DSpace/Manakin Repository

Análise sobre o tema educação ambiental em escola pública no Município de Taperoá - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOUVEIA, J. C. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 BRITO JUNIOR, Luciano de.
dc.contributor.advisor1ID BRITO JUNIOR, L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3438961721739924 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARINHO, Maria das Graças Veloso.
dc.contributor.referee2 SOARES, Carlos Eduardo Alves.
dc.description.resumo Como perspectiva educativa, a educação ambiental deve estar presente, nas atividades escolares, desenvolvendo-se de maneira interdisciplinar, para refletir questões atuais e pensar qual mundo queremos, e, então, por em pratica um pensamento ecologista mundial. A Educação Ambiental não deve se destinar como uma nova disciplina do currículo escolar, precisa ser uma aliada do currículo, na busca de um conhecimento integrado que supere a fragmentação tendo em vista o conhecimento. O presente trabalho teve como objetivo analisar como vem sendo abordado o tema Educação Ambiental com os alunos do 6° e 9° ano do ensino fundamental e qual a visão desses alunos em relação a essa temática. A pesquisa foi realizada em escola publica no município de Taperoá-PB no Cariri paraibano. Os resultados foram obtidos por meio de questionários, no qual a primeira parte constava o perfil sócio demográfico do participante, e em seguida constava os questionários relacionadas ao tema. Os questionários foram aplicados com 107 alunos do ensino fundamental, se desmembrando em 63 alunos do 6° ano e 44 alunos do 9° ano e seis professores de disciplinas distintas. A pesquisa teve início no mês de novembro de 2012, finalizando em agosto de 2013. De acordo com os resultados obtidos, foi possível observar que, tanto os alunos quanto os professores consideram a Educação Ambiental como sendo um assunto bastante relevante e de significativa importância para a comunidade escolar. A pesquisa revelou que a educação ambiental esta gradativamente se inserindo no espaço escolar, como uma necessidade de formar novas posturas nos alunos em relação ao meio ambiente, garantindo assim uma maior conscientização da comunidade escolar, assumindo uma visão sistêmica para a compreensão do contexto socioeconômico-ambiental e uma visão critica que o faga atuarem na condição de cidadão e profissional, para a melhoria da qualidade ambiental. A educação avanga no caminho de oferecer alternativas para a formação de sujeitos que construam um futuro melhor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Análise sobre o tema educação ambiental em escola pública no Município de Taperoá - PB. pt_BR
dc.date.issued 2013-08
dc.description.abstract As an educational perspective, environmental education should be present in school activities, developing itself in an interdisciplinary manner, to reflect about current issues and think of the world we want, and then, put into practice a worldwide ecologist line of thought. Environmental education should not be intended as a new discipline in the school curriculum, it needs to be an ally of the curriculum, in search of an integrated kind of knowledge in order to overcome fragmentation, based on knowledge itself. This paper examines how the subject of environmental education has been approached with students from 6th and 9th grades and what the vision of these students are regarding this issue. The research was conducted in public school in the city of Taperoá-PB in Paraiba’s cariri. The survey results were analyzed by means of questionnaires, in which the first part included the socio-demographic profile of the participant, and then the questionnaires related to the theme. For the questionnaires, the classrooms have chosen involved 107 students in elementary school, being 63 students from the 6th grade and 44 students from the 9th grade and six teachers from different subjects. The study began in November 2012, ending in August 2013. According to the results, it was observed that both the students and the teachers consider the Environmental Education as a very relevant subject and of significant importance to the school community. The survey revealed that Environmental Education is gradually inserting itself in the school system, as a need to create new attitudes in students in relation to the environment, thus ensuring greater awareness of the school community, using a systemic view for understanding the socioeconomic and environmental context and giving the students a critical insight that allows them to act as a citizen and a professional, in order to improve environmental quality. Education progresses on the path of offering alternatives to the formation of individuals that build a better future. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26785
dc.date.accessioned 2022-08-30T22:12:56Z
dc.date.available 2022-08-30
dc.date.available 2022-08-30T22:12:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Taperoá - PB - educação ambiental pt_BR
dc.subject Escola pública - Taperoá - PB - Educação ambiental pt_BR
dc.subject Comunidade escolar - educação ambiental pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Sustentabilidade ambiental pt_BR
dc.subject Desenvolvimento sustentável - Nordeste Brasileiro pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Taperoá - PB - environmental education pt_BR
dc.subject Public school - Taperoá - PB - Environmental education pt_BR
dc.subject School community - environmental education pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Environmental sustainability pt_BR
dc.subject Sustainable development - Northeast Brazil pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOUVEIA, Janne Cristina Farias de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis on the subject of environmental education in a public school in the Municipality of Taperoá - PB. pt_BR
dc.identifier.citation GOUVEIA, Janne Cristna Farias de. Análise sobre o tema educação ambiental em escola pública no Município de Taperoá - PB. 2013. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26785 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta