DSpace/Manakin Repository

Percepção socioambiental e o ensino da educação ambiental de professores do ensino médio de escolas públicas da Cidade de Patos, Paraíba - Brasil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOARES, D. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0196267311648642 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Edevaldo da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, E. pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Joedla Rodrigues de.
dc.contributor.referee2 MARINHO, Maria das Graças Veloso.
dc.description.resumo A Educação Ambiental e um processo de aprendizagem permanente em busca de informar e sensibilizar os cidadãos para desenvolverem atitudes mais ecológicas, integralizadas e socialmente sustentáveis entre eles e o meio ambiente. A atitude e parte importante das habilidades afetivas e pode ser ensinada e apreendida. Do mesmo modo, pode ser influenciada por componentes cognitivos, motivacionais e emocionais e diversos pesquisadores buscam técnicas de mensuração e promoção de mudanças atitudinais. O objetivo desse trabalho foi de avaliar e classificar o perfil dos professores de diversas áreas de ensino (exatas, humanas, naturais e língua portuguesa), de seis escolas publicas de Ensino Médio da cidade de Patos- PB, quanto as suas praticas socioambientais dentro das escolas e no âmbito social em que vivem. A avaliação do perfil e da atitude ecológica dos professores foi realizada por meio da elaboração e aplicação de um questionário constituído por 75 perguntas construído no modelo da Escala de Likert, com cinco níveis de respostas agrupadas em quatro dimensões: Praticas Socioambientais na Escola (Dl); Educação Ambiental na Pratica Didática do Professor (D2); Conhecimento do Professor sobre Temática Ambiental (D3); Praticas Socioambientais do Professor (D4). O questionário aplicado foi validado por meio da avaliação de sua confiabilidade e consistência interna, apresentando excelente coeficiente a de Cronbach geral igual a 0,95. As dimensões também apresentaram valores de a de Cronbach muito satisfatórios: Dl = 0,83; D2 = 0,93; D3 = 0,85 e D4 = 0,82. Os professores entrevistados (N= 59) apresentaram grande variabilidade de idade (19-63 anos) e de tempo de ensino (1-29 anos) sendo que 64,6% deles se graduaram nos últimos 10 anos (2003 - 2013). As perguntas apresentaram grande variação no padrão de respostas e, consequentemente, na pontuação entre elas e dentre os seus diferentes níveis de escala. A media geral de pontos dos professores entrevistados variou entre 156 e 318 pontos. Em termos linguísticos, os professores foram agrupados na seguinte classificação de atitude geral: negativa (30,41%%), conflitante (61,02%) e positiva (8,47%). Os dados revelam que os professores do Ensino Médio Público da cidade de Patos-PB apresentam, predominantemente, atitudes negativas diante das dimensões investigadas o que sugere que possuem conhecimentos e/ou atitudes ainda inadequada para o ensino da Educação Ambiental aos alunos do Ensino Médio e, provavelmente, os alunos estão concluindo o seu Ensino Básico sem Educação Ambiental adequada para serem cidadãos mais ecologicamente sustentável e/ou com pouco conhecimento critico necessário para serem cidadãos multiplicadores de uma vivencia mais harmoniosa com o Meio Ambiental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Percepção socioambiental e o ensino da educação ambiental de professores do ensino médio de escolas públicas da Cidade de Patos, Paraíba - Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-06
dc.description.abstract Environmental Education is a continuous learning process seeking to inform and raise awareness of attitudes to develop ecological and socially sustainable paid between them and the environment. Attitude is an important part of the affective and skills can be taught and perceived. Similarly, can be influenced by the cognitive, motivational and emotional and many researchers seek measurement techniques and promotion of attitudinal changes. The aim of this study was to evaluate and classify the profile of teachers in various educational areas (exact, human, natural and Portuguese), six public schools in high school in the city of Pathos- PB regarding their environmental practices within the schools and in the social sphere in which they live. The evaluation of ecological and attitude of teachers was done through the development and application of a questionnaire consisting of 75 questions. It was built on the model of Liker scale with five levels of responses grouped into four dimensions: Social and Environmental Practices in School (Dl),' Environmental Education in Practice Teaching professor (D2); Knowledge professor of Environmental Thematic (D3); Teacher Social and Environmental Practices (D4). The questionnaire was validated by assessing its reliability and internal consistency, with excellent overall Cronbach coefficient a equal to 0.95. The dimensions also showed values very satisfactory Cronbach a: D l = 0.83, D2 = 0.93, D3 = D4 '- 0.85 and 0.82. Teachers interviewed (N = 59) showed great variability in age (19-63 years) and teaching time (1-29 years), and that 64.6 % of them have graduated in the last 10 years (2003-2013) . The questions presented great variation in the response and consequently the score between them and among different levels of scale. The average rank of the teachers interviewed varied between 156 and 318pontos. Linguistically, the teachers were grouped in the following classification of general attitude: negative (30,41%), conflict (61,02%) and positive (8,47%). The data reveal that high school teachers of the city Public Pathos- PB. They exhibit predominantly negative attitudes on the dimensions investigated, suggesting that possess knowledge and/or attitudes still inadequate for teaching environmental education to high school students. Probably students are completing their basic education without adequate environmental education to be citizens more environmentally sustainable and/or with little knowledge critical multipliers need to be citizens of a more harmonious living with the Environment Environmental. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26782
dc.date.accessioned 2022-08-30T21:46:49Z
dc.date.available 2022-08-30
dc.date.available 2022-08-30T21:46:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Percepção ambiental pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Educação ambiental - ensino médio pt_BR
dc.subject Patos - PB - educação ambiental pt_BR
dc.subject Escolas públicas de Patos - PB - educação ambiental pt_BR
dc.subject Ensino médio - educação ambiental pt_BR
dc.subject Professores do ensino médio e educação ambiental pt_BR
dc.subject Preocupação ambiental pt_BR
dc.subject Environmental perception pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject Environmental education - high school pt_BR
dc.subject Ducks - PB - environmental education pt_BR
dc.subject Public schools in Patos - PB - environmental education pt_BR
dc.subject High school - environmental education pt_BR
dc.subject High school teachers and environmental education pt_BR
dc.subject Environmental concern pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, Delyane Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Socio-environmental perception and the teaching of environmental education by high school teachers from public schools in the city of Patos, Paraíba - Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation SOARES, Delyane Lima. Percepção socioambiental e o ensino da educação ambiental de professores do ensino médio de escolas públicas da Cidade de Patos, Paraíba - Brasil. 2013. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26782 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta