DSpace/Manakin Repository

Vislumbres do tempo: cultura escolar e memórias do Ginásio Agrícola Assis Chateaubriand (1962 a 1971).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CAMPOS, Rafael dos Santos. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3296162945294480 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AIRES, José Luciano de Queiroz.
dc.contributor.advisor1ID AIRES, J. L. Q. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2038792803917117 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAUJO, Patricia Cristina de Aragão.
dc.contributor.referee1ID ARAUJO, Patricia Cristina de Aragão. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6734404565435352 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.description.resumo A presente dissertação tem como escopo investigar fragmentos da cultura escolar do Ginásio Agrícola Assis Chateaubriand (1962 a 1971), buscando compreender como se desenvolveram práticas educativas e culturais que deram forma à história da escola. Pretende analisar em quais condições de possibilidades esta instituição emergiu no cenário campinense, refletindo sobre os processos que tornaram possível sua existência. Para além do exposto, como caminho de analisar rastros de sua trajetória, problematizamos a constituição de sua cultura escolar elaborada e exercida a partir das configurações que deram contornos às práticas escolares: as legislações internas e externas, o cotidiano escolar revelado pelas práticas docentes e pelas memórias da escola consubstanciadas na vasta documentação impressa, depoimentos orais dos sujeitos da pesquisa e arquivos fotográficos. Utilizamos a pesquisa empírica como método de constituição das fontes documentais, inventariando, reunindo e ordenando as fontes impressas. Também utilizamos a metodologia da história oral como técnica de constituição de fontes e ferramenta de pesquisa. Desse modo, abordamos a(s) memória(s) da escola pelos vieses dos vestígios empíricos e pelas marcas do tempo impressas nas memórias individuais/coletivas dos entrevistados. Dados estes aspectos, a tessitura do texto deu-se a partir das interpretações dos dados respondendo à problemática da pesquisa, seguindo os caminhos formulados pelos objetivos principal e secundários. Utilizamos alguns conceitos da História Cultural em interface com a História da Educação. Para fundamentar adequadamente o texto, apropriamo-nos, além dos apontamentos teóricos e metodológicos, de autores como Sanfelice (2009), Saviani (2007) e Escolano (2001), dos conceitos de história a partir de Ricoeur (2007, 2010); memória, em Le Goff (2012) e Ricoeur (2007); memória coletiva, em Halbwachs (2008); cultura escolar, pelos apontamentos de Julia (2001) e Vidal (2005); além dos conceitos de tempo e espaço, a partir das perspectivas de Viñao Frago (2001) e Albuquerque Júnior (2011); do conceito de cotidiano, fundamentado em Certeau (2008); intelectuais orgânicos, em Gramsci (1971); lugares de memória, a partir dos apontamentos de Pierre Nora (1993); identidades, em Hall (2006); dentre outros. Desse modo, o texto contribui para a construção de uma configuração histórica da instituição lócus no período abordado, para a reflexão sobre a história da educação e das instituições escolares, e ainda como referencial e crítica para a escrita de novos trabalhos na mesma área temática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Vislumbres do tempo: cultura escolar e memórias do Ginásio Agrícola Assis Chateaubriand (1962 a 1971). pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This dissertation aims to investigate school culture fragments from Agricultural Gymnasium Assis Chateaubriand (1962-1971), in order to understand how it developed educational and cultural practices that formed the school's history. We intend to examine what conditions this institution emerged in Campina Grande (Paraíba, Brazil) scenario, which reflected on its existence processes. In addition, in order to analyze traces from the school’s history, we question the constitution of school culture and practices: internal and external laws, the school routine revealed by teaching practices and school memories embodied in extensive printed documentation, research subjects’ oral testimony and photographic archives. We use empirical research as a documentary sources creation method, by inventorying, collecting and ordering printed sources. We also use oral history methodology as a research technical tool. Thus, we approach memory(ies) of school by empirical traces biases and the time marks printed on the respondents’ individual and collective memories. Considering such aspects, text occurred through data interpretations responding to the research problem by following paths made by primary and secondary objectives. We use certain Cultural History concepts related to Education History. Aiming to properly support this text, in addition to theoretical and methodological notes, we are based on authors such as Sanfelice (2009), Saviani (2007) and Escolano (2001), concepts history by Ricoeur (2007, 2010); memory, by Le Goff (2012) and Ricoeur (2007); collective memory, by Halbwachs (2008); school culture, by Julia (2001) and Vidal (2005); beyond concepts of time and space, by Viñao Frago’s (2001) and Albuquerque Junior’s (2011) perspectives; everyday life concept, by Certeau (2008); organic intellectual by Gramsci (1971); memory sites, by Pierre Nora (1993); identities, by Hall (2006); among others. Thus, this dissertation contributes to build a historical configuration of locus institution in the covered period, in order to reflect on education and schools’ history, as well as it references and reviews the writing of new academic papers in the same area. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/266
dc.date.accessioned 2018-02-07T19:46:22Z
dc.date.available 2018-02-07
dc.date.available 2018-02-07T19:46:22Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Cotidiano. pt_BR
dc.subject Cultura Escolar. pt_BR
dc.subject História. pt_BR
dc.subject Memória. pt_BR
dc.subject Everyday Life. pt_BR
dc.subject School Culture. pt_BR
dc.subject History. pt_BR
dc.subject Memory. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAMPOS, Rafael dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation CAMPOS, Rafael dos Santos. Vislumbres do tempo: cultura escolar e memórias do Ginásio Agrícola Assis Chateaubriand (1962 a 1971). 2016 .208 f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande,Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/266 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta