DSpace/Manakin Repository

Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, D. A. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2808073472965120 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. L. de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 pt_BR
dc.contributor.referee1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo O presente estudo objetivou investigar a história de vida de Aurília Breckenfeld Dantas, notadamente sobre as memorias de suas práticas educativas, que compreende o período de 1946 a 1986, que discorre da sua atuação docente no município de São João do Rio do Peixe no interior da Paraíba. Como questão problematizadora de pesquisa este estudo se desenvolveu a partir da seguinte temática: Quais as contribuições de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação de São João do Rio do Peixe-PB? O estudo teve aporte teórico principalmente em: Perrot (2007), Louro (1997; 2004), Almeida (1998), Lopes; Galvão (2001). Esta pesquisa insere-se no campo da abordagem teórico-metodológico do método biográfico que é possível descrever acontecimentos não apenas de forma linear, mas com ênfase em situações mais relevantes do sujeito biográfico, A educadora Aurília Breckenfeld Dantas dedicou décadas a educação são-joanense, formando várias gerações. Articulando ao exercício da docência, construiu sua formação, ascendeu o nível primário, condição que ingressou no magistério, à Pós-graduada. Através de suas praticas docentes engajou-se na construção de valores, e formação do alunado. No colégio Ministro José Américo de Almeida, desenvolveu com dedicação a função de gestora, que colaborou significadamente tanto na melhoria da instituição como no processo de aprendizado dos educandos. Palavras-chave: Mulher e educação. Praticas educativa. Historiografia Local. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-29
dc.description.abstract The present study aimed to investigate the life story of Aurília Breckenfeld Dantas, notably about the memories of her educational practices, which comprises the period from 1946 to 1986, which discusses her teaching activities in the municipality of São João do Rio do Peixe in the interior of the Paraíba. As a problematizing research question, this study was developed from the following theme: What are the contributions of Aurília Breckenfeld Dantas to the education of São João do Rio do Peixe-PB? The study had theoretical support mainly in: Perrot (2007), Louro (1997; 2004), Almeida (1998), Lopes; Galvao (2001). This research is part of the field of the theoretical-methodological approach of the biographical method that it is possible to describe events not only in a linear way, but with an emphasis on more relevant situations of the biographical subject. forming multiple generations. Articulating with the exercise of teaching, he built his training, ascended the primary level, a condition that entered the teaching profession, to the Postgraduate. Through his teaching practices, he engaged in the construction of values, and the formation of the students. At the Colégio Ministro José Américo de Almeida, she carried out the role of manager with dedication, which contributed significantly to both the improvement of the institution and the learning process of the students. Keywords: Woman and education. Educational practices. Local historiography. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26174
dc.date.accessioned 2022-07-04T17:11:11Z
dc.date.available 2022-07-04
dc.date.available 2022-07-04T17:11:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Historiografia local pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Local historiography pt_BR
dc.subject Educational practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Weaving histories and memories: educational contributions of Aurília Breckenfeld Dantas to the education of São João. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. Tecendo histórias e memorias: contribuições educativas de Aurília Breckenfeld Dantas para a educação são-joanense. 2022. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta