dc.creator.ID |
SOUSA, T. T. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4807054381927688 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALMEIDA, Maria das Graças Veloso Marinho de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALMEIDA, M. G. V. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9792589102297688 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOARES, Carlos Eduardo Alves. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOARES, C. E. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0870407557602038 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Wilson Wouflan. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, W. W. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4353598976943430 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O desenvolvimento do conhecimento sobre as plantas está intimamente ligado ao próprio
desenvolvimento da humanidade e da vida em sociedade, não só como forma de alimento, mas
também como fonte para tratamento, prevenção e cura de doenças. Desta forma, o objetivo deste
trabalho foi identificar o nível de conhecimento dos alunos do ensino médio sobre uso de plantas
medicinais. Para tanto, foi realizado um estudo etnobotânico das plantas medicinais utilizadas pelos
alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Manoel Vieira através da aplicação de um
questionário com 14 perguntas destinado a 36 alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. Constatouse
após a aplicação do questionário, que os alunos conhecem, utilizam as plantas medicinais no
tratamento de várias doenças e que seu uso foi influenciado em sua maioria por seus familiares,
amigos ou vizinhos. As plantas mais conhecidas pelo alunado foram 12% Boldo (Peumus boldus) e
11% Cidreira (Lippia alba). Por fim foi observado a necessidade e o interesse dos alunos na
abordagem desse tema em sala de aula, pois além de propagar o uso e manuseio correto de
fitoterápicos, a sua abordagem em sala de aula exaltará a importância da preservação da flora
(educação ambiental). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação do conhecimento de etnobotânica de plantas medicinais com alunos da Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira, Patos - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-03-25 |
|
dc.description.abstract |
The development of knowledge about plants is closely linked to self-development of humanity and of
life in society , not only as food but also as a source for the treatment, prevention and cure of
diseases. The aim of this study was to identify the level of knowledge of high school students on the
use of medicinal plants. An ethnobotanical study of medicinal plants used by students at the High
School Monsenhor Manuel Vieira by applying a questionnaire with 14 questions for 36 students of the
1st, 2nd and 3rd grade of high school was conducted. It was found after the administration of the
questionnaire, the students know, use medicinal plants to treat various diseases and its use was
influenced mostly by their family, friends or neighbors. The best-known plants by students were 12%
Bilberry (Boldus peumus) and 11% Lemon (Lippia alba). Finally, the need and student interest in
addressing this issue in the classroom was observed, as well as propagate the use of herbal and
proper handling, its approach in the classroom exalt the importance of preserving the flora
(Environmental Education). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27004 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-08T11:02:56Z |
|
dc.date.available |
2022-09-08 |
|
dc.date.available |
2022-09-08T11:02:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação de conhecimento - etnobotânica - educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Plantas medicinais na educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos da educação básica - conhecimento sobre plantas medicinais |
pt_BR |
dc.subject |
Etnobotânica |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira - Patos - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação de conhecimento - plantas medicinais |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge assessment - ethnobotany - basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Medicinal plants in basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education students - knowledge about medicinal plants |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnobotany |
pt_BR |
dc.subject |
Monsignor Manoel Vieira State School - Patos - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge assessment - medicinal plants |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Tuérpia Tammises Soares de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Assessment of the knowledge of ethnobotany of medicinal plants with students from Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira, Patos - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Tuérpia Tammises Soares de. Avaliação do conhecimento de etnobotânica de plantas medicinais com alunos da Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira, Patos - PB. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27004 |
pt_BR |