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A percepção ambiental como uma ferramenta modeladora de políticas ambientais estudo de caso: a percepção ambiental de alunos de duas escolas públicas do Sertão da Paraíba.

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dc.creator.ID ALENCAR, A. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARIANO, Erich de Freitas.
dc.contributor.advisor1ID MARIANO, E. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4900414237321637 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRITO JUNIOR, Luciano de.
dc.contributor.referee2 CHAVES, Marcio Frazão.
dc.description.resumo A percepção ambiental unida à educação é a ferramenta básica para estabelecer uma uma relação mutua entre o homem e o ambiente, no intuito de minimizar os impactos ocasionados pelo o uso incorreto dos recursos que o meio propicia. Deste modo, o presente trabalho analisa o pensamento dos alunos que estão iniciando e concluindo os níveis Fundamentais e Médios do ensino básico sobre a concepção do meio ambiente em duas escolas, na cidade de Catingueira, no sertão da Paraíba. A analise dos resultados da pesquisa foi estabelecida por meio de questionários detalhados entre o perfil sócio demográfico do respondente, bem como desvendando a forma como os alunos em curso percebem o ambiente a sua volta. Nas turmas escolhidas para aplicação dos formulários, constam-se 167 alunos no ensino fundamental, se desmembrado em 98 alunos do 6° ano e 69 correspondentes aos alunos do 9° ano e 124 alunos do ensino médio, destacando 58 educandos do 1° ano e 66 educandos do 3° ano. De acordo com os resultados obtidos e fato que os alunos das series entrevistadas mostram ter discernimento sobre o ambiente a sua volta, alem de se enquadrarem como parte integrante do mesmo. E necessário também que haja uma ligação entre as disciplinas, abrindo espaço para discussões e debates voltado as ações ambientais, de modo que essas questões favoreçam ao alunado conhecimentos múltiplos e que os remetam a se familiarizar com meio vigente, possibilitando desta forma o interesse em preservar e cuidar do espaço que lhes acolhe e estabelece melhores condições de vida. Deste modo, cabe as instituições escolares ampliarem as visões do corpo discente no intuito de formarem cidadãos pensantes e unidos a sociedade, consigam ser capazes de identificar suas ações e atribuições para minimizarem os impactos ambientais e assim de forma perceptível possam preservar os recursos que garantirão vida plena as gerações futuras. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title A percepção ambiental como uma ferramenta modeladora de políticas ambientais estudo de caso: a percepção ambiental de alunos de duas escolas públicas do Sertão da Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract The environmental perception united to environmental education is the basic tool to establish a mutual relationship between man and the environment, in order to minimize the impacts caused by the misuse of resources that the society provides. Thus, this paper analyzes the thinking that concern the environment of students which are starting and ending the Elementary and High School a in two schools in the town of Catingueira, in the dry area of Paraiba. The results of the survey was established through detailed questionnaires between socio-demographic profile of the respondent, as well as revealing how students perceive the current environment around them. In the classes chosen for application forms, set up 167 students in elementary school, 98 students are into the 6th grade and 69 in the 9th grade and 124 high school students, 58 students in the 1st grade and 66 students of 3th grade. According to the results is the fact that students in grades show interviewed have insight about the environment around them, and to fit in as an integral part thereof. It is also necessary that there be a link between disciplines, making room for discussions and debates facing environmental actions, so these questions to encourage pupils and multiple knowledge that refer to familiarize yourself with using force, thus allowing the interest in preserving and take care of the space that welcomes and provides them a better life. Thus, it is up to schools to broaden the views of the student body in order to form citizens thinking and united society, able to be able to identify their actions and assignments to minimize environmental impacts and so distinctly to preserve the resources that ensure life full future generations. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26790
dc.date.accessioned 2022-08-30T23:08:52Z
dc.date.available 2022-08-30
dc.date.available 2022-08-30T23:08:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Percepção ambiental pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Escolas públicas - alunos - percepção ambiental pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Política ambiental pt_BR
dc.subject Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria celeste Pires Leite - Catingueira - PB pt_BR
dc.subject Catingueira - PB - educação ambiental pt_BR
dc.subject Escola Estadual de Educação Infantil Ensino Fundamental e Médio Inácio Catingueira - Catingueira - PB pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Escola e meio ambiente pt_BR
dc.subject Política de educação pt_BR
dc.subject Environmental perception pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject Public schools - students - environmental perception pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Environmental policy pt_BR
dc.subject Maria Celeste Pires Leite Municipal Elementary School - Catingueira - PB pt_BR
dc.subject Catingueira - PB - environmental education pt_BR
dc.subject State School of Early Childhood Education Elementary and High School Inácio Catingueira - Catingueira - PB pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject School and environment pt_BR
dc.subject Education policy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALENCAR, Alina Oliveira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental perception as a shaping tool for environmental policies case study: the environmental perception of students from two public schools in Sertão da Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation ALENCAR, Alina Oliveira de. A percepção ambiental como uma ferramenta modeladora de políticas ambientais estudo de caso: a percepção ambiental de alunos de duas escolas públicas do Sertão da Paraíba. 2012. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26790 pt_BR


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