional; Kristeva apud Genette (2006) acerca da intertextualidade; Cortázar (1993), Gouveia (2011), Bosi (1997) e Gotlib (2006) para o conceito do gênero conto; Guimarães e Batista (2012) acerca das concepções de leitura; entres outros. O corpus de análise foi composto por três resumos dos contos supracitados e uma leitura comparativa; observações de duas aulas; um questionário de sondagem; aulas utilizando a plataforma Google Meet e imagens printadas (prints) durante a ação de leitura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura Brasileira pt_BR
dc.title “Encontros na península”, do Milton Hatoum — um reencontro com textos de Machado de Assis em sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2022-02-24
dc.description.abstract In this dissertation, we analyze the short stories "Encounters on the Peninsula", by Milton Hatoum, "The Secret Cause" and "Rooster's Mass", by Machado de Assis. We chose these narratives as the object of study of our work and carried out a reading action with the 2nd year high school class of the Escola Cidadã Integral Professora Maria Cecília de Castro, in Alcantil- PB. Our experience with literary reading happened in the emergency remote modality, due to the context of the pandemic period, which resulted in numerous issues and difficulties for our performance in the classroom as research teachers. Besides the reading action, we paid attention to a bibliographic review and constructed a reflective reading of the aforementioned short stories in order to methodologically develop the following questions: 1) What marks from Machado de Assis' texts can we verify in the short story "Encounters on the Peninsula", by Milton Hatoum? With which texts by Machado de Assis does the above mentioned tale most often dialogue? From these questions, we obtained the following general objective: To investigate the reception of 2nd grade students through comparative readings between the texts "Encounters in the Peninsula", by Hatoum, "The Secret Cause" and "Rooster's Mass", by Machado de Assis. Concerning the specific objectives: a) To identify in Hatoum's short story "Encounters in the Peninsula" other texts by Machado de Assis; b) To know and analyze the texts by Machado de Assis present in Hatoum's short story; c) To analyze and understand Milton Hatoum's short story from the intertextual relations that it incorporates from the Machado de Assis texts. As for the methodology used, we followed the guidelines of Rildo Cosson (2016) with the expanded sequence. Since it is a bibliographical research we used the theorists related to the objectives of the proposed study, such as: Bakhtin (2016) about dialogue, dialogism; Carvalhal (2004) about Comparative Literature; Aguiar and Bordini (1988) regarding the receptional method; Kristeva apud Genette (2006) about intertextuality; Cortázar (1993), Gouveia (2011), Bosi (1997) and Gotlib (2006) for the concept of the short story genre; Guimarães and Batista (2012) about the conceptions of reading; among others. The corpus of analysis was composed of three summaries of the aforementioned short stories and a comparative reading; observations of two classes; a survey questionnaire; classes using the Google Meet platform and images printed during the reading action. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26164
dc.date.accessioned 2022-07-04T14:37:49Z
dc.date.available 2022-07-04
dc.date.available 2022-07-04T14:37:49Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Literatura comparada pt_BR
dc.subject Machado de Assis. pt_BR
dc.subject Milton Hatoum pt_BR
dc.subject Método recepcional pt_BR
dc.subject Horizonte de expectativa pt_BR
dc.subject Comparative literature pt_BR
dc.subject Reception method pt_BR
dc.subject Horizon of expectation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ATÁIDE, Maria Betânia da Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “Meetings on the peninsula”, by Milton Hatoum — a reunion with texts by Machado de Assis in the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation ATAÍDE, Maria Betânia da Costa. “Encontros na península”, do Milton Hatoum — um reencontro com textos de Machado de Assis em sala de aula. 2022. 148 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26164 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta