dc.creator.ID |
NASCIMENTO, R. D. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6720254229772777 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARINHO, Maria das Graças Veloso. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARINHO, M. G. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9792589102297688 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOARES, Carlos Eduardo Alves. |
|
dc.contributor.referee2 |
LUCENA, Maria de Fátima Araújo. |
|
dc.description.resumo |
A Educação Ambiental é uma das ferramentas existentes para a sensibilização
da população de um modo geral sobre os problemas ambientais. Com ela,
busca-se ampliar métodos que facilitem o processo de consciência ambiental
sobre a gravidade das dificuldades de achar soluções em curto prazo para a
problemática ambiental, e o meio mais viável para se conseguir esse objetivo, é
o próprio âmbito escolar. O presente trabalho objetiva analisar a existência de
uma proposta de Educação Ambiental na Escola Municipal de Ensino
Fundamental Cândido de Assis Queiroga, localizada na cidade de Paulista -
PB, visando identificar os principais desafios que os docentes enfrentam para
trabalhar a temática ambiental. A pesquisa realizada foi do tipo quantiqualitativo,
através de um questionário com 13 questões aplicado aos
professores da referida escola. Foram aplicados 28 questionários (quantidade
de docentes da escola), sendo que apenas 20 foram respondidos e devolvidos.
Os dados coletados no decorrer da pesquisa, evidenciaram que a Educação
Ambiental não está inserida, de fato, no currículo da escola Cândido de Assis
Queiroga de maneira prática. Portanto, conclui-se que apesar de haver
consciência por parte dos docentes, há falta de ações concretas para que a
Educação Ambiental possa ser inserida no âmbito escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Desafios para implantação da educação ambiental no âmbito escolar: um relato de caso no Município de Paulista - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012-04-10 |
|
dc.description.abstract |
The Environmental Education is one of the existent tools for the sensibilização
of the population in a general way on the environmental problems. With her, it is
looked for to enlarge methods that facilitate the process of environmental
conscience about the gravity of the difficulties of finding Solutions in short period
for the environmental problem, and the viable way to get that I aim at, it is the
own school ambit. The present work aims at to analyze the existence of a
proposal of Environmental Education in the Municipal School of Fundamental
Cândido of Assis Queiroga , located in the city of Person from Paulista - PB,
seeking to identify the principal challenges that the teachers face for the
thematic to work environmental. The accomplished research was of the quantiqualitative
type, through a questionnaire with 13 subjects applied, to the
teachers of the referred school. They were applied 28 questionnaires (amount
of teachers of the school), and 20 were only answered and returned. The data
collected in elapsing of the research, they evidenced that the Environmental
Education is not inserted, in fact, in the curriculum of the school Cândido of
Assis Queiroga in a practical way. Therefore, it is ended that in spite of there
being conscience on the part of the teachers, there is lack of concrete actions
so that the Environmental Education can be inserted in the school ambit. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26769 |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-29T23:44:54Z |
|
dc.date.available |
2022-08-29 |
|
dc.date.available |
2022-08-29T23:44:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Temas transversais - meio ambiente |
pt_BR |
dc.subject |
Paulista - PB - Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica - educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Escola - educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido Assis de Queiroga - Paulista - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education at school |
pt_BR |
dc.subject |
Cross-cutting themes - environment |
pt_BR |
dc.subject |
Paulista - PB - Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education - environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
School - environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Municipal Elementary School Cândido Assis de Queiroga - Paulista - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Rosemere Dantas Barbosa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Challenges for the implementation of environmental education in the school environment: a case report in the Municipality of Paulista - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Rosemere Dantas Barbosa. Desafios para implantação da educação ambiental no âmbito escolar: um relato de caso no Município de Paulista - PB. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26769 |
pt_BR |