dc.creator.ID |
GUEDES, C. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8309613523941671 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LUCENA, Carolina dos Santos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LUCENA, C. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8309613523941671 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRITO JUNIOR, Luciano de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Jair Moisés de. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho consiste do diagnóstico das áreas verdes das
escolas municipais de Patos - PB, Brasil. As áreas verdes são espaços que
possuem vegetação e que proporcionam lazer e bem-estar ao público destinado.
Nas escolas ainda podem atuar como base para aulas ao ar livre.O trabalho foi
realizado em 50% das escolas municipais de Patos, as quais correspondem a um
numero de 16 escolas, onde oferecem desde o Ensino Fundamental I ate o Ensino
Fundamental II. A escolha das escolas foi feita a partir de sorteio, onde 9 (nove)
bairros da cidade e o distrito de Santa Gertrudes foram contemplados. A pesquisa
teve inicio no mês de outubro de 2011, finalizando em margo de 2012. O objetivo foi
diagnosticar essas áreas, para posteriormente conscientizar a população alvo sobre
a importância das mesmas. Inicialmente, foi realizada uma breve diagnose das
escolas, e a partir dai, o desenvolvimento do trabalho pratico. As áreas foram
fotografadas e um exemplar de cada planta foi coletado para identificação. Já nas
escolas que não possuíam uma área verde, foi aplicado um questionário para saber
os reais motivos da ausência dessas áreas. Todas as escolas foram
georreferenciadas. Foram identificadas 18 famílias botânicas e 25 especies,
incluindo arvores, arbustos e ervas. A maioria delas consiste de plantas
ornamentais. As especies mais frequentes foram: Ficus benjamina L. (Moraceae),
Melia azedarach L.(Meliaceae) e Senna siamea (Fabaceae-Caesalpinoidae). O
estudo revelou ainda que as áreas verdes nas escolas consistem do plantio de
algumas poucas arvores plantadas no interior ou fora do espaço escolar, ou de
alguns canteiros com pequenos arbustos e ervas. Não há um planejamento por
parte da direção das escolas no sentido da implantação correta dessas áreas. Em
algumas escolas há o grave problema da limitação de espaço para este fim.
Consequentemente ficou evidente na pesquisa o pouco uso ou interação dos alunos
com estas, distanciando-os cada vez mais do convívio com a natureza. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Diagnóstico das áreas verdes das escolas municipais de Patos / Paraíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012-10 |
|
dc.description.abstract |
xwTvhuitss rqwpoornkm clkojihngsfiesdtscb oaZf YthXeW VdUiaTgSnRoQsPisO oNfM tLhKeJ IgHrGeFeEnD aCrBeAas of municipal
schools in Patos - PB, Brazil. The green areas are areas that have vegetation and
providing leisure and well-being for the public. In the Schools can still serve as a
basis for outdoor classes. The work was performed in 50% of municipal schools in
Patos, which correspond to a number of 16 schools, where they offer from the
Elementary School to the Elementary School II. The choice of schools was made
from a lottery, where 9 (nine) neighborhoods of the city and the district of Santa
Gertrudes were contemplated. The research began in October 2011, ending in
March 2012. The aim was to diagnose these areas to further educate the target
population about the importance of them. Initially, we performed a brief diagnosis of
the schools, and from there, the development of practical work. The areas were
photographed and a copy of each plant was collected for identification. Already in
schools that did not have a green area, a questionnaire was given to know the real
reasons for the absence of these areas. All schools were georeferenced. We
identified 18 plant families and 25 species, including trees, shrubs and herbs. Most of
them consists of ornamental plants. The most frequent species were: Ficus
benjamina L. (Moraceae), Melia azedarach L. (Meliaceae) and Senna siamea
(Fabaceae-Caesalpinoidae). The study further showed that the green areas in
schools consist of planting a few trees planted inside or outside the school, or some
small beds with shrubs and herbs. No there is a planing by the leadership of schools
towards the correct deployment of these areas. In some schools there is the serious
problem of limited space for this purpose. Therefore research was evident in the low
usage or interaction with these students, away from the increasingly living with
nature. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26791 |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-30T23:25:23Z |
|
dc.date.available |
2022-08-30 |
|
dc.date.available |
2022-08-30T23:25:23Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Patos - PB - escolas municipais - áreas verdes |
pt_BR |
dc.subject |
Áreas verdes - escolas municipais - Patos - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Botânica |
pt_BR |
dc.subject |
Espécies botânicas |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas - áreas verdes |
pt_BR |
dc.subject |
Diagnóstico das áreas verdes - escolas municipais de Patos - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Áreas verdes em centros urbanos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Patos - PB - municipal schools - green areas |
pt_BR |
dc.subject |
Green areas - municipal schools - Patos - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Botany |
pt_BR |
dc.subject |
Botanical species |
pt_BR |
dc.subject |
Schools - green areas |
pt_BR |
dc.subject |
Diagnosis of green areas - municipal schools in Patos - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Green areas in urban centers |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GUEDES, Carolina dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Diagnosis of green areas in municipal schools in Patos / Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GUEDES, Carolina dos Santos. Diagnóstico das áreas verdes das escolas municipais de Patos / Paraíba. 2012. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26791 |
pt_BR |