DSpace/Manakin Repository

Classificação do estado de sonolência para motoristas com base em eletroencefalograma, redes neurais artificiais e algoritmos genéticos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID XAVIER, F. P. pt_BR
dc.creator.ID XAVIER, FELIPE P. pt_BR
dc.creator.ID PORGE XAVIER, FELIPE. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3053349637803534 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PERKUSICH, Angelo.
dc.contributor.advisor1ID Perkusich, Angelo. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Perkusich, A. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Angelo Perkusic. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9439858291700830 pt_BR
dc.contributor.referee1 ROCHA NETO, José Sérgio da.
dc.contributor.referee1ID ROCHA NETO, J. S. pt_BR
dc.contributor.referee1ID ROCHA NETO, J S DA. pt_BR
dc.contributor.referee1ID DA ROCHA NETO, JOSE SERGIO. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9085919442313408 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Jaidilson Jó da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, J. J. pt_BR
dc.contributor.referee2ID Da Silva, J. J. pt_BR
dc.contributor.referee2ID Silva, Jaidilson Jó. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9247322786251981 pt_BR
dc.description.resumo O cérebro humano está, na maior parte do tempo, processando informações para reagir de acordo com os estímulos recebidos pelo conjunto sensorial do corpo humano. A fadiga men- tal é um estado de sonolência e baixa atenção que aumenta o tempo de reação do indivíduo. No trânsito, o baixo tempo de reação é crucial para evitar acidentes, o que torna a fadiga mental um fator de risco para os motoristas, principalmente ao trafegar em rodovias, as quais normalmente permitem velocidades mais altas. Neste trabalho, é descrito um método de classificação de sinais de eletroencefalograma (EEG) em sonolência, utilizando redes neu- rais artificiais otimizadas utilizando algoritmos genéticos. Os parâmetros de entrada foram calculados para grupos de 256 amostras (janelas de 1 segundo) do canal AF7 de um headset de EEG portátil denominado Muse. A aplicação do método proposto resultou em 13,42% de erro na classificação das amostras (confusão), 14,49% de erro quadrático médio, 85,21% de sensitividade e 87,95% de especificidade, a partir da utilização de dados adquiridos durante sessões em um simulador de direção. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Elétrica pt_BR
dc.title Classificação do estado de sonolência para motoristas com base em eletroencefalograma, redes neurais artificiais e algoritmos genéticos. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-08
dc.description.abstract Most of the time, the human brain is processing information to react according to the stim- uli received through the sensory nervous system. The mental fatigue is a state of drowsiness and low attention that increases the reaction time of an individual. In the traffic, the short reaction time is crucial to avoid accidents, what means that mental fatigue is a risk factor for drivers, especially when driving through highways in which higher speeds are normally al- lowed. This work describes a method to classify EEG signals in drowsiness by using artificial neural networks optimized by genetic algorithms. The input parameters were calculated for groups of 256 samples (1 second window) of channel AF7 of a Muse portable EEG headset. The application of the proposed method resulted in 13.42% of classification error (confu- sion), 14.49% of mean squared error, 85.21% of sensitivity and 87.95% of specificity, using data acquired during sessions in a driving simulator. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26979
dc.date.accessioned 2022-09-06T19:00:05Z
dc.date.available 2022-09-06
dc.date.available 2022-09-06T19:00:05Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Sonolência pt_BR
dc.subject Eletroencefalograma pt_BR
dc.subject Motoristas pt_BR
dc.subject Trânsito pt_BR
dc.subject Somnolence pt_BR
dc.subject Electroencephalogram pt_BR
dc.subject Drivers pt_BR
dc.subject Traffic pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator XAVIER, Felipe Porge.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Drowsy state rating for drivers based on electroencephalogram, artificial neural networks and genetic algorithms. pt_BR
dc.identifier.citation XAVIER, Felipe Porge. Classificação do estado de sonolência para motoristas com base em eletroencefalograma, redes neurais artificiais e algoritmos genéticos. 2018. 73 fl. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta