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Desenvolvimento de produto educativo para crianças com transtorno de espectro autista a partir da reciclagem de resíduos poliméricos gerados por impressão 3D.

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dc.creator.ID CAVALCANTI, M. E. R. R. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0724721601919197 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Viviane Farias.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, V. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5011520274887172 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Vera Lúcia Antunes de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Janaína Barbosa da.
dc.contributor.referee3 BEZERRA, Ana Flávia Câmara.
dc.contributor.referee4 SALES, Joseanne de Lima.
dc.description.resumo O coronavírus (Covid-19) é uma doença infecciosa causada pelo SARS-CoV-2, que assombra o mundo e trouxe, para além dos problemas de saúde e grande número de óbitos, um impacto na convivência humana, através das medidas de contingenciamento adotadas para tentar diminuir a sobrecarga dos hospitais e garantir o direito à vida. O distanciamento social e as medidas de proteção adotadas foram soluções emergenciais, mas que geraram danos para muitas crianças que precisam de tratamento especializado e contínuo para o seu desenvolvimento, a exemplo das que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além do crescente número de regressão em uma fase onde há maior plasticidade neurológica, portanto, maior possibilidade de ganhos inestimáveis para a vida da pessoa com tal condição, percebe-se um incremento acelerado da utilização da impressão 3D na pandemia, aumentando, contudo, a quantidade de resíduos sólidos provenientes do seu descarte, a exemplo dos polímeros de Poliácido Lático (PLA), em um curto espaço de tempo. É sabido que os resíduos sólidos causam grandes danos ao meio ambiente e os polímeros um dos mais impactantes, sendo um dos papéis do design, aumentar a vida útil dos insumos de maneira criativa. Desta maneira, torna-se oportuna a reutilização desses materiais aliado à produção de produtos inclusivos, visando atingir necessidades latentes ao novo cenário e valorizando um público alvo cujo mercado possui escassez de projetos idealizados para eles. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Recursos Naturais pt_BR
dc.title Desenvolvimento de produto educativo para crianças com transtorno de espectro autista a partir da reciclagem de resíduos poliméricos gerados por impressão 3D. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-17
dc.description.abstract Covid-19 is a new virus that haunts the world and has brought, in addition to health problems and large numbers of deaths, an impact on human coexistence, through contingency measures adopted to try to reduce the burden of hospitals and guarantee the right to life. The social distancing and protection measures adopted were emergency solutions, but they generated damage for many children who need specialized and continuous treatment for their development, such as those with Autism Spectrum Disorder (ASD). In addition to the increasing number of regressions in a phase where there is greater neurological plasticity, therefore, greater possibility of invaluable gains for the life of the person with such a condition, there is an accelerated increase in the use of 3D printing in the pandemic, increasing, however, the amount of solid residues from its disposal, such as lactic polyacid (PLA) polymers, in a short time. It is known that solid waste causes great damage to the environment and polymers one of the most impactful, being one of the roles of design, increase the useful life of the insums in a creative way. In this way, it is opportune to reuse these materials together with the production of inclusive products, aiming to achieve latent needs to the new scenario and valuing a target audience whose market has a scarcity of projects designed for them. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26226
dc.date.accessioned 2022-07-05T14:29:09Z
dc.date.available 2022-07-05
dc.date.available 2022-07-05T14:29:09Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject PLA pt_BR
dc.subject Design Inclusivo pt_BR
dc.subject COVID-19 pt_BR
dc.subject Resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Polímeros pt_BR
dc.subject Impressão 3D pt_BR
dc.subject Autism pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Inclusive design pt_BR
dc.subject Solid waste pt_BR
dc.subject Polymers pt_BR
dc.subject 3D printing pt_BR
dc.subject Sustentabilidad pt_BR
dc.subject Diseño Inclusivo pt_BR
dc.subject Residuos sólidos pt_BR
dc.subject Impresión 3d pt_BR
dc.subject Autisme pt_BR
dc.subject Durabilité pt_BR
dc.subject Conception inclusive pt_BR
dc.subject Déchets solides pt_BR
dc.subject Polymères pt_BR
dc.subject Impression en 3D pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROSA, Maria Eduarda Ramos Cavalcanti.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Development of an educational product for children with autism spectrum disorder from the recycling of polymeric waste generated by 3D printing. pt_BR
dc.identifier.citation ROSA, M. E. R. C. Desenvolvimento de produto educativo para crianças com transtorno de espectro autista a partir da reciclagem de resíduos poliméricos gerados por impressão 3D. 2022. 105f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


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