DSpace/Manakin Repository

Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar.

Mostrar registro simples

dc.identifier.doi DOI: 10.48209/978-65-89949-65-7 pt_BR
dc.description.resumo Este e-book reúne artigos construídos e apresentados ao longo das vivências do componente curricular “Metodologia de Ensino”, ministrado no âmbito do Programa de Pós – Graduação /Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio, em seu núcleo localizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no formato remoto, motivado pela Pandemia do Covid-19 (SARS-cov2), entre os meses de março a agosto de 2021. A proposta da disciplina foi debater a formação dos futuros mestres e mestras no que diz respeito às questões teóricas e práticas do ensino de Sociologia no ensino médio e as novas propostas metodológicas para o ensino desta disciplina, e refletir sobre as atividades de ensino-pesquisa-extensão no contexto escolar. Visto que, a Sociologia é uma disciplina que compõe obrigatoriamente o currículo do ensino médio desde o ano de 2008, sendo ofertada em todas as séries ou módulos deste nível de escolarização, o que a torna presente nas políticas curriculares, de formação de professores e produção de materiais didáticos. Assim, foi discutido no decorrer do processo formativo questões relacionadas ao desenvolvimento do ensino de Sociologia no contexto escolar brasileiro, as possibilidades e desafios colocados diante das disputas e tensões postas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Sociologia frente às novas tecnologias e temas emergentes, a exemplo das temáticas de gênero, raça, etnia, sexualidade, classe social, desigualdade social, trabalho, ideologia, família, cultura, arte, globalização, meio ambiente, movimentos sociais, identidade, além da importância da formação inicial e continuada dos professores de Sociologia. Esperamos que estas pesquisas e experiências que compõem esse e-book intitulado “ MOSAICO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA: PESQUISAR, CONSTRUIR, DIALOGAR, ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO ESCOLAR”, possam promover diversas reflexões do campo da prática do ensino de Sociologia e, por conseguinte, promover diversas inquietações nos leitores; afinal, ampliação de horizontes promove o desenvolvimento científico, humano e cultural. É importante destacar o empenho, dedicação e compromisso das autoras e autores: Emanuelle, Francisco Stefson, Carla Simone, Edilio, Jéssica, Júlio, Carla Roberta, Norma, Silmara, Emanuel, Ivan, Niedson, Aline e Adriana para o desenvolvimento da disciplina via remota e na elaboração do presente e-book. Optamos pelo formato digital por de acesso fácil e democrático em tempos de pandemia do Covid-19 (SARS-cov2) e ensino remoto para os discentes de licenciatura e pós-graduação, profissionais da educação e demais interessados nas discussões aqui evidenciadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550
dc.date.accessioned 2022-08-10T21:43:00Z
dc.date.available 2022-08-10
dc.date.available 2022-08-10T21:43:00Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Sociologia - estudo e ensino pt_BR
dc.subject Mulheres sertanejas pt_BR
dc.subject Tecnologias da informação e comunicação pt_BR
dc.subject Pandemia e ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa de David Ausubel pt_BR
dc.subject Mediação pedagógica pt_BR
dc.subject Aula de campo pt_BR
dc.subject Iniciação à pesquisa pt_BR
dc.subject Musica e educação pt_BR
dc.subject Preferências musicais - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Sexualidade e educação pt_BR
dc.subject Museu virtual pt_BR
dc.subject Dança como prática pedagógica pt_BR
dc.subject Sociologia no ensino médio pt_BR
dc.subject Jogo didático pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Cordel como recurso didático pt_BR
dc.subject Teaching Sociology pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Sociology - study and teaching pt_BR
dc.subject Country women pt_BR
dc.subject Information and communication technologies pt_BR
dc.subject Pandemic and teaching sociology pt_BR
dc.subject Significant Learning from David Ausubel pt_BR
dc.subject Pedagogical mediation pt_BR
dc.subject Field class pt_BR
dc.subject Research initiation pt_BR
dc.subject Music and education pt_BR
dc.subject Musical preferences - elementary school pt_BR
dc.subject Sexuality and education pt_BR
dc.subject Virtual museum pt_BR
dc.subject Dance as a pedagogical practice pt_BR
dc.subject Sociology in high school pt_BR
dc.subject Didactic game pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Deaf pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Cordel as a teaching resource pt_BR
dc.subject Práctica pedagógica pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Sociología - estudio y enseñanza pt_BR
dc.subject Mujeres del campo pt_BR
dc.subject Tecnologías de la información y la comunicación pt_BR
dc.subject Pandemia y enseñanza de la sociología pt_BR
dc.subject Aprendizaje significativo de David Ausubel pt_BR
dc.subject Mediación pedagógica pt_BR
dc.subject Clase de campo pt_BR
dc.subject Iniciación a la investigación pt_BR
dc.subject Musica y educacion pt_BR
dc.subject Preferencias musicales - escuela primaria pt_BR
dc.subject Sexualidad y educación pt_BR
dc.subject Museo virtual pt_BR
dc.subject La danza como práctica pedagógica pt_BR
dc.subject Sociología en la escuela secundaria pt_BR
dc.subject Juego didáctico pt_BR
dc.subject Educación especial pt_BR
dc.subject Sordo pt_BR
dc.subject Educación de Jóvenes y Adultos pt_BR
dc.subject Cordel como recurso didáctico pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.creator FERNANDES, Emanuelle Cristina da Silva.
dc.creator OLIVEIRA, Jéssica Mayara Veríssimo de.
dc.creator LAFAYETTE, Carla Simone de Souza.
dc.creator OLIVEIRA, Edilio Quintino de.
dc.creator SILVA, Francisco Stefeson da.
dc.creator SILVA, Júlio César Ferreira da.
dc.creator MEDEIROS, Carla Roberta Correia de.
dc.creator SOUSA, Norma Benícia Pereira de.
dc.creator MARQUES, Silmara Ferreira.
dc.creator SOUSA, Emanuel Jeová Medeiros.
dc.creator NASCIMENTO, Ivan Rosas do.
dc.creator AMARAL, Niedson do Nascimento.
dc.creator NASCIMENTO, Adriana Farias do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabiano Custódio de (Organizador). Mosaico de atividades pedagógicas para o ensino de Sociologia: pesquisar, construir, dialogar, ensinar e aprender no contexto escolar. Santa Maria - RS: Arco Editores, 2022. ISBN: 978-65-89949-65-7. Doi: 10.48209/978-65-89949-65-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26550 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Livros e E-books Completos - CDSA
    Esta coleção é destinada a livros que tenham como autores, organizadores e colaboradores integrantes da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta