DSpace/Manakin Repository

Bullying escolar: uma análise das narrativas dos professores a respeito da prática de violência física e simbólica nas escolas públicas de Campina Grande-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, T. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3809850337965381 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Vanderlan Francisco da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Vanderlan F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0640011315166109 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERREIRA JÚNIOR, José.
dc.contributor.referee2 TELLA, Marco Aurélio Paz.
dc.description.resumo Atualmente, a temática sobre bullying escolar tem sido alvo de diversas discussões, pois sua prática tem sido recorrente em todo o mundo. No Brasil, os debates acerca dessa questão vem ganhando espaço, já que se trata de uma triste realidade que assola a sociedade brasileira. Compreendendo que o bullying é caracterizado por um conjunto de práticas violentas que tem como função humilhar, intimidar e traumatizar a vítima e considerando que sua prática ocorre principalmente no ambiente escolar, seu combate tem sido um desafio, pois a escola perpassa a vida social de todo indivíduo em algum momento, podendo ela produzir consequências diversas. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a ocorrência do bullying escolar a partir das narrativas de professores de escolas públicas, tendo como locus a cidade de Campina Grande no estado da Paraíba. Através desse estudo, objetivamos entender de que forma esse fenômeno é visto e interpretado pelos professores, bem como analisar as formas que estes profissionais, de diferentes instituições, lidam com esse tipo de prática em seu cotidiano. Dessa forma, intentamos fomentar discussões acerca de uma temática que é tão importante ser entendida como sendo um problema social vigente, uma vez que, em vários âmbitos é ainda mal interpretada e até mesmo incompreendida. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title Bullying escolar: uma análise das narrativas dos professores a respeito da prática de violência física e simbólica nas escolas públicas de Campina Grande-PB. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-23
dc.description.abstract Nowadays, the point of school bullying has been the subject of several discussions, as its practice has been recurrent around the world. In Brazil, the debates on this issue have been increasing, since it is a sad reality that desolates the Brazilian society. Understanding that bullying is characterized by a set of violent practices whose function is to humiliate, intimidate and traumatize the victim, and considering that its practice occurs mainly in the school environment, its combat has been a challenge, as the school permeates the social life of every individual at some point, and it can produce different consequences. The present research aims to analyze the occurrence of school bullying from the narratives of public school teachers, having as locus the city of Campina Grande in the state of Paraíba. Through this study, we aim to understand how this phenomenon is seen and interpreted by teachers, and also analyze the ways in which these professionals, from different institutions, deal with this type of practice in their daily lives. Therefore, we intend to promote discussions about a theme that is so important to be understood as a current social problem mainly because, in several areas, it is still misinterpreted and even misunderstood. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26260
dc.date.accessioned 2022-07-06T13:37:22Z
dc.date.available 2022-07-06
dc.date.available 2022-07-06T13:37:22Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Bullying pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Violência pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Violence pt_BR
dc.subject Acoso pt_BR
dc.subject Escuela pt_BR
dc.subject Violencia pt_BR
dc.subject Intimidation pt_BR
dc.subject École pt_BR
dc.subject La violence pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VASCONCELOS, Thamiris Porto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School bullying: an analysis of teachers' narratives about the practice of physical and symbolic violence in public schools in Campina Grande-PB. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation VASCONCELOS, T. P. Bullying escolar: uma análise das narrativas dos professores a respeito da prática de violência física e simbólica nas escolas públicas de Campina Grande-PB. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26260 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta