DSpace/Manakin Repository

Análise sobre práticas agroecológicas com jovens do município de Livramento - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. F. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 DORNELAS, Carina Seixas Maia.
dc.contributor.advisor1ID DORNELAS, C. S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2375662690150936 pt_BR
dc.contributor.referee1 LISBOA, Ana Cristina de Chacon.
dc.contributor.referee1ID LISBOA, A. C. C. pt_BR
dc.contributor.referee2 BASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.
dc.contributor.referee2ID BASILEIRO, I. M. N. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8402601669276487 pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2022.tccmon.silva
dc.description.resumo A utilização de práticas agroecológicas através de espaços de intervivência pode ser considerada uma ferramenta que busca despertar a consciência crítica na utilização de técnicas que promova a conservação dos recursos naturais promovendo equilíbrio ambiental. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi analisar a percepção dos jovens do oitavo ano do Ensino Fundamental no município de Livramento-PB, a respeito do tema educação ambiental e agroecologia. A pesquisa foi executada durante o mês de fevereiro de 2022, na Escola Municipal Maria Salomé de Almeida, no município de Livramento-Paraíba. O público alvo da pesquisa foi composto por alunos da turma do oitavo ano, com faixa etária entre 13 a 17 anos, totalizando 22 alunos. Verifica-se com os resultados obtidos que a maioria dos jovens possuía conhecimento sobre os temas questionados o que pode está relacionado, pela maior vivência do campo, dentro do ambiente escolar, tendo em vista que os alunos moram na zona rural, sendo considerada de grande importância à realização de atividades pedagógicas tendo como tema mediador a agroecologia e educação ambiental, possibilitando transformações saudáveis na escola e na população. Assim, é importante a articulação de ações educativas voltadas para a conservação do meio ambiente e a escola é o espaço mais indicado e privilegiado para implementação dessas atividades, pois é na escola o principal núcleo de difusão de conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Agroecologia pt_BR
dc.title Análise sobre práticas agroecológicas com jovens do município de Livramento - PB. pt_BR
dc.date.issued 2022-04-07
dc.description.abstract The use of agroecological practices through spaces of intervention can be considered a tool that seeks to awaken critical awareness in the use of techniques that promote the conservation of natural resources promoting environmental balance. In this sense, the objective of this work was to analyze the perception of young people in the eighth year of Elementary School in the municipality of Livramento-PB, regarding the theme of environmental education and agroecology. The research was carried out during the month of February 2022, at Escola Maria Salomé de Almeida, in the municipality of Livramento, Paraíba. The target audience of the research consisted of eighth grade students, aged between 13 and 17 years, totaling 22 students. It is verified with the results obtained that most of the young people had knowledge about the questions questioned, which may be related, by the greater experience of the countryside, within the school environment, considering that the students live in the rural area, being considered of great importance. importance of carrying out pedagogical activities having agroecology and environmental education as a mediating theme, enabling healthy transformations in the school and in the population. Thus, it is important to articulate educational actions aimed at the conservation of the environment and the school is the most suitable and privileged space for the implementation of these activities, as it is in the school the main nucleus for the dissemination of knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26691
dc.date.accessioned 2022-08-25T12:17:27Z
dc.date.available 2022-08-25
dc.date.available 2022-08-25T12:17:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Práticas agroecológicas pt_BR
dc.subject Agroecological practices pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Agroecologia pt_BR
dc.subject Agroecology pt_BR
dc.subject Escola Maria Salomé de Almeida - Livramento PB pt_BR
dc.subject Maria Salomé de Almeida School - Livramento PB pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Semiárido brasileiro pt_BR
dc.subject Brazilian semiarid pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria de Fátima Alves da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of agroecological practices with young people in the city of Livramento - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria de Fátima Alves da. Análise sobre práticas agroecológicas com jovens do município de Livramento - PB. 2022. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26691 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta