DSpace/Manakin Repository

O palhaço gargalhou, o mágico iludiu e o acrobata arriscou: artes circenses como metáforas da vida.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, K. R. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/ pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Eronides Camara de.
dc.contributor.advisor1ID Araújo, E.C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9669893840583648 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA JÚNIOR, José Pereira de.
dc.contributor.referee1ID SOUSA JÚNIOR, J. P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3838287945502936 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Keila Queiroz e.
dc.contributor.referee2ID SILVA, K. Q. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8319598000382239 pt_BR
dc.description.resumo Iludir, cambalhotar, imaginar, rir, temer. Esses são os verbos mais importantes a compor as páginas dessa dissertação cujo fazer teceu-se sobre cartas de baralho, trapézios e narizes vermelhos. As linguagens circenses são espaços de (des)construção cuja multiplicidade nos levou a pensa-las a partir dos palhaços Major Palito e Allan, do mágico Alisson de Souza e dos acrobatas Tito e Alicate. Nessa perspectiva, traçamos caminhos para pesquisar de que forma essas artes circenses são vivenciadas na cidade de Campina Grande como práticas de arte e sociabilidade. Tomamos o tempo presente como referência, mas se tratando de um trabalho de história nos reportamos ao passado diversas vezes a fim de encontrar continuidades e rupturas que pudessem responder as diversas problemáticas apresentadas ao longo desta escrita por meio de um movimento incessante e por vezes inesperado (como os movimentos de um acrobata na perspectiva do público) que sem nenhuma pretensão teleológica nos conduziu a outros caminhos, o que ocorreu principalmente pelo trabalho com a metodologia qualitativa representada na história oral, que brinca com o pesquisador ao direcioná-lo pelas imprevisibilidades e subjetividades do entrevistado. Assim, acrescentamos as discussões circenses e historiográficas outras formas de pensar e representar o universo do circo para além das lonas e do picadeiro intrinsecamente relacionadas às suas práticas e consumos dando a ver a cidade de Campina Grande a partir de gargalhadas, riscos e ilusões que nos apresentaram as suas mais variadas faces ao provocar no público sentimentos de medo, alegria, evasão, maravilhamento, irritação, susto, curiosidade, compondo um colorido e subjetivo espetáculo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title O palhaço gargalhou, o mágico iludiu e o acrobata arriscou: artes circenses como metáforas da vida. pt_BR
dc.date.issued 2016-06
dc.description.abstract To evade, to back flip, to imagine, to laugh, to fear. These are the most important verbs to compose the pages of this dissertation which was nurtured by playing cards, with trapezes and red noses. The circus languages are spaces of (de)construction whose multiplicity led us to think about it from the clowns ―Major Palito‖ and ―Allan‖, the magician ―Alisson Souza‖ and the acrobats ―Tito‖ and ―Alicate‖. With this perspective, we drew pathways to research how these circus arts are experienced in the city of Campina Grande as way of art and sociability. We took this present time as reference, but as this is about history assignment, we report to the past several times in order to find continuities and ruptures that could answer the various questions presented throughout this written essay, by an unceasing movement and at times unexpected (as the movements of an acrobat in the public's perspective) that without any theological intention has led us to other paths, which mostly occurred by this assignment and qualitative methodology presented in oral history, that plays with the researcher as it directs him by unpredictability and subjectivities of the interviewee. Therefore, we have added to the circus and historiographical discussions other ways of thinking and representing the circus universe beyond the canvas and the ring, intrinsically related to its practices and consumptions, presenting the city of Campina Grande through the different faces of laughter, risks and illusions in order to waken in the public feelings of fear, joy, escape, wonder, anger, fright, curiosity, composing a colorful and subjective spectacle. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/262
dc.date.accessioned 2018-02-07T12:53:13Z
dc.date.available 2018-02-07
dc.date.available 2018-02-07T12:53:13Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Artes circenses. pt_BR
dc.subject Relações sociais. pt_BR
dc.subject Subjetividade. pt_BR
dc.subject Circus arts. pt_BR
dc.subject Social relationships. pt_BR
dc.subject Subjectivity. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Kamylla Rodrigues Pereira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Kamylla Rodrigues Pereira da. O Palhaço gargalhou, o mágico iludiu e o acrobata arriscou: artes circenses como metáforas da vida. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/262 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta