dc.creator.ID |
SOARES, D. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0196267311648642 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Edevaldo da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, E. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Joedla Rodrigues de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MARINHO, Maria das Graças Veloso. |
|
dc.description.resumo |
A Educação Ambiental e um processo de aprendizagem permanente em busca de informar e
sensibilizar os cidadãos para desenvolverem atitudes mais ecológicas, integralizadas e
socialmente sustentáveis entre eles e o meio ambiente. A atitude e parte importante das
habilidades afetivas e pode ser ensinada e apreendida. Do mesmo modo, pode ser influenciada
por componentes cognitivos, motivacionais e emocionais e diversos pesquisadores buscam
técnicas de mensuração e promoção de mudanças atitudinais. O objetivo desse trabalho foi de
avaliar e classificar o perfil dos professores de diversas áreas de ensino (exatas, humanas,
naturais e língua portuguesa), de seis escolas publicas de Ensino Médio da cidade de Patos-
PB, quanto as suas praticas socioambientais dentro das escolas e no âmbito social em que
vivem. A avaliação do perfil e da atitude ecológica dos professores foi realizada por meio da
elaboração e aplicação de um questionário constituído por 75 perguntas construído no modelo
da Escala de Likert, com cinco níveis de respostas agrupadas em quatro dimensões: Praticas
Socioambientais na Escola (Dl); Educação Ambiental na Pratica Didática do Professor (D2);
Conhecimento do Professor sobre Temática Ambiental (D3); Praticas Socioambientais do
Professor (D4). O questionário aplicado foi validado por meio da avaliação de sua
confiabilidade e consistência interna, apresentando excelente coeficiente a de Cronbach geral
igual a 0,95. As dimensões também apresentaram valores de a de Cronbach muito
satisfatórios: Dl = 0,83; D2 = 0,93; D3 = 0,85 e D4 = 0,82. Os professores entrevistados (N=
59) apresentaram grande variabilidade de idade (19-63 anos) e de tempo de ensino (1-29
anos) sendo que 64,6% deles se graduaram nos últimos 10 anos (2003 - 2013). As perguntas
apresentaram grande variação no padrão de respostas e, consequentemente, na pontuação
entre elas e dentre os seus diferentes níveis de escala. A media geral de pontos dos professores
entrevistados variou entre 156 e 318 pontos. Em termos linguísticos, os professores foram
agrupados na seguinte classificação de atitude geral: negativa (30,41%%), conflitante
(61,02%) e positiva (8,47%). Os dados revelam que os professores do Ensino Médio Público
da cidade de Patos-PB apresentam, predominantemente, atitudes negativas diante das
dimensões investigadas o que sugere que possuem conhecimentos e/ou atitudes ainda
inadequada para o ensino da Educação Ambiental aos alunos do Ensino Médio e,
provavelmente, os alunos estão concluindo o seu Ensino Básico sem Educação Ambiental
adequada para serem cidadãos mais ecologicamente sustentável e/ou com pouco
conhecimento critico necessário para serem cidadãos multiplicadores de uma vivencia mais
harmoniosa com o Meio Ambiental. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Percepção socioambiental e o ensino da educação ambiental de professores do ensino médio de escolas públicas da Cidade de Patos, Paraíba - Brasil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-09-06 |
|
dc.description.abstract |
Environmental Education is a continuous learning process seeking to inform and raise
awareness of attitudes to develop ecological and socially sustainable paid between them and
the environment. Attitude is an important part of the affective and skills can be taught and
perceived. Similarly, can be influenced by the cognitive, motivational and emotional and
many researchers seek measurement techniques and promotion of attitudinal changes. The
aim of this study was to evaluate and classify the profile of teachers in various educational
areas (exact, human, natural and Portuguese), six public schools in high school in the city of
Pathos- PB regarding their environmental practices within the schools and in the social sphere
in which they live. The evaluation of ecological and attitude of teachers was done through the
development and application of a questionnaire consisting of 75 questions. It was built on the
model of Liker scale with five levels of responses grouped into four dimensions: Social and
Environmental Practices in School (Dl),' Environmental Education in Practice Teaching
professor (D2); Knowledge professor of Environmental Thematic (D3); Teacher Social and
Environmental Practices (D4). The questionnaire was validated by assessing its reliability and
internal consistency, with excellent overall Cronbach coefficient a equal to 0.95. The
dimensions also showed values very satisfactory Cronbach a: D l = 0.83, D2 = 0.93, D3 = D4
'- 0.85 and 0.82. Teachers interviewed (N = 59) showed great variability in age (19-63 years)
and teaching time (1-29 years), and that 64.6 % of them have graduated in the last 10 years
(2003-2013) . The questions presented great variation in the response and consequently the
score between them and among different levels of scale. The average rank of the teachers
interviewed varied between 156 and 318pontos. Linguistically, the teachers were grouped in
the following classification of general attitude: negative (30,41%), conflict (61,02%) and
positive (8,47%). The data reveal that high school teachers of the city Public Pathos- PB.
They exhibit predominantly negative attitudes on the dimensions investigated, suggesting that
possess knowledge and/or attitudes still inadequate for teaching environmental education to
high school students. Probably students are completing their basic education without adequate
environmental education to be citizens more environmentally sustainable and/or with little
knowledge critical multipliers need to be citizens of a more harmonious living with the
Environment Environmental. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26782 |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-30T21:46:49Z |
|
dc.date.available |
2022-08-30 |
|
dc.date.available |
2022-08-30T21:46:49Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Patos - PB - educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas públicas de Patos - PB - educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio - educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Professores do ensino médio e educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Preocupação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental perception |
pt_BR |
dc.subject |
Perception study |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Ducks - PB - environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Public schools in Patos - PB - environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
High school - environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
High school teachers and environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental concern |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOARES, Delyane Lima. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Socio-environmental perception and the teaching of environmental education by high school teachers from public schools in the city of Patos, Paraíba - Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOARES, Delyane Lima. Percepção socioambiental e o ensino da educação ambiental de professores do ensino médio de escolas públicas da Cidade de Patos, Paraíba - Brasil. 2013. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26782 |
pt_BR |