dc.creator.ID |
NÓBREGA, E. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1925281732762870 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOARES, Carlos Eduardo Alves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOARES, C. E. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0870407557602038 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Rosalva Dias da. |
|
dc.contributor.referee2 |
MARINHO, Maria das Graças Veloso. |
|
dc.description.resumo |
No Ensino de Biologia, especificamente na área de Genética, a transmissão dos conteúdos
utilizada nas Instituições de Ensino ainda é de ministrada de forma tradicional, promovendo
assim danos perceptíveis no processo de ensino-aprendizagem. Como alternativa para
transformação da atual realidade no Ensino de Genética, esse trabalho abordou uma inovadora
metodologia que consistiu na elaboração de uma oficina didática com teatro de fantoches
baseada no livro paradidático “O espetáculo da evolução” de autoria de Bertrand Jordan. A
fim de proporcionar aos futuros docentes uma forma diferenciada de como ensinar e
compreender temáticas relacionadas à Genética, Biologia Molecular e Evolução, foi
estimulada a leitura e desse modo despertada a capacidade criativa dos alunos. A pesquisa se
deu através da aplicação de um questionário, onde o espaço amostrai dos entrevistados
correspondeu a 24 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da
UACB/CSTR/UFCG, todos regularmente matriculados na disciplina de Genética do Processo
Evolutivo e da Conservação Biológica no primeiro semestre do ano de 2011. Foi observado
que para 83% dos entrevistados a construção da oficina com Teatro de Fantoches foi baseada
na leitura do paradidático resultou numa abordagem de ensino muito interessante. Todos os
entrevistados afirmaram que relacionaram os conteúdos aprendidos em sala-de-aula com os
mencionados pelo autor na obra mencionada anteriormente. Cerca de 96% dos entrevistados
responderam que utilizariam as técnicas ou estratégias de ensino aprendidas nas oficinas
didáticas para ministrar suas próprias aulas no futuro campo de atuação profissional como
docentes, contra apenas 4% que se negaram a utilizar essas práticas diferenciadas. Vale
destacar que é possível observar a utilização de novas metodologias de ensino para o
desenvolvimento de temáticas consideradas complicadas no seu entendimento, facilitando a compreensão dos conteúdos. Ademais, tal estratégia permite que os docentes desenvolvam
uma nova forma de ensinar temáticas da disciplina de Genética. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Teatro de fantoches em disciplina de genética: uso do lúdico na formação curricular de futuros professores de Biologia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.description.abstract |
In the teaching of Biology, specially on Genetic area, the transmition of the main themes in
Educational Institutions already been done by a traditional form, promoting noticeable
damages on teaching-leaming process. As an inovative altemative to transform the real vision
of Genetic Teaching, this work exposed an interesting strategy made up a puppet theather
based on the book originally called “Le chant d amour des concombres de mer” whose the
author is Bertrand Jordan. To giving to the Biology future teachers a different methodology
for teaching and leaming themes about Genetics, Molecular Biology and Evolution, through
the reading of this book, the Creative capacity was woke up. To do the research, we needed
interviewed 24 students all enrolled in a discipline called Genetics of the Evolutive Process
and Biological Conservation in a course of Sciences Biology from UACB/CSTR/UFCG. All
of students had to fill a form about the book and the own teaching practice. We observed that
83% of the interviewed people told the puppet theather was a very interesting strategy. All
students confirmed that there is a relationship inside the classroom and outside. About 96% of
interviewed have mentioned that used the techniques or strategies for teaching in their classes.
It is possible that the teachers can be evolved a new form of minister Genetic Classes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26744 |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-26T23:12:15Z |
|
dc.date.available |
2022-08-26 |
|
dc.date.available |
2022-08-26T23:12:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - Biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação lúdica |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro de fantoches e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Genética - recurso didático - teatro de fantoches |
pt_BR |
dc.subject |
Fantoches - ensino de biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Genética - metodologia de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Genética evolutiva |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - Biology |
pt_BR |
dc.subject |
Playful education |
pt_BR |
dc.subject |
Playfulness and education |
pt_BR |
dc.subject |
Puppet theater and education |
pt_BR |
dc.subject |
Genetics - didactic resource - puppet theater |
pt_BR |
dc.subject |
Puppets - biology teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Genetics - teaching methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Evolutionary genetics |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NÓBREGA, Érika Borges da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Puppet theater in a genetics course: use of play in the curricular training of future biology teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NÓBREGA, Érika Borges da. Teatro de fantoches em disciplina de genética: uso do lúdico na formação curricular de futuros professores de Biologia. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26744 |
pt_BR |