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Educação infantil e a base Nacional Comum Curricular: possíveis discussões acerca do processo de ensino-aprendizagem.

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dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo Este trabalho destaca a Base Nacional Comum Curricular e suas implicações no processo de ensino aprendizagem na compreensão de professoras de Educação Infantil. O interesse pela temática surgiu a partir do questionamento: De que forma a Base Nacional Comum Curricular tem sido trabalhada na Educação Infantil, considerando os seus principais aspectos, na perspectiva da atuação docente, em escolas públicas municipais da cidade de Santa Helena/PB? Temos como objetivo geral: Analisar como vem sendo discutida a Base Nacional Comum Curricular, voltada para a Educação Infantil, em escolas públicas municipais da zona urbana da cidade de Santa Helena/Paraíba. Nos objetivos específicos, temos: apresentar um breve histórico da Educação Infantil no Brasil e as mudanças ocorridas ao longo dos anos; explicar a importância da garantia dos direitos de aprendizagens propostos pela BNCC; conhecer o que professores/as, que trabalham na Educação Infantil em escolas municipais da zona urbana da cidade de Santa Helena/Paraíba entendem acerca do trabalho desenvolvido em sala de aula, considerando os campos de experiências destacados na BNCC. O referencial teórico foi desenvolvido desde as reflexões acerca das implicações dos primeiros movimentos assinalados na história do Brasil no sentido de assistir as crianças na Educação Infantil abordando como era vista a criança de 0 a 5 anos, antes da Constituição Federal de 1988, a importância dos Documentos legais na história da Educação Infantil no Brasil e a importância da garantia dos direitos de aprendizagens propostos pela BNCC. A metodologia nos permitiu buscar os esclarecimentos sobre o tema, a partir de uma abordagem qualitativa, nos dando condições para encontrar flexibilidade no entendimento de como se dá o processo de aprendizagem por meio da reflexão e interpretação dos dados coletados, através de um questionário. Por fim, os dados nos permitiram concluir, durante a análise das percepções das professoras que, ainda, existe dificuldade no momento de trabalhar de acordo com a BNCC, mas reconhecem que esse documento só veio para contribuir com a Educação Infantil, favorecendo o desenvolvimento das competências das crianças, além de estabelecer a garantia dos direitos de aprendizagens através dos campos de experiências, que permitem a alunos e professores/as trabalharem vivências e atividades que contemplem o desenvolvimento, o conhecimento e a aprendizagem conjunta em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação infantil e a base Nacional Comum Curricular: possíveis discussões acerca do processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.contributor.advisor1ILattes PEREIRA, Z. F.
dc.date.issued 2022-03-24
dc.description.abstract Este trabalho destaca a Base Nacional Comum Curricular e suas implicações no processo de ensino aprendizagem na compreensão de professoras de Educação Infantil. O interesse pela temática surgiu a partir do questionamento: De que forma a Base Nacional Comum Curricular tem sido trabalhada na Educação Infantil, considerando os seus principais aspectos, na perspectiva da atuação docente, em escolas públicas municipais da cidade de Santa Helena/PB? Temos como objetivo geral: Analisar como vem sendo discutida a Base Nacional Comum Curricular, voltada para a Educação Infantil, em escolas públicas municipais da zona urbana da cidade de Santa Helena/Paraíba. Nos objetivos específicos, temos: apresentar um breve histórico da Educação Infantil no Brasil e as mudanças ocorridas ao longo dos anos; explicar a importância da garantia dos direitos de aprendizagens propostos pela BNCC; conhecer o que professores/as, que trabalham na Educação Infantil em escolas municipais da zona urbana da cidade de Santa Helena/Paraíba entendem acerca do trabalho desenvolvido em sala de aula, considerando os campos de experiências destacados na BNCC. O referencial teórico foi desenvolvido desde as reflexões acerca das implicações dos primeiros movimentos assinalados na história do Brasil no sentido de assistir as crianças na Educação Infantil abordando como era vista a criança de 0 a 5 anos, antes da Constituição Federal de 1988, a importância dos Documentos legais na história da Educação Infantil no Brasil e a importância da garantia dos direitos de aprendizagens propostos pela BNCC. A metodologia nos permitiu buscar os esclarecimentos sobre o tema, a partir de uma abordagem qualitativa, nos dando condições para encontrar flexibilidade no entendimento de como se dá o processo de aprendizagem por meio da reflexão e interpretação dos dados coletados, através de um questionário. Por fim, os dados nos permitiram concluir, durante a análise das percepções das professoras que, ainda, existe dificuldade no momento de trabalhar de acordo com a BNCC, mas reconhecem que esse documento só veio para contribuir com a Educação Infantil, favorecendo o desenvolvimento das competências das crianças, além de estabelecer a garantia dos direitos de aprendizagens através dos campos de experiências, que permitem a alunos e professores/as trabalharem vivências e atividades que contemplem o desenvolvimento, o conhecimento e a aprendizagem conjunta em sala de aula. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26271
dc.date.accessioned 2022-07-06T17:13:35Z
dc.date.available 2022-07-06
dc.date.available 2022-07-06T17:13:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Common National Curriculum Base pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Children pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARTINS, Franciclébia Vieira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Early childhood education and the National Common Curriculum base: possible discussions about the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.citation MARTINS, Franciclébia Vieira. Educação infantil e a base Nacional Comum Curricular: possíveis discussões acerca do processo de ensino-aprendizagem. 2022. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


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