dc.creator.ID |
ATAÍDE, M. B. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5853879361321173 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMORIM, José Edilson de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMORIM, J. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6524195105007515 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
WANDERLEY, Naelza de Araújo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
WANDERLEY, N. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3611928212835405 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ALVES, J. H. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Nesta dissertação, analisamos os contos “Encontros na Península”, de Milton Hatoum, “A causa
secreta” e “Missa do galo”, de Machado de Assis. Escolhemos estas narrativas como objeto de
estudo do nosso trabalho e realizamos uma ação de leitura com a turma do 2o ano do Ensino
Médio da Escola Cidadã Integral Professora Maria Cecília de Castro, em Alcantil - PB. Nossa
vivência com a leitura literária aconteceu na modalidade remota emergencial, devido ao
contexto do período pandêmico, que resultou em inúmeras questões e dificuldades para nossa
atuação em sala de aula como professores pesquisadores. Além da ação de leitura, atentamos
para uma revisão bibliográfica e construímos uma leitura reflexiva dos contos supracitados, a
fim de desenvolvermos, metodologicamente, os seguintes questionamentos: 1) Que marcas dos
textos de Machado de Assis podemos verificar no conto “Encontros na Península”, de Milton
Hatoum? Com quais textos de Machado de Assis o conto supracitado mais dialoga? A partir
destas interrogações, obtivemos por objetivo geral: Investigar a recepção dos alunos do 2o ano
através de leituras comparativas entre os textos “Encontros na Península”, de Hatoum, “A causa
secreta” e “Missa do galo”, de Machado de Assis. No que diz respeito aos objetivos específicos:
a) Identificar no conto “Encontros na Península”, de Hatoum outros textos de Machado de
Assis; b) Conhecer e analisar os textos de Machado de Assis presentes no de Hatoum; c)
Analisar e compreender o conto de Milton Hatoum a partir das relações intertextuais que ele
incorpora dos textos machadianos. Quanto à metodologia utilizada seguimos as orientações de
Rildo Cosson (2016) com a sequência expandida. Por ser uma pesquisa bibliográfica utilizamos
os teóricos relacionados aos objetivos do estudo proposto, tais como: Bakhtin (2016) sobre
diálogo, dialogismo; Carvalhal (2004) acerca da Literatura Comparada; Aguiar e Bordini
(1988) a respeito do método recepcional; Kristeva apud Genette (2006) acerca da
intertextualidade; Cortázar (1993), Gouveia (2011), Bosi (1997) e Gotlib (2006) para o conceito
do gênero conto; Guimarães e Batista (2012) acerca das concepções de leitura; entres outros. O
corpus de análise foi composto por três resumos dos contos supracitados e uma leitura
comparativa; observações de duas aulas; um questionário de sondagem; aulas utilizando a
plataforma Google Meet e imagens printadas (prints) durante a ação de leitura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura Brasileira |
pt_BR |
dc.title |
“Encontros na península”, do Milton Hatoum — um reencontro com textos de Machado de Assis em sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-02-24 |
|
dc.description.abstract |
In this dissertation, we analyze the short stories "Encounters on the Peninsula", by Milton
Hatoum, "The Secret Cause" and "Rooster's Mass", by Machado de Assis. We chose these
narratives as the object of study of our work and carried out a reading action with the 2nd year
high school class of the Escola Cidadã Integral Professora Maria Cecília de Castro, in Alcantil-
PB. Our experience with literary reading happened in the emergency remote modality, due to
the context of the pandemic period, which resulted in numerous issues and difficulties for our
performance in the classroom as research teachers. Besides the reading action, we paid attention
to a bibliographic review and constructed a reflective reading of the aforementioned short
stories in order to methodologically develop the following questions: 1) What marks from
Machado de Assis' texts can we verify in the short story "Encounters on the Peninsula", by
Milton Hatoum? With which texts by Machado de Assis does the above mentioned tale most
often dialogue? From these questions, we obtained the following general objective: To
investigate the reception of 2nd grade students through comparative readings between the texts
"Encounters in the Peninsula", by Hatoum, "The Secret Cause" and "Rooster's Mass", by
Machado de Assis. Concerning the specific objectives: a) To identify in Hatoum's short story
"Encounters in the Peninsula" other texts by Machado de Assis; b) To know and analyze the
texts by Machado de Assis present in Hatoum's short story; c) To analyze and understand Milton
Hatoum's short story from the intertextual relations that it incorporates from the Machado de
Assis texts. As for the methodology used, we followed the guidelines of Rildo Cosson (2016)
with the expanded sequence. Since it is a bibliographical research we used the theorists related
to the objectives of the proposed study, such as: Bakhtin (2016) about dialogue, dialogism;
Carvalhal (2004) about Comparative Literature; Aguiar and Bordini (1988) regarding the
receptional method; Kristeva apud Genette (2006) about intertextuality; Cortázar (1993),
Gouveia (2011), Bosi (1997) and Gotlib (2006) for the concept of the short story genre;
Guimarães and Batista (2012) about the conceptions of reading; among others. The corpus of
analysis was composed of three summaries of the aforementioned short stories and a
comparative reading; observations of two classes; a survey questionnaire; classes using the
Google Meet platform and images printed during the reading action. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26164 |
|
dc.date.accessioned |
2022-07-04T14:37:49Z |
|
dc.date.available |
2022-07-04 |
|
dc.date.available |
2022-07-04T14:37:49Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura comparada |
pt_BR |
dc.subject |
Machado de Assis. |
pt_BR |
dc.subject |
Milton Hatoum |
pt_BR |
dc.subject |
Método recepcional |
pt_BR |
dc.subject |
Horizonte de expectativa |
pt_BR |
dc.subject |
Comparative literature |
pt_BR |
dc.subject |
Reception method |
pt_BR |
dc.subject |
Horizon of expectation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ATÁIDE, Maria Betânia da Costa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“Meetings on the peninsula”, by Milton Hatoum — a reunion with texts by Machado de Assis in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ATAÍDE, Maria Betânia da Costa. “Encontros na península”, do Milton Hatoum — um reencontro com textos de Machado de Assis em sala de aula. 2022. 148 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26164 |
pt_BR |