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Identificação e controle iterativo aplicados a veículos autoguiados.

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dc.creator.ID CORTELETTI, R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3373905719716652 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARROS, Péricles Rezende
dc.contributor.advisor1ID BARROS, P.R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0722445222056063 pt_BR
dc.contributor.advisor2 LIMA, Antonio Marcus Nogueira.
dc.contributor.advisor2ID LIMA, A.M.N. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/2237395961717699 pt_BR
dc.description.resumo Diversas abordagens para identificação e controle estão disponíveis na literatura. O desempenho máximo que pode ser alcançado para a operação em malha fechada do sistema é uma variável desconhecida. Esta variável deve ser especificada pelo engenheiro de controle baseado em conhecimentos sobre a planta cuja dinâmica deseja modificar. O conhecimento sobre a planta pode ser traduzido em termos de modelos matemáticos. Para obter o desempenho máximo para a operação da planta operando em malha fechada, é necessário ter um modelo que represente idealmente o comportamento dinâmico da mesma. Por diversas razões, isto não é factível na prática. Portanto, A especificação de antemão para o desempenho máximo não pode ser fornecido. Se for especificado um desempenho, não se pode garantir que este é o máximo que pode ser alcançado para a complexibilidade do controlador e modelo da planta utilizados no projeto. Existe na literatura uma abordagem que permite buscar o limite máximo para o desempenho com a planta operando em malha fechada. Esta é conhecida na literatura como Controle Iterativo. Nos esquemas iterativos, a busca do desempenho máximo é feita através da repetição dos passos da identificação e controle com o sistema operando em malha fechada. A sinergia entre estas etapas é o ponto chave das abordagens iterativas. Como contribuição na área de controle, é apresentado um esquema iterativo que, garantindo simultaneamente a estabilidade, ajusta a malha automaticamente para o desempenho máximo. A estrutura utilizada para modelo da planta é resultante do esquema para controle iterativo proposto e do critério de controle utilizado. Como contribuição na área de identificação, é apresentado um método para a determinação da ordem e parâmetros para modelos lineares. A planta utilizada para avaliar os esquemas propostos para identificação e controle é um veículo autoguiado. No Capítulo 4 são apresentadas as estruturas para o controle de velocidade e trajetória, e os respectivos resultados dos experimentos efetuados utilizando um protótipo disponível no Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Controle. No Apêndice A, apresentase a modelagem analítica do veículo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia elétrica.
dc.title Identificação e controle iterativo aplicados a veículos autoguiados. pt_BR
dc.date.issued 2002-10-15
dc.description.abstract Several approaches for the identification and control are presented in the literature. The optimal performance that can be attained for a closed loop system is an unknown variable. This variable must be specified a priori based on the knowledge that the controller's engineer has about the plant which dynamic behavior has to be modified. This knowledge about the plant can be represented in terms of its mathematical model. In order to obtain the optimal performance of the plant it is necessary to have a model that ideally represent its dynamic behavior. For several reasons this is not possible in practical terms. If a performance is specified, it is not guarantied that this performance is the best that can be attained with the controller's complexity and plant's model used. Nevertheless, there is one approach that searches for the maximum performance for operation in closed loop. This approach is known as Iterative Control. In the iterative schemes the search for the maximum performance is done based on the repetition of identification and control designing steps. The synergy between these steps is the key point of the iterative approaches. This thesis presents an iterative scheme that automatically tune the closed loop in order to obtain the maximum performance while keeping the stability of the system. The definition of the model structure is based on the proposed iterative control scheme and on the control criterium. Furthermore, this thesis presents a new approach for the model order estimation of linear models. The plant used in the experimental results is an autonomous vehicle which model is in the appendix. vi pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2629
dc.date.accessioned 2019-01-30T10:52:41Z
dc.date.available 2019-01-30
dc.date.available 2019-01-30T10:52:41Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Alocação de Pólos.
dc.subject Controle Iterativo.
dc.subject Identificação de sistemas.
dc.subject Identificação de subespaço.
dc.subject Pole allocation.
dc.subject Iterative control.
dc.subject Identification of systems.
dc.subject Identification of subspace.
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CORTELETTI, Reginaldo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Identification and iterative control applied to self-guided vehicles. pt_BR
dc.identifier.citation CORTELETTI, Reginaldo. Identificação e controle iterativo aplicados a veículos autoguiados. 194f. 2002. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2002. pt_BR


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