DSpace/Manakin Repository

Desafios para implantação da educação ambiental no âmbito escolar: um relato de caso no Município de Paulista - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, R. D. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6720254229772777 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARINHO, Maria das Graças Veloso.
dc.contributor.advisor1ID MARINHO, M. G. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9792589102297688 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOARES, Carlos Eduardo Alves.
dc.contributor.referee2 LUCENA, Maria de Fátima Araújo.
dc.description.resumo A Educação Ambiental é uma das ferramentas existentes para a sensibilização da população de um modo geral sobre os problemas ambientais. Com ela, busca-se ampliar métodos que facilitem o processo de consciência ambiental sobre a gravidade das dificuldades de achar soluções em curto prazo para a problemática ambiental, e o meio mais viável para se conseguir esse objetivo, é o próprio âmbito escolar. O presente trabalho objetiva analisar a existência de uma proposta de Educação Ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga, localizada na cidade de Paulista - PB, visando identificar os principais desafios que os docentes enfrentam para trabalhar a temática ambiental. A pesquisa realizada foi do tipo quantiqualitativo, através de um questionário com 13 questões aplicado aos professores da referida escola. Foram aplicados 28 questionários (quantidade de docentes da escola), sendo que apenas 20 foram respondidos e devolvidos. Os dados coletados no decorrer da pesquisa, evidenciaram que a Educação Ambiental não está inserida, de fato, no currículo da escola Cândido de Assis Queiroga de maneira prática. Portanto, conclui-se que apesar de haver consciência por parte dos docentes, há falta de ações concretas para que a Educação Ambiental possa ser inserida no âmbito escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Desafios para implantação da educação ambiental no âmbito escolar: um relato de caso no Município de Paulista - PB. pt_BR
dc.date.issued 2012-04-10
dc.description.abstract The Environmental Education is one of the existent tools for the sensibilização of the population in a general way on the environmental problems. With her, it is looked for to enlarge methods that facilitate the process of environmental conscience about the gravity of the difficulties of finding Solutions in short period for the environmental problem, and the viable way to get that I aim at, it is the own school ambit. The present work aims at to analyze the existence of a proposal of Environmental Education in the Municipal School of Fundamental Cândido of Assis Queiroga , located in the city of Person from Paulista - PB, seeking to identify the principal challenges that the teachers face for the thematic to work environmental. The accomplished research was of the quantiqualitative type, through a questionnaire with 13 subjects applied, to the teachers of the referred school. They were applied 28 questionnaires (amount of teachers of the school), and 20 were only answered and returned. The data collected in elapsing of the research, they evidenced that the Environmental Education is not inserted, in fact, in the curriculum of the school Cândido of Assis Queiroga in a practical way. Therefore, it is ended that in spite of there being conscience on the part of the teachers, there is lack of concrete actions so that the Environmental Education can be inserted in the school ambit. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26769
dc.date.accessioned 2022-08-29T23:44:54Z
dc.date.available 2022-08-29
dc.date.available 2022-08-29T23:44:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental na escola pt_BR
dc.subject Temas transversais - meio ambiente pt_BR
dc.subject Paulista - PB - Educação ambiental pt_BR
dc.subject Educação básica - educação ambiental pt_BR
dc.subject Escola - educação ambiental pt_BR
dc.subject Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido Assis de Queiroga - Paulista - PB pt_BR
dc.subject Environmental education at school pt_BR
dc.subject Cross-cutting themes - environment pt_BR
dc.subject Paulista - PB - Environmental education pt_BR
dc.subject Basic education - environmental education pt_BR
dc.subject School - environmental education pt_BR
dc.subject Municipal Elementary School Cândido Assis de Queiroga - Paulista - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Rosemere Dantas Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Challenges for the implementation of environmental education in the school environment: a case report in the Municipality of Paulista - PB. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Rosemere Dantas Barbosa. Desafios para implantação da educação ambiental no âmbito escolar: um relato de caso no Município de Paulista - PB. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26769 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta