DSpace/Manakin Repository

Perspectivas de ascensão social de alunos que vivem em contextos de vulnerabilidade social.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes SILVA, José Amiraldo Alves. pt_BR
dc.contributor.referee1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumo O trabalho discute as perspectivas de êxito escolar e de ascensão social de alunos que vivem em territórios de vulnerabilidade social. Os objetivos da pesquisa foram identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos no processo de aprendizagem, caracterizar os fatores de vulnerabilidades social que interferem na vida estudantil, assim como, investigar as perspectivas do aluno em relação a ascensão social. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória, numa abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos pela coordenadora pedagógica da escola, 01 (uma) professora do 5º ano do Ensino Fundamental I, 03(três) alunos e 03 (três) mães destes alunos. Para referenciar teoricamente a pesquisa utilizamos as contribuições de autores como Maciel e Pacheco (2021), Xypas e Zuben (2019), Ximenes (2010), Castro (2009), Cassol (2005), Bourdieu (1998), entre outros, que abordagem a temática, destacando em seus estudos as possibilidades de ascensão social de alunos mesmo vivendo em situações de vulnerabilidade. Assim, espera que o estudo possa trazer contribuições acerca da compreensão dos processos educativos em contextos de vulnerabilidade social, pois apesar de existirem diversos aspectos que interferem no desempenho dos alunos, a escola pode desenvolver ações pedagógicas capazes de contribuir para a superação dos fatores que potencializam as baixas aprendizagens dos estudantes, e ao mesmo criar possibilidades de êxito escolar e de ascensão social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Perspectivas de ascensão social de alunos que vivem em contextos de vulnerabilidade social. pt_BR
dc.date.issued 2022-11-30
dc.description.abstract The work discusses the perspectives of school success and social ascension of students who live in socially vulnerable territories. The research objectives were to identify the main difficulties faced by students in the learning process, to characterize the social vulnerability factors that interfere in student life, as well as to investigate the student's perspectives in relation to social ascension. For that, it was used a field research, of the exploratory type, in a qualitative approach. The research subjects were constituted by the pedagogical coordinator of the school, 01 (one) teacher of the 5th year of Elementary School I, 03 (three) students and 03 (three) mothers of these students. To theoretically reference the research, we used the contributions of authors such as Maciel and Pacheco (2021), Xypas and Zuben (2019), Ximenes (2010), Castro (2009), Cassol (2005), Bourdieu (1998), among others, which approach the theme, highlighting in his studies the possibilities of social ascension of students even living in situations of vulnerability. Thus, it is hoped that the study can bring contributions to the understanding of educational processes in contexts of social vulnerability, because although there are several aspects that interfere with student performance, the school can develop pedagogical actions capable of contributing to overcoming the factors that potentiate low student learning, and at the same time create possibilities for academic success and social advancement. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26214
dc.date.accessioned 2022-07-05T12:01:31Z
dc.date.available 2022-07-05
dc.date.available 2022-07-05T12:01:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Vulnerabilidade pt_BR
dc.subject Sucesso escolar pt_BR
dc.subject Ascensão social pt_BR
dc.subject Alunos pt_BR
dc.subject Vulnerability pt_BR
dc.subject School success pt_BR
dc.subject Social rise pt_BR
dc.subject Students pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Sandra Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Perspectives of social ascension of students living in contexts of social vulnerability. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Sandra Pereira. Perspectivas de ascensão social de alunos que vivem em contextos de vulnerabilidade social . 2022. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta