DSpace/Manakin Repository

Ensino Remoto: nos anos iniciais de uma escola pública de São João do Rio do Peixe-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/7827263850149918 pt_BR
dc.creator.Lattes ABREU, I. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes GUIDOTTI, Viviane; pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumo A pesquisa buscou responder como foi organizado o Ensino Remoto em uma escola da rede pública de ensino da cidade de São João do Rio do Peixe-PB. E teve como objetivo geral: Analisar como foram organizadas as práticas pedagógicas nos anos iniciais no período do Ensino Remoto, de março de 2020 a maio de 2021, a partir da avaliação dos professores a respeito do aproveitamento das aulas durante esse período. E os objetivos específicos foram: Compreender como os professores avaliaram o aproveitamento das aulas remotas durante o período de 2020 a 2021; Identificar as dificuldades e os avanços encontrados pelos professores para ministrar suas aulas durante a pandemia; Refletir sobre o planejamento das aulas no Ensino Remoto. A pesquisa foi desenvolvida por uma metodologia com abordagem qualitativa, desenvolvida a partir de uma pesquisa de campo, teve como instrumento de coleta de dados uma entrevista, aplicada com base em um roteiro de perguntas. Foram contatadas duas professoras, que aceitaram realizar a entrevista, de forma virtual. A escola das professoras entrevistadas recorreu ao uso das Tecnologias Digitais para dar continuidade as aulas, tendo como principais ferramentas de apoio a plataforma Google Meet e o WhatsApp, de imediato foi elaborado um plano estratégico para o retorno em maio de 2020, para esse retorno os professores participaram de formações com o intuito de aprenderem a utilizar tais ferramentas digitais. Para os alunos que não possuem acesso à internet e aparelhos tecnológicos eram enviadas atividades impressas. A escola adotou o Ensino Remoto com o intuito de continuar seus trabalhos priorizando o aprendizado dos alunos e garantindo acesso a educação que é um direito de todos. Sendo assim, os professores desenvolviam suas aulas de maneira lúdica, uma maneira de tornar as aulas dinâmicas e interessantes. A interdisciplinaridade também foi uma das práticas utilizadas pelas mesmas, durante o período que trabalharam com os eixos temáticos. Essas foram algumas das ações desenvolvidas pelas professoras da escola durante o período de Ensino Remoto. A escola trabalhou de maneira que o aprendizado dos alunos fosse prioridade, se organizando para que aqueles que não possuíam acesso à internet recebessem as atividades impressas, ofereceu aos professores formações para trabalhar com o Google Meet, trabalhou de maneira coletiva e integrada durante o período do ensino remoto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Ensino Remoto: nos anos iniciais de uma escola pública de São João do Rio do Peixe-PB. pt_BR
dc.date.issued 2022-04-04
dc.description.abstract The research sought to answer how Remote Teaching was organized in a public school in the city of São João do Rio do Peixe-PB. And it had as general objective: To analyze how pedagogical practices were organized in the early years in the period of Remote Teaching, from March 2020 to May 2021, from the evaluation of teachers regarding the use of classes during this period. And the specific objectives were: To understand how teachers evaluated the use of remote classes during the period from 2020 to 2021; Identify the difficulties and advances found by teachers to teach their classes during the pandemic; Reflect on the planning of classes in Remote Learning. The research was developed by a methodology with a qualitative approach, developed from a field research, had as instrument of data collection an interview, applied based on a script of questions. Two teachers were contacted, who agreed to carry out the interview, in a virtual way. The school of the interviewed teachers resorted to the use of Digital Technologies to continue the classes, having as main support tools the Google Meet and WhatsApp platform, a strategic plan was immediately prepared for the return in May 2020, for this return the teachers participated in training in order to learn how to use such digital tools. For students who do not have access to the internet and technological devices, printed activities were sent. The school adopted Remote Learning in order to continue its work, prioritizing student learning and ensuring access to education, which is everyone's right. Therefore, the teachers developed their classes in a playful way, a way to make the classes dynamic and interesting. Interdisciplinarity was also one of the practices used by them during the period they worked with the thematic axes. These were some of the actions developed by the school teachers during the Remote Teaching period. The school worked in such a way that students' learning was a priority, organizing itself so that those who did not have access to the internet received printed activities, offered training to teachers to work with Google Meet, worked in a collective and integrated way during the period of remote teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26293
dc.date.accessioned 2022-07-07T18:03:56Z
dc.date.available 2022-07-07
dc.date.available 2022-07-07T18:03:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino Remoto pt_BR
dc.subject Anos iniciais pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais de ensino pt_BR
dc.subject Remote Learning pt_BR
dc.subject Early years pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Public school pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Pandemic pt_BR
dc.subject Digital teaching technologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABREU, Izamara Braga de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Remote Teaching: in the early years of a public school in São João do Rio do Peixe-PB. pt_BR
dc.identifier.citation ABREU, Izamara Braga de. Ensino Remoto: anos iniciais de uma escola pública de São João do Rio do Peixe-PB. 2022. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta