dc.identifier.doi |
DOI: 10.48209/978-65-89949-65-7 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este e-book reúne artigos construídos e apresentados ao longo das vivências do componente curricular “Metodologia de Ensino”, ministrado no âmbito do Programa de Pós – Graduação /Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio, em seu núcleo localizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no formato remoto, motivado pela Pandemia do Covid-19 (SARS-cov2), entre os meses de março a agosto de 2021. A proposta da disciplina foi debater a formação dos futuros mestres e mestras no que diz respeito às questões teóricas e práticas do ensino de Sociologia no ensino médio e as novas propostas metodológicas para o ensino desta disciplina, e refletir sobre as atividades de ensino-pesquisa-extensão no contexto escolar. Visto que, a Sociologia é uma disciplina que compõe obrigatoriamente o currículo do ensino médio desde o ano de 2008, sendo ofertada em todas as séries ou módulos deste nível de escolarização, o que a torna presente nas políticas curriculares, de formação de professores e produção de materiais didáticos. Assim, foi discutido no decorrer do processo formativo questões relacionadas ao desenvolvimento do ensino de Sociologia no contexto escolar brasileiro, as possibilidades e desafios colocados diante das disputas e tensões postas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Sociologia frente às novas tecnologias e temas emergentes, a exemplo das temáticas de gênero, raça, etnia, sexualidade, classe social, desigualdade social, trabalho, ideologia, família, cultura, arte, globalização, meio ambiente, movimentos sociais, identidade, além da importância da formação inicial e continuada dos professores de Sociologia. Esperamos que estas pesquisas e experiências que compõem esse e-book intitulado “ MOSAICO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA: PESQUISAR, CONSTRUIR, DIALOGAR, ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO ESCOLAR”, possam promover diversas reflexões do campo da prática do ensino de Sociologia e, por conseguinte, promover diversas inquietações nos leitores; afinal, ampliação de horizontes promove o desenvolvimento científico, humano e cultural. É importante destacar o empenho, dedicação e compromisso das autoras e autores: Emanuelle, Francisco Stefson, Carla Simone, Edilio, Jéssica, Júlio, Carla Roberta, Norma, Silmara, Emanuel, Ivan, Niedson, Aline e Adriana para o desenvolvimento da disciplina via remota e na elaboração do presente e-book. Optamos pelo formato digital por de acesso fácil e democrático em tempos de pandemia do Covid-19 (SARS-cov2) e ensino remoto para os discentes de licenciatura e pós-graduação, profissionais da educação e demais interessados nas discussões aqui evidenciadas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550 |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-10T21:43:00Z |
|
dc.date.available |
2022-08-10 |
|
dc.date.available |
2022-08-10T21:43:00Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia - estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres sertanejas |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia e ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem significativa de David Ausubel |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Aula de campo |
pt_BR |
dc.subject |
Iniciação à pesquisa |
pt_BR |
dc.subject |
Musica e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Preferências musicais - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Museu virtual |
pt_BR |
dc.subject |
Dança como prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia no ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo didático |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel como recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Sociology |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology - study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Country women |
pt_BR |
dc.subject |
Information and communication technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemic and teaching sociology |
pt_BR |
dc.subject |
Significant Learning from David Ausubel |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical mediation |
pt_BR |
dc.subject |
Field class |
pt_BR |
dc.subject |
Research initiation |
pt_BR |
dc.subject |
Music and education |
pt_BR |
dc.subject |
Musical preferences - elementary school |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality and education |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual museum |
pt_BR |
dc.subject |
Dance as a pedagogical practice |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology in high school |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic game |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel as a teaching resource |
pt_BR |
dc.subject |
Práctica pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Sociología - estudio y enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Mujeres del campo |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologías de la información y la comunicación |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia y enseñanza de la sociología |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizaje significativo de David Ausubel |
pt_BR |
dc.subject |
Mediación pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Clase de campo |
pt_BR |
dc.subject |
Iniciación a la investigación |
pt_BR |
dc.subject |
Musica y educacion |
pt_BR |
dc.subject |
Preferencias musicales - escuela primaria |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidad y educación |
pt_BR |
dc.subject |
Museo virtual |
pt_BR |
dc.subject |
La danza como práctica pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Sociología en la escuela secundaria |
pt_BR |
dc.subject |
Juego didáctico |
pt_BR |
dc.subject |
Educación especial |
pt_BR |
dc.subject |
Sordo |
pt_BR |
dc.subject |
Educación de Jóvenes y Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel como recurso didáctico |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.creator |
FERNANDES, Emanuelle Cristina da Silva. |
|
dc.creator |
OLIVEIRA, Jéssica Mayara Veríssimo de. |
|
dc.creator |
LAFAYETTE, Carla Simone de Souza. |
|
dc.creator |
OLIVEIRA, Edilio Quintino de. |
|
dc.creator |
SILVA, Francisco Stefeson da. |
|
dc.creator |
SILVA, Júlio César Ferreira da. |
|
dc.creator |
MEDEIROS, Carla Roberta Correia de. |
|
dc.creator |
SOUSA, Norma Benícia Pereira de. |
|
dc.creator |
MARQUES, Silmara Ferreira. |
|
dc.creator |
SOUSA, Emanuel Jeová Medeiros. |
|
dc.creator |
NASCIMENTO, Ivan Rosas do. |
|
dc.creator |
AMARAL, Niedson do Nascimento. |
|
dc.creator |
NASCIMENTO, Adriana Farias do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de (Organizador). Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-89949-65-7. Doi: 10.48209/978-65-89949-65-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550 |
pt_BR |