DSpace/Manakin Repository

Formação, identidade e os desafios vivenciados na educação numa escola municipal, na cidade de São João do Rio do Peixe-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/6075490467579243 pt_BR
dc.creator.Lattes ABREU, V. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.referee1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.description.resumo O estudo da temática "formação docente, identidade e os desafios vivenciados na educação" justifica-se a partir da sua relevância social nos dias atuais, e da necessidade de um repensar sobre o processo de formação docente nas instituições de ensino. O referido estudo monográficos teve sua origem a partir do seguinte questionamento: qual a importância da formação docente diante dos desafios cotidianos vivenciados no exercício da profissão? Dessa forma, teve como objetivo geral discutir a relevância da formação docente no enfrentamento dos desafios diários, exercício da profissão, numa escola municipal localizada na cidade de São João do Rio Peixe-PB, no ano de 2022. Nossos objetivos específicos foram: refletir sobre o processo de formação docente e a construção de suas identidades; caracterizar os desafios enfrentados na educação infantil ao longo da carreira docente; e avaliar os impactos dos desafios na saúde do docente. Como aporte teórico o trabalho se embasou a partir dos seguintes de autores: Macedo (2018), Macenhan e Tozetto (2015), Tardif e Lessard (2014), Pereira (2014), Maroy (2014), Cunha (2013), Borges (2010), Fernandes (2010), Veiga (2008), Pimenta (2006), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Nóvoa (2002), Jesus (2000) e Freire (1996;1967;1997). Metodologicamente o estudo se desenvolveu a partir de uma pesquisa de campo, do tipo exploratório, com uma abordagem qualitativa. inicialmente realizou-se um levantamento bibliográfico em livros e artigos, com o propósito de conhecer o que já foi produzido e publicado referente à temática em estudo. Posteriormente foi elaborado um roteiro de entrevista semi estruturada, realizada com cinco docentes da educação infantil. Após a realização das entrevistas os dados foram analisados, observando os princípios da análise de conteúdo na concepção de Bardin (2016), com codificação e categorização, aplicando a Técnica de Análise Categorial. O estudo corrobora que é fundamental uma formação permanente e contínua, bem como a valorização dos docentes no exercício da sua profissão. Ainda aponta a importância de outros fatores, como o reconhecimento profissional, pessoal e a garantia de salários dignos, para que o docente não necessite se sobrecarregar, sendo obrigado a trabalhar em várias escolas e turnos, para manter o seu sustento. Tais questões vêm ocasionando outros problemas, como falta de tempo para o lazer e interferência em sua convivência familiar, além do desencadeamento de estresse e outras doenças crônicas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação, identidade e os desafios vivenciados na educação numa escola municipal, na cidade de São João do Rio do Peixe-PB. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-31
dc.description.abstract The study of the theme "teacher training, identity and the challenges experienced in education" is justified from its social relevance today, and the need to rethink the process of teacher training in educational institutions. The aforementioned monographic study originated from the following question: what is the importance of teacher training in the face of the daily challenges experienced in the exercise of the profession? Thus, the general objective was to discuss the relevance of teacher training in facing the daily challenges, exercise of the profession, in a municipal school located in the city of São João do Rio Peixe-PB, in the year 2022. Our specific objectives were: to reflect on the process of teacher training and the construction of their identities; to characterize the challenges faced in early childhood education throughout the teaching career; and assess the impacts of the challenges on teachers' health. As a theoretical contribution, the work was based on the following authors: Macedo (2018), Macenhan and Tozetto (2015), Tardif and Lessard (2014), Pereira (2014), Maroy (2014), Cunha (2013), Borges ( 2010), Fernandes (2010), Veiga (2008), Pimenta (2006), Ramalho, Nuñez and Gauthier (2004), Nóvoa (2002), Jesus (2000) and Freire (1996;1967;1997). Methodologically, the study was developed from an exploratory field research, with a qualitative approach. initially, a bibliographic survey was carried out in books and articles, with the purpose of knowing what has already been produced and published regarding the subject under study. Subsequently, a semi-structured interview script was elaborated, carried out with five early childhood teachers. After conducting the interviews, the data were analyzed, observing the principles of content analysis in the conception of Bardin (2016), with coding and categorization, applying the Category Analysis Technique. The study confirms that permanent and continuous training is essential, as well as the appreciation of teachers in the exercise of their profession. It also points out the importance of other factors, such as professional and personal recognition and the guarantee of decent wages, so that the teacher does not need to be overloaded, being forced to work in several schools and shifts, to maintain their livelihood. Such issues have been causing other problems, such as lack of time for leisure and interference in their family life, in addition to triggering stress and other chronic diseases. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26225
dc.date.accessioned 2022-07-05T14:18:41Z
dc.date.available 2022-07-05
dc.date.available 2022-07-05T14:18:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Desafios docentes pt_BR
dc.subject Saúde do docente pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Identity pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Teaching challenges pt_BR
dc.subject Teacher health pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABREU, Valéria de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Formation, identity and the challenges experienced in education in a municipal school, in the city of São João do Rio do Peixe-PB. pt_BR
dc.identifier.citation ABREU, Valéria de Sousa. Formação, identidade e os desafios vivenciados na educação, numa escola municipal, na cidade de São João do Rio do Peixe-PB. 2022. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta