Repositorio Dspace/Manakin

Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID ALVES, J. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Jair Moisés de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1937979982636984 pt_BR
dc.contributor.advisor2 LIMA FILHO, José Adeildo de.
dc.contributor.advisor2ID LIMA FILHO, J. A. pt_BR
dc.description.resumo O conceito de gene sempre foi motivo de controvérsias crescente desde o seu surgimento, devido a várias idéias diferenciadas que foram surgindo com os avanços da genética e biologia molecular. O objetivo deste trabalho foi analisar o conceito de gene em livros didáticos de biologia do ensino médio. Para tanto selecionou se quatro livros didáticos, dos quais foram extraídos idéias e termos relacionados ao conceito de gene. Percebeu-se que os autores apresentam diversos conceitos de genes, não apresentando assim uma unidade conceituai, acarretando uma dificuldade de interpretação por parte dos alunos sobre o referido conceito. E de extrema importância uma reformulação feita pelos autores sobre conceitos nos livros didáticos para que os alunos construam seu próprio conhecimento, baseados em conceitos mais precisos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract The concept of gene has always been a growing controversy since its inception due to several different ideas that have emerged from advances in genetics and molecular biology. The aim o f this study was to analyze the concept of gene in biology textbooks in high school. For this selected four textbooks, which were extracted ideas and terms related to the concept o f gene? It was noticed that the authors present several conceptsof genes, not just presenting a conceptual unity, leading to difficulties in interpretation by the students on that concept. And a very important form made by the authors on concepts in textbooks for students to construct their own knowledge, based on more precise concepts. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741
dc.date.accessioned 2022-08-26T21:45:55Z
dc.date.available 2022-08-26
dc.date.available 2022-08-26T21:45:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gene - conceito pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia - ensino médio pt_BR
dc.subject Ensino médio - Biologia pt_BR
dc.subject Livro didático de Biologia pt_BR
dc.subject Conceito de gene pt_BR
dc.subject Genética - ensino médio pt_BR
dc.subject Gene - concept pt_BR
dc.subject Teaching Biology - high school pt_BR
dc.subject High School - Biology pt_BR
dc.subject Biology textbook pt_BR
dc.subject Gene concept pt_BR
dc.subject Genetics - high school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, José Bernardo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Gene: a conceptual analysis in high school biology textbooks. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, José Bernardo. Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta