DSpace/Manakin Repository

O ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, F. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2257192058184686 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES, Carlos Eduardo Alves.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, C. E. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0870407557602038 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRITO JÚNIOR, Luciano de.
dc.contributor.referee1ID BRITO JÚNIOR, L. pt_BR
dc.contributor.referee2 DIAS, Thelma Lúcia Pereira.
dc.contributor.referee2ID DIAS, T. L. P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7959147076820302 pt_BR
dc.description.resumo A Evolução Biológica é um tema integrador dentro das Ciências Biológicas. É essencial entender os fatores que facilitam e aqueles que dificultam o ensino dessa tem tica numa perspectiva regional. Partindo dessa premissa básica, o presente trabalho objetivou avaliar o conhecimento de alunos e professores de Biologia, atrav és da aplica ção de questionários, em 5 grandes escolas de duas cidades distintas: Patos e Piancó, ambas no estado da Paraíba. O espa ço amostral compreendeu 138 alunos regulamente matriculados no 3° ano do ensino mé dio e 12 professores de biologia. A partir da avalia ção do conhecimento e das ideias de professores de Biologia e alunos do ensino m édio acerca da temática de evolu ção biológica e do bioma caatinga, foi possível compreender bem como estabelecer la os entre os conteúdos ensinados em sala de aula com a realidade local dos alunos. Foi observado que professores (92%) e alunos (90%) admitem que os organismos estão em constante evolu ção, que a sele ção natural importante para a Evolu ção Biológica (92% e 88%, respectivamente) e que os fósseis constituem a principal evid ência evolutiva (67% e 83%, respectivamente). A maioria do total de inquiridos nesse estudo acredita tamb ém na importância de citar exemplos do cotidiano dos alunos durante as aulas de evolu ão, explorando de forma criteriosa a Caatinga, como por exemplo animais, plantas ou quaisquer outros organismos endê micos desse bioma. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas. pt_BR
dc.title O ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27006
dc.date.accessioned 2022-09-08T11:15:35Z
dc.date.available 2022-09-08
dc.date.available 2022-09-08T11:15:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Evolução biológica pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Teoria da evolução pt_BR
dc.subject Biologia evolutiva pt_BR
dc.subject Biodiversidade pt_BR
dc.subject Seleção natural pt_BR
dc.subject Caatinga pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject Biological evolution pt_BR
dc.subject Biology Teaching pt_BR
dc.subject Evolution theory pt_BR
dc.subject Evolutionary biology pt_BR
dc.subject Biodiversity pt_BR
dc.subject Natural selection pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Franciandro Dantas dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of biological evolution in the perception of teachers and students from Sertão Paraibano. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Franciandro Dantas dos. O ensino da evolução biológica na percepção de professores e alunos do Sertão Paraibano. 2013. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27006 pt_BR
dc.description.resume The Biological Evolution is an integrating theme within the Biological Sciences. It is essential to understand the factors that facilitate and those that hinder the teaching of this subject in a regional perspective. The present study aimed to assess the knowledge of students and teachers of biology, through questionnaires, in 5 great schools in two di!erent cities: Patos and Piancó, both in the state of Paraíba, Brazil. The questionnaires were applied to 138 students in the third year of high school and to 12 biology teachers. From the evaluation of the knowledge and ideas of biology teachers and high school students on the theme of biological evolution and the caatinga biome, it was possible to understand and establish links between the content taught in the classroom with the local reality of the students. It was observed that teachers (92%) and students (90%) admit that the organisms are in constant evolution, natural selection is important factor for Evolutionary Biology (92% and 88%, respectively) and that fossils are the main evolutionary evidence (67% and 83%, respectively). The majority of all respondents in this study also believes in the importance of using local examples during evolution classes, exploring speciÞcally examples from the Caatinga, such as animals, plants or other endemic organisms from this biome. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta