DSpace/Manakin Repository

Sequência didática com literatura de ficção científica: proposta de intervenção para o 9º ano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CUNHA, A. R. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2028569247290648 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.advisor1ID DIAS, D. L. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Francisco Francimar Alves de.
dc.contributor.referee2 SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes.
dc.description.resumo Um dos objetivos desta dissertação é debater questões relacionadas à leitura, formação de leitores e ensino de literatura. Com base em nossa prática docente, temos como problemática o desinteresse dos alunos pelos textos literários propostos pela escola. Partindo desse pressuposto, objetivamos construir uma proposta pedagógica com vistas à promoção do letramento literário, por meio de uma sequência didática, com o gênero ficção científica, para o 9º ano do Ensino Fundamental, partindo de um conto de Edgar Allan Poe, “Os fatos no caso de M. Valdemar” (1845). Nesse contexto, será realizado um levantamento de questões teóricas que auxiliem no desenvolvimento da proposta de intervenção, com vistas a fundamentar também as atividades propostas relacionadas à análise de elementos estéticos de textos literários de ficção científica. Acreditamos que o trabalho com sequência básica é uma ferramenta eficaz para promover o letramento literário e desenvolver o hábito leitor, além disso, a temática de ficção científica é por demais apreciada pelos alunos do Ensino Fundamental, sobretudo graças ao cinema e suas adaptações de obras desta estética. Para levar a efeito tal empreitada, contamos com o aporte teórico de Cosson (2007), Soares (2012), Orlandi (2006), Kleiman (1999), Bamberger (1986), Marcuschi (2004), Koch (2013), PCN (2013), BNCC (2017), dentre outros. As discussões e proposta de trabalho aqui apresentadas se constituem em um valioso instrumental para o professor estimular o prazer da leitura literária dos alunos, juntamente com a promoção do letramento literário sistemático que só a escola pode oferecer. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Sequência didática com literatura de ficção científica: proposta de intervenção para o 9º ano. pt_BR
dc.date.issued 2021-04-26
dc.description.abstract One of the objectives of this dissertation is to debate issues related to reading, training of readers and teaching literature. Based on our teaching practice, we have as a problem the students' lack of interest in the literary texts proposed by the school. Based on this assumption, we aim to build a pedagogical proposal with a view to promoting literary literacy, through a didactic sequence, with the genre science fiction, for the 9th grade of Elementary School, based on a short story by Edgar Allan Poe, “The Facts in the Case of M. Valdemar” (1845). In this context, a survey of theoretical issues will be carried out to assist in the development of the proposed intervention, with a view to also supporting the proposed activities related to the analysis of aesthetic elements of science fiction literary texts. We believe that basic sequence work is an effective tool to promote literacy literature and develop the reading habit, in addition, the science fiction theme is much appreciated by elementary school students, especially thanks to the cinema and its adaptations of works of this aesthetic. To carry out such an undertaking, we rely on the theoretical contribution of Cosson (2007), Soares (2012), Orlandi (2006), Kleiman (1999), Bamberger (1986), Marcuschi (2004), Koch (2013), PCN (2013), BNCC (2017), among others. The discussions and work proposal presented here constitute a valuable instrument for the teacher to stimulate the pleasure of students' literary reading, together with the promotion of systematic literary literacy that only the school can to offer. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26476
dc.date.accessioned 2022-07-29T12:29:19Z
dc.date.available 2022-07-29
dc.date.available 2022-07-29T12:29:19Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Sequencia didática pt_BR
dc.subject Ficção cientifica pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Literary literacy pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.subject Science fiction pt_BR
dc.subject Training of readers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CUNHA, Alanna Rodrigues Neri.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Didactic sequence with science fiction literature: intervention proposal for the 9th grade. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation CUNHA, Alanna Rodrigues Neri. Sequência didática com literatura de ficção científica: proposta de intervenção para o 9º ano. 2021. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta