DSpace/Manakin Repository

Teatro de fantoches em disciplina de genética: uso do lúdico na formação curricular de futuros professores de Biologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NÓBREGA, E. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1925281732762870 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES, Carlos Eduardo Alves.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, C. E. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0870407557602038 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Rosalva Dias da.
dc.contributor.referee2 MARINHO, Maria das Graças Veloso.
dc.description.resumo No Ensino de Biologia, especificamente na área de Genética, a transmissão dos conteúdos utilizada nas Instituições de Ensino ainda é de ministrada de forma tradicional, promovendo assim danos perceptíveis no processo de ensino-aprendizagem. Como alternativa para transformação da atual realidade no Ensino de Genética, esse trabalho abordou uma inovadora metodologia que consistiu na elaboração de uma oficina didática com teatro de fantoches baseada no livro paradidático “O espetáculo da evolução” de autoria de Bertrand Jordan. A fim de proporcionar aos futuros docentes uma forma diferenciada de como ensinar e compreender temáticas relacionadas à Genética, Biologia Molecular e Evolução, foi estimulada a leitura e desse modo despertada a capacidade criativa dos alunos. A pesquisa se deu através da aplicação de um questionário, onde o espaço amostrai dos entrevistados correspondeu a 24 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UACB/CSTR/UFCG, todos regularmente matriculados na disciplina de Genética do Processo Evolutivo e da Conservação Biológica no primeiro semestre do ano de 2011. Foi observado que para 83% dos entrevistados a construção da oficina com Teatro de Fantoches foi baseada na leitura do paradidático resultou numa abordagem de ensino muito interessante. Todos os entrevistados afirmaram que relacionaram os conteúdos aprendidos em sala-de-aula com os mencionados pelo autor na obra mencionada anteriormente. Cerca de 96% dos entrevistados responderam que utilizariam as técnicas ou estratégias de ensino aprendidas nas oficinas didáticas para ministrar suas próprias aulas no futuro campo de atuação profissional como docentes, contra apenas 4% que se negaram a utilizar essas práticas diferenciadas. Vale destacar que é possível observar a utilização de novas metodologias de ensino para o desenvolvimento de temáticas consideradas complicadas no seu entendimento, facilitando a compreensão dos conteúdos. Ademais, tal estratégia permite que os docentes desenvolvam uma nova forma de ensinar temáticas da disciplina de Genética. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Teatro de fantoches em disciplina de genética: uso do lúdico na formação curricular de futuros professores de Biologia. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract In the teaching of Biology, specially on Genetic area, the transmition of the main themes in Educational Institutions already been done by a traditional form, promoting noticeable damages on teaching-leaming process. As an inovative altemative to transform the real vision of Genetic Teaching, this work exposed an interesting strategy made up a puppet theather based on the book originally called “Le chant d amour des concombres de mer” whose the author is Bertrand Jordan. To giving to the Biology future teachers a different methodology for teaching and leaming themes about Genetics, Molecular Biology and Evolution, through the reading of this book, the Creative capacity was woke up. To do the research, we needed interviewed 24 students all enrolled in a discipline called Genetics of the Evolutive Process and Biological Conservation in a course of Sciences Biology from UACB/CSTR/UFCG. All of students had to fill a form about the book and the own teaching practice. We observed that 83% of the interviewed people told the puppet theather was a very interesting strategy. All students confirmed that there is a relationship inside the classroom and outside. About 96% of interviewed have mentioned that used the techniques or strategies for teaching in their classes. It is possible that the teachers can be evolved a new form of minister Genetic Classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26744
dc.date.accessioned 2022-08-26T23:12:15Z
dc.date.available 2022-08-26
dc.date.available 2022-08-26T23:12:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores - Biologia pt_BR
dc.subject Educação lúdica pt_BR
dc.subject Lúdico e educação pt_BR
dc.subject Teatro de fantoches e educação pt_BR
dc.subject Genética - recurso didático - teatro de fantoches pt_BR
dc.subject Fantoches - ensino de biologia pt_BR
dc.subject Genética - metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Genética evolutiva pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Teacher training - Biology pt_BR
dc.subject Playful education pt_BR
dc.subject Playfulness and education pt_BR
dc.subject Puppet theater and education pt_BR
dc.subject Genetics - didactic resource - puppet theater pt_BR
dc.subject Puppets - biology teaching pt_BR
dc.subject Genetics - teaching methodology pt_BR
dc.subject Evolutionary genetics pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NÓBREGA, Érika Borges da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Puppet theater in a genetics course: use of play in the curricular training of future biology teachers. pt_BR
dc.identifier.citation NÓBREGA, Érika Borges da. Teatro de fantoches em disciplina de genética: uso do lúdico na formação curricular de futuros professores de Biologia. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26744 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta