DSpace/Manakin Repository

Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RAMOS, L. M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2239126503254161 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NOGUEIRA, José Ramos Feitosa.
dc.contributor.advisor1ID NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA , Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.referee2 CAMPOS , Maria de Lourdes.
dc.description.resumo Esta é uma revisão de literatura publicada em língua portuguesa referente ao cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, de artigos publicados nos últimos cinco anos (2007 – 2021), no qual foi pesquisada a literatura indexada com base em dados bibliográficos utilizando-se os seguintes descritores: Educação domiciliar no Brasil, Ensino domiciliar no Brasil, Educação familiar no Brasil, Homeschooling e Escolarização na Família. Após o levantamento da fundamentação teórica, foram usados critérios de exclusão, com a leitura dos artigos, descartados os que não tratavam do tema Educação Domiciliar no Brasil. Buscou-se fazer uma breve introdução à educação domiciliar, trazendo para o contexto social, educacional e cultural brasileiro. Observa-se que a realidade brasileira ainda precisa melhorar, apresentando falhas no processo, haja vista que os estudantes apresentam rendimento insatisfatório. Um fator educacional domiciliar a ser pensado e a questão da socialização, que é uma das maiores criticas feitas a quem prática a modalidade. É preciso que a escola se reinvente em suas práticas, procurando estar dentro das demandas da atualidade, incluindo todos no meio escolar para que proporcione aos estudantes a socialização. Para que eles desenvolvam as habilidades necessárias de sua faixa etária. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-24
dc.description.abstract This is a literature review published in Portuguese regarding the contemporary scenario of home education in Brazil. This is a bibliographic review study of articles published in the last five years (2007 - 2021), in which the indexed literature was searched based on bibliographic data using the following descriptors: Home education in Brazil, Home education in Brazil, Family Education in Brazil, Homeschooling and Schooling in the Family. After surveying the theoretical foundation, exclusion criteria were used, with the reading of the articles, discarding those that did not deal with the topic Home Education in Brazil. We sought to make a brief introduction to home education, bringing it to the Brazilian social, educational and cultural context. It is observed that the Brazilian reality still needs to improve, presenting flaws in the process, given that students present unsatisfactory performance. A home educational factor to be considered is the issue of socialization, which is one of the biggest criticisms made to those who practice the modality. It is necessary for the school to reinvent itself in its practices, seeking to be within the demands of today, including everyone in the school environment so that it provides students with socialization. So that they develop the necessary skills of their age group. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26349
dc.date.accessioned 2022-07-13T13:20:14Z
dc.date.available 2022-07-13
dc.date.available 2022-07-13T13:20:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação domiciliar pt_BR
dc.subject Brasil pt_BR
dc.subject Educação em casa pt_BR
dc.subject Educação familiar pt_BR
dc.subject Homeschooling pt_BR
dc.subject Home education pt_BR
dc.subject family education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RAMOS, Larissa Meneses da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contemporary scenario of home education in Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation RAMOS, Larissa Meneses da Silva. Cenário contemporâneo da educação domiciliar no Brasil. 2022. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta