dc.creator.ID |
SANTOS, F. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2257192058184686 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOARES, Carlos Eduardo Alves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOARES, C. E. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0870407557602038 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRITO JÚNIOR, Luciano de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BRITO JÚNIOR, L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DIAS, Thelma Lúcia Pereira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DIAS, T. L. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7959147076820302 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Evolução Biológica é um tema integrador dentro das Ciências Biológicas. É essencial entender os fatores que facilitam e aqueles que dificultam o ensino dessa tem tica numa perspectiva regional. Partindo dessa premissa básica, o presente trabalho objetivou avaliar o conhecimento de alunos e professores de Biologia, atrav és da aplica ção de questionários, em 5 grandes escolas de duas cidades distintas: Patos e Piancó, ambas no estado da Paraíba. O espa ço amostral compreendeu 138 alunos regulamente matriculados no 3° ano do ensino mé dio e 12
professores de biologia. A partir da avalia ção do conhecimento e das ideias de professores de Biologia e alunos do ensino m édio acerca da temática de evolu ção biológica e do bioma caatinga, foi possível compreender bem como estabelecer la os entre os conteúdos ensinados em sala de aula com a realidade local dos alunos. Foi observado que professores (92%) e alunos (90%) admitem que os organismos estão em constante evolu ção, que a sele ção natural importante para a Evolu ção Biológica (92% e 88%, respectivamente) e que os fósseis constituem a
principal evid ência evolutiva (67% e 83%, respectivamente). A maioria do total de inquiridos nesse estudo acredita tamb ém na importância de citar exemplos do cotidiano dos alunos durante as aulas de evolu ão, explorando de forma criteriosa a Caatinga, como por exemplo animais, plantas ou quaisquer outros organismos endê micos desse bioma. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27006 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-08T11:15:35Z |
|
dc.date.available |
2022-09-08 |
|
dc.date.available |
2022-09-08T11:15:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção |
pt_BR |
dc.subject |
Evolução biológica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria da evolução |
pt_BR |
dc.subject |
Biologia evolutiva |
pt_BR |
dc.subject |
Biodiversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Seleção natural |
pt_BR |
dc.subject |
Caatinga |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Perception study |
pt_BR |
dc.subject |
Biological evolution |
pt_BR |
dc.subject |
Biology Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Evolution theory |
pt_BR |
dc.subject |
Evolutionary biology |
pt_BR |
dc.subject |
Biodiversity |
pt_BR |
dc.subject |
Natural selection |
pt_BR |
dc.subject |
High school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Franciandro Dantas dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of biological evolution in the perception of teachers and students from Sertão Paraibano. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Franciandro Dantas dos. O ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano. 2013. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27006 |
pt_BR |
dc.description.resume |
The Biological Evolution is an integrating theme within the Biological
Sciences. It is essential to understand the factors that facilitate and
those that hinder the teaching of this subject in a regional perspective.
The present study aimed to assess the knowledge of students and
teachers of biology, through questionnaires, in 5 great schools in two
di!erent cities: Patos and Piancó, both in the state of Paraíba, Brazil. The
questionnaires were applied to 138 students in the third year of high
school and to 12 biology teachers. From the evaluation of the
knowledge and ideas of biology teachers and high school students on
the theme of biological evolution and the caatinga biome, it was
possible to understand and establish links between the content taught
in the classroom with the local reality of the students. It was observed
that teachers (92%) and students (90%) admit that the organisms are in
constant evolution, natural selection is important factor for Evolutionary
Biology (92% and 88%, respectively) and that fossils are the main
evolutionary evidence (67% and 83%, respectively). The majority of all
respondents in this study also believes in the importance of using local
examples during evolution classes, exploring speciÞcally examples from
the Caatinga, such as animals, plants or other endemic organisms from
this biome. |
pt_BR |