DSpace/Manakin Repository

Contextualizando o ensino de geografia: um mergulho no ciclo hidrológico.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/3507648411661961 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes BRANDÃO, M. H. M. pt_BR
dc.contributor.referee1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.description.resumo O ciclo hidrológico é um fenômeno natural de extrema importância para a sobrevivência das sociedades presentes na natureza. O entendimento deste importante assunto trabalhado nos livros didáticos não pode ser desassociado do espaço natural no qual habita o cidadão. Deste modo, o profissional docente precisa desenvolver uma contextualização do espaço, ao caracterizar o seu funcionamento, etapas e fases, englobando assim, as regiões geográficas na qual este ciclo se faz presente, nas suas conceituações e exemplificações. Existindo no livro didático, a presença de uma transposição de conhecimentos irá facilitar o processo de desenvolvimento metodológico do professor. O estudo ocorre a partir da pesquisa bibliográfica desenvolvida em livros didáticos do sexto no ensino fundamental anos iniciais, intitulados: Geografia, o espaço natural e a ação humana dos autores J. William Vesentini e Vânia Vlach e o livro Expedições Geográficas, dos autores Melhem Adas e Sérgio Adas. As coleções distintas permitem ao autor uma visão divergente sobre a temática a partir da coleta e análise de dados acerca da disposição deste conteúdo, enxergando como ele está estruturado nos capítulos e unidades do livro, sua ordem de distribuição mediante os, mas variados clima e biomas do Brasil. Os resultados da pesquisa mostram que esta contextualização não ocorre nas coleções analisadas, onde os mesmos apenas tratam o ciclo hidrológico de forma generalista e conceitual, sem aprofundá-lo mediante cada bioma e região geográfica brasileira, em especial o bioma semiárido, foco do estudo. Um bioma único em todo planeta, denominado caatinga, necessita, nos livros didáticos, um maior aprofundamento acerca do funcionamento das fases e etapas do seu ciclo hidrológico singular. Trazer esta experiência para os discentes e proporcionar um maior conhecimento da região onde habitam, correlacionado a temas fundamentais, fomentam cada vez mais o processo de desenvolvimento cognitivo dos indivíduos, capacitando-os a estarem cada vez mais, interligados com a paisagem do espaço onde habitam. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Contextualizando o ensino de geografia: um mergulho no ciclo hidrológico. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-25
dc.description.abstract The hydrological cycle is a natural phenomenon of extreme importance for the survival of societies present in nature. The understanding of this important subject dealt with in textbooks cannot be dissociated from the natural space in which the citizen lives. In this way, the teaching professional needs to develop a contextualization of the space, when characterizing its functioning, stages and phases, thus encompassing the geographic regions in which this cycle is present, in its concepts and exemplifications. Existing in the textbook, the presence of a transposition of knowledge will facilitate the process of methodological application of the teacher. The study takes place from the bibliographic research developed in didactic books of the sixth in elementary school, early years, entitled: Geography, the natural space and human action by authors J. William Valentine and Vânia Vlach and the book Expeditors Geographical, by authors Melhem Adas and Sergio Adas. The different collections allow the author a divergent view on the subject from the collection and analysis of data about the disposition of this content, evidencing how it is structured in the chapters and units of the book, its order of distribution according to the most varied climate and biomes. Of Brazil. The research results show that this contextualization does not occur in the analyzed collections, where they only treat the hydrological cycle in a general and conceptual way, without deepening it through each biome and Brazilian geographic region, especially the semi-arid biome, focus of the study. A unique biome on the entire planet, called Caatinga, needs, in textbooks, a greater depth about the functioning of the phases and stages of its unique hydrological cycle. Bringing this experience to students and providing greater knowledge of the region where they live, correlated with fundamental themes, increasingly foster the process of cognitive development of individuals, enabling them to be increasingly interconnected with the landscape of the space where they live. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26856
dc.date.accessioned 2022-09-01T23:41:11Z
dc.date.available 2022-09-01
dc.date.available 2022-09-01T23:41:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Ciclo Hidrológico pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Geografia-contextualização do ensino pt_BR
dc.subject Semiário pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Hydrological Cycle pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Geography-contextualization of teaching pt_BR
dc.subject Semiarid pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUQUERQUE, José Marcelo Tavares de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contextualizing the teaching of geography: a dive into the hydrological cycle. pt_BR
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE,José Marcelo Tavares de. Contextualizando o ensino de geografia: um mergulho no ciclo hidrológico. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta