DSpace/Manakin Repository

A retextualização do gênero piada para o gênero histórico em quadrinhos: um relato de experiência.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/6321244630308118 pt_BR
dc.creator.Lattes SOUSA, M. C. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 PAIVA, Hérica Pereira.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes PEREIRA, Hérica Paiva pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.referee2 ARRAIS, Maria Nazareth de Lima.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como tema central a prática de retextualização nas aulas de português em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Por se tratar de uma atividade comum no cotidiano dos falantes, retextualizar gêneros textuais facilita o aperfeiçoamento das nossas habilidades sócio comunicativas. O objetivo geral dessa pesquisa é relatar a experiência da prática de retextualização dos gêneros textuais piada e história em quadrinhos nos estudos de leitura, compreensão e produção textual nas aulas de Língua Portuguesa, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo, destacamos a Linguística Textual e seu papel na adoção do texto como eixo de ensino; discutimos sobre a importância da fala e da escrita nas interações sociais, descrevemos uma experiência de retextualização do gênero piada para o gênero História em Quadrinho. As discussões aqui realizadas fundamentaram-se, sobretudo, nos estudos realizados por Marcuschi (2010), Fávero e Koch (2005) e Soares (2005). A metodologia é ex-post facto, dado que esta pesquisa se propôs a realizar uma investigação bibliográfica a fim de traçar uma relação entre as discussões realizadas sobre as questões do estudo de gêneros a partir da retextualização e a prática em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Este trabalho foi desenvolvido a partir de duas etapas: a primeira, destina-se à investigação de conceitos importantes, tais como texto, ensino, gêneros textuais, oralidade, escrita e retextualização; a segunda, por sua vez, apresenta e detalha um relato de experiência vivenciada durante as atividades realizadas na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III. Como resultado, pudemos observar que o exercício de retextualização criou um ambiente privilegiado para o debate e análise de gêneros orais e escritos. Além disso, retextualizar contribuiu significativamente para que o discente percebesse que a língua está em constante criação, reformulação, readaptação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A retextualização do gênero piada para o gênero histórico em quadrinhos: um relato de experiência. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-30
dc.description.abstract The present work has as its central theme the practice of retextualization in Portuguese classes in the 6th grade of the Elementary School. As it is a common activity in the daily life of speakers, retextualizing textual genres facilitates the improvement of our sociocommunicative skills. The general objective of this research is to show how the practice of retextualization of the textual genres joke and comic in Portuguese classes, in a 6th Elemmentary School class. In order to achieve this goal, we highlighted Textual Linguistics and its role in adopting the text as a teaching axis; we discussed about the importance of speaking and writing in the social interections; we described an experience of retextualization from the joke genre to the comic genre. The discussions held here were based, mostly, on studies accomplished by Marcushi (2010), Fávero and Koch (2005) and Soares (2005). The methodology is ex-post facto, given that this research proposed to realize a bibliographic investigation in order to draw a relationship between the discussions carried out on the issues of the study of genres from the retextualization and the practice in a 6th year class of the Elementary School. This work was developed in two stages: the first was intended to investigate important concepts, such as text, teaching, textual genres, orality, writing and retextualization; the second, in turn, presents and details an experience report during the activities experienced in the discipline of Supervised Curricular Internship III. As a result, we could observe that the exercise of retextualization created a privileged environment for the debate and analysis of oral and written genres. In addition, retextualizing significantly contributed to the student's understanding that the language is in constant creation, reformulation, readaptation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26866
dc.date.accessioned 2022-09-02T16:03:49Z
dc.date.available 2022-09-02
dc.date.available 2022-09-02T16:03:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Retextualização pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - 6º ano pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Linguística Textual pt_BR
dc.subject Retextualization pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Elementary school - 6th year pt_BR
dc.subject Language teaching portuguese pt_BR
dc.subject Textual Linguistics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Milena Caju Lacerda de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The retextualization of the joke genre to the historical genre in comics: an experience report. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Milena Caju Lacerda de. A retextualização do gênero piada para o gênero histórias em quadrinhos: um relato de experiência. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta