DSpace/Manakin Repository

Avaliação do conhecimento de etnobotânica de plantas medicinais com alunos da Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira, Patos - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, T. T. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4807054381927688 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, Maria das Graças Veloso Marinho de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, M. G. V. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9792589102297688 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOARES, Carlos Eduardo Alves.
dc.contributor.referee1ID SOARES, C. E. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0870407557602038 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Wilson Wouflan.
dc.contributor.referee2ID SILVA, W. W. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4353598976943430 pt_BR
dc.description.resumo O desenvolvimento do conhecimento sobre as plantas está intimamente ligado ao próprio desenvolvimento da humanidade e da vida em sociedade, não só como forma de alimento, mas também como fonte para tratamento, prevenção e cura de doenças. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi identificar o nível de conhecimento dos alunos do ensino médio sobre uso de plantas medicinais. Para tanto, foi realizado um estudo etnobotânico das plantas medicinais utilizadas pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Manoel Vieira através da aplicação de um questionário com 14 perguntas destinado a 36 alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. Constatouse após a aplicação do questionário, que os alunos conhecem, utilizam as plantas medicinais no tratamento de várias doenças e que seu uso foi influenciado em sua maioria por seus familiares, amigos ou vizinhos. As plantas mais conhecidas pelo alunado foram 12% Boldo (Peumus boldus) e 11% Cidreira (Lippia alba). Por fim foi observado a necessidade e o interesse dos alunos na abordagem desse tema em sala de aula, pois além de propagar o uso e manuseio correto de fitoterápicos, a sua abordagem em sala de aula exaltará a importância da preservação da flora (educação ambiental). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Avaliação do conhecimento de etnobotânica de plantas medicinais com alunos da Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira, Patos - PB. pt_BR
dc.date.issued 2014-03-25
dc.description.abstract The development of knowledge about plants is closely linked to self-development of humanity and of life in society , not only as food but also as a source for the treatment, prevention and cure of diseases. The aim of this study was to identify the level of knowledge of high school students on the use of medicinal plants. An ethnobotanical study of medicinal plants used by students at the High School Monsenhor Manuel Vieira by applying a questionnaire with 14 questions for 36 students of the 1st, 2nd and 3rd grade of high school was conducted. It was found after the administration of the questionnaire, the students know, use medicinal plants to treat various diseases and its use was influenced mostly by their family, friends or neighbors. The best-known plants by students were 12% Bilberry (Boldus peumus) and 11% Lemon (Lippia alba). Finally, the need and student interest in addressing this issue in the classroom was observed, as well as propagate the use of herbal and proper handling, its approach in the classroom exalt the importance of preserving the flora (Environmental Education). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27004
dc.date.accessioned 2022-09-08T11:02:56Z
dc.date.available 2022-09-08
dc.date.available 2022-09-08T11:02:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação de conhecimento - etnobotânica - educação básica pt_BR
dc.subject Plantas medicinais na educação básica pt_BR
dc.subject Alunos da educação básica - conhecimento sobre plantas medicinais pt_BR
dc.subject Etnobotânica pt_BR
dc.subject Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira - Patos - PB pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Avaliação de conhecimento - plantas medicinais pt_BR
dc.subject Knowledge assessment - ethnobotany - basic education pt_BR
dc.subject Medicinal plants in basic education pt_BR
dc.subject Basic education students - knowledge about medicinal plants pt_BR
dc.subject Ethnobotany pt_BR
dc.subject Monsignor Manoel Vieira State School - Patos - PB pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Knowledge assessment - medicinal plants pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Tuérpia Tammises Soares de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment of the knowledge of ethnobotany of medicinal plants with students from Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira, Patos - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Tuérpia Tammises Soares de. Avaliação do conhecimento de etnobotânica de plantas medicinais com alunos da Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira, Patos - PB. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27004 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta