dc.creator.ID |
ALENCAR, A. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARIANO, Erich de Freitas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARIANO, E. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4900414237321637 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRITO JUNIOR, Luciano de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CHAVES, Marcio Frazão. |
|
dc.description.resumo |
A percepção ambiental unida à educação é a ferramenta básica para estabelecer uma
uma relação mutua entre o homem e o ambiente, no intuito de minimizar os impactos
ocasionados pelo o uso incorreto dos recursos que o meio propicia. Deste modo, o presente
trabalho analisa o pensamento dos alunos que estão iniciando e concluindo os níveis
Fundamentais e Médios do ensino básico sobre a concepção do meio ambiente em duas
escolas, na cidade de Catingueira, no sertão da Paraíba. A analise dos resultados da pesquisa
foi estabelecida por meio de questionários detalhados entre o perfil sócio demográfico do
respondente, bem como desvendando a forma como os alunos em curso percebem o ambiente
a sua volta. Nas turmas escolhidas para aplicação dos formulários, constam-se 167 alunos no
ensino fundamental, se desmembrado em 98 alunos do 6° ano e 69 correspondentes aos
alunos do 9° ano e 124 alunos do ensino médio, destacando 58 educandos do 1° ano e 66
educandos do 3° ano. De acordo com os resultados obtidos e fato que os alunos das series
entrevistadas mostram ter discernimento sobre o ambiente a sua volta, alem de se
enquadrarem como parte integrante do mesmo. E necessário também que haja uma ligação
entre as disciplinas, abrindo espaço para discussões e debates voltado as ações ambientais, de
modo que essas questões favoreçam ao alunado conhecimentos múltiplos e que os remetam a
se familiarizar com meio vigente, possibilitando desta forma o interesse em preservar e cuidar
do espaço que lhes acolhe e estabelece melhores condições de vida. Deste modo, cabe as
instituições escolares ampliarem as visões do corpo discente no intuito de formarem cidadãos
pensantes e unidos a sociedade, consigam ser capazes de identificar suas ações e atribuições
para minimizarem os impactos ambientais e assim de forma perceptível possam preservar os
recursos que garantirão vida plena as gerações futuras. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
A percepção ambiental como uma ferramenta modeladora de políticas ambientais estudo de caso: a percepção ambiental de alunos de duas escolas públicas do Sertão da Paraíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
The environmental perception united to environmental education is the basic tool to establish
a mutual relationship between man and the environment, in order to minimize the impacts
caused by the misuse of resources that the society provides. Thus, this paper analyzes the
thinking that concern the environment of students which are starting and ending the
Elementary and High School a in two schools in the town of Catingueira, in the dry area of
Paraiba. The results of the survey was established through detailed questionnaires between
socio-demographic profile of the respondent, as well as revealing how students perceive the
current environment around them. In the classes chosen for application forms, set up 167
students in elementary school, 98 students are into the 6th grade and 69 in the 9th grade and
124 high school students, 58 students in the 1st grade and 66 students of 3th grade. According
to the results is the fact that students in grades show interviewed have insight about the
environment around them, and to fit in as an integral part thereof. It is also necessary that
there be a link between disciplines, making room for discussions and debates facing
environmental actions, so these questions to encourage pupils and multiple knowledge that
refer to familiarize yourself with using force, thus allowing the interest in preserving and take
care of the space that welcomes and provides them a better life. Thus, it is up to schools to
broaden the views of the student body in order to form citizens thinking and united society,
able to be able to identify their actions and assignments to minimize environmental impacts
and so distinctly to preserve the resources that ensure life full future generations. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26790 |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-30T23:08:52Z |
|
dc.date.available |
2022-08-30 |
|
dc.date.available |
2022-08-30T23:08:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas públicas - alunos - percepção ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Política ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria celeste Pires Leite - Catingueira - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Catingueira - PB - educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual de Educação Infantil Ensino Fundamental e Médio Inácio Catingueira - Catingueira - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Escola e meio ambiente |
pt_BR |
dc.subject |
Política de educação |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental perception |
pt_BR |
dc.subject |
Perception study |
pt_BR |
dc.subject |
Public schools - students - environmental perception |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental policy |
pt_BR |
dc.subject |
Maria Celeste Pires Leite Municipal Elementary School - Catingueira - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Catingueira - PB - environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
State School of Early Childhood Education Elementary and High School Inácio Catingueira - Catingueira - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainability |
pt_BR |
dc.subject |
School and environment |
pt_BR |
dc.subject |
Education policy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALENCAR, Alina Oliveira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental perception as a shaping tool for environmental policies case study: the environmental perception of students from two public schools in Sertão da Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALENCAR, Alina Oliveira de. A percepção ambiental como uma ferramenta modeladora de políticas ambientais estudo de caso: a percepção ambiental de alunos de duas escolas públicas do Sertão da Paraíba. 2012. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26790 |
pt_BR |